sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Deuteronômio 19 - sexta, 05.10.2012


1 Quando o SENHOR, teu Deus, eliminar as nações cuja terra te dará o SENHOR, teu Deus, e as desapossares e morares nas suas cidades e nas suas casas,
2 três cidades separarás no meio da tua terra que te dará o SENHOR, teu Deus, para a possuíres.
3 Preparar-te-ás o caminho e os limites da tua terra que te fará possuir o SENHOR, teu Deus, dividirás em três; e isto será para que nelas se acolha todo homicida.
4 Este é o caso tocante ao homicida que nelas se acolher, para que viva: aquele que, sem o querer, ferir o seu próximo, a quem não aborrecia dantes.
5 Assim, aquele que entrar com o seu próximo no bosque, para cortar lenha, e, manejando com impulso o machado para cortar a árvore, o ferro saltar do cabo e atingir o seu próximo, e este morrer, o tal se acolherá em uma destas cidades e viverá;
6 para que o vingador do sangue não persiga o homicida, quando se lhe enfurecer o coração, e o alcance, por ser comprido o caminho, e lhe tire a vida, porque não é culpado de morte, pois não o aborrecia dantes.
7 Portanto, te ordeno: três cidades separarás.
8 Se o SENHOR, teu Deus, dilatar os teus limites, como jurou a teus pais, e te der toda a terra que lhes prometeu,
9 desde que guardes todos estes mandamentos que hoje te ordeno, para cumpri-los, amando o SENHOR, teu Deus, e andando nos seus caminhos todos os dias, então, acrescentarás outras três cidades além destas três,
10 para que o sangue inocente se não derrame no meio da tua terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança, pois haveria sangue sobre ti.
11 Mas, havendo alguém que aborrece a seu próximo, e lhe arma ciladas, e se levanta contra ele, e o fere de golpe mortal, e se acolhe em uma dessas cidades,
12 os anciãos da sua cidade enviarão a tirá-lo dali e a entregá-lo na mão do vingador do sangue, para que morra.
13 Não o olharás com piedade; antes, exterminarás de Israel a culpa do sangue inocente, para que te vá bem.
14 Não mudes os marcos do teu próximo, que os antigos fixaram na tua herança, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá para a possuíres.
15 Uma só testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniqüidade ou por qualquer pecado, seja qual for que cometer; pelo depoimento de duas ou três testemunhas, se estabelecerá o fato.
16 Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para o acusar de algum transvio,
17 então, os dois homens que tiverem a demanda se apresentarão perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias.
18 Os juízes indagarão bem; se a testemunha for falsa e tiver testemunhado falsamente contra seu irmão,
19 far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e, assim, exterminarás o mal do meio de ti;
20 para que os que ficarem o ouçam, e temam, e nunca mais tornem a fazer semelhante mal no meio de ti.
21 Não o olharás com piedade: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/deut/19/):
Moisés deveria estabelecer seis cidades de refúgio dentre as 48 cidades dadas aos levitas. As cidades de refúgio eram lugares para onde poderia fugir uma pessoa que houvesse matado alguém acidentalmente. A cidade proporcionava asilo para o fugitivo abrigando-o e protegendo-o  até que um julgamento justo pudesse ser realizado para determinar a sua culpa ou inocência. Se, no julgamento dos anciãos da cidade, a morte houvesse ocorrido acidentalmente e sem intenção, o homem recebia permissão para ficar na cidade de refúgio, sem medo de dano ou vingança por familiares do morto.

As cidades de refúgio refletem o próprio Deus. No Salmo 46:1 Ele diz: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações [ou "na angústia"]." Mais de 15 outras vezes, os Salmos falam de Deus como nosso refúgio.

Jesus, "Deus conosco", é o nosso refúgio real. Assim como  as  antigas cidades de refúgio, Jesus sempre esteve ao alcance e aberto a todos, e não apenas para os israelitas. Mas há uma distinção crucial entre as cidades de refúgio e o nosso refúgio em Jesus. As antigas cidades de refúgio só ajudavam o inocente, aqueles que mataram alguém acidentalmente, mas os culpados podem vir a Jesus. E isso vale para todos nós, "Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus." (Romanos 3:23)

'Querido Deus, nós somos culpados. Admitimos. Obrigado por ser um refúgio acessível onde podemos nos abrigar. Em Ti buscamos perdão e purificação" (I João 1:9).

John Ash
União Missão Chinesa
Hong Kong
Trad JAQ - Rev JDS

Um comentário: