1 Belém da Judéia.  Aldeia a uns 8 km ao sul de Jerusalém. ... É chamada "Belém da Judéia" não para  distingui-la da cidade de mesmo nome, uns 12 km a noroeste de Nazará, mas para  ressaltar que Jesus provinha da tribo e do território que deram origem à  linhagem dos reis davídicos. Bíblia de  Estudo NVI Vida. 
Belém. Literalmente,  "casa do pão". Seu nome anterior, Efrata (Gn 48:7), significa "fertilidade"  (ver com. de Gn 53:19). A região de Belém, com suas colinas e seus vales  cobertos de vides, figueiras, oliveiras e campos de cereais, provavelmente era,  em parte, o celeiro da Judeia. CBASD – Comentário  Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 5, p. 292, 293.
rei Herodes.  Herodes, o Grande (37 – 4 a.C.), que deve ser distinguido dos outros Herodes da  Bíblia. ... Assim como a maioria dos governantes daqueles dias, eera  implacável: assassinou a esposa, os três filhos, a sogra, o cunhado, o tio e  muitos outros – sem mencionar os meninos de Belém (v. 16). Seu reinado também  ficou célebre pelo esplendor, conforme se vê nos muitos teatros, anfiteatros,  monumentos, altares pagãos, fortalezas e outros edifícios que erigiu ou reformou  – incluindo a maior de todas as obras, a reconstrução do templo de Jerusalém,  iniciada em 14 a.C. e terminada 68 anos depois de sua morte. Bíblia de Estudo NVI Vida.
uns magos do  oriente. As lendas populares atribuíram nomes a estes magos, fazendo deles  três reis orientais; talvez o número de presentes (v. 11) e uma aplicação do Sl  72.10-11 levaram a estas conjeturas, porém o evangelho não se detém nestes  assuntos. Bíblia Shedd.
Do Gr. magoi,  que designava homens de diferentes classes cultas. A palavra "magos" vem dessa  raiz. Entretanto, esses "magos" não eram magos no sentido como hoje se entende  essa palavra. Eles eram nobres de nascimento, educados, ricos e influentes.  Eram os filósofos, os conselheiros do reino, instruídos em toda sabedoria do  antigo Oriente. Os "sábios" que foram em busca do Cristo recém-nascido não eram  idólatras; eram homens retos e íntegros. Eles estudavam as Escrituras hebraicas  e ali encontraram uma clara exposição da verdade. Em particular, as profecias  messiânicas do AT chamaram sua atenção e, entre elas, as palavras de Balaão: "uma  estrela procederá de Jacó" (Nm 24:17). É provável que também conhecessem e  entendessem a profecia de tempo de Daniel (Dn 9:25, 26), e chegaram à conclusão  de que a vinda do Messias estava próxima. CBASD,  vol. 5, p. 293.
Jerusalém. O  fato de os magos terem sido guiados a Jerusalém em vez de a Belém (DTN, 61) é  um indício do propósito divino de que a sua visita fosse um meio de chamar a  atenção dos líderes da nação para o nascimento do Messias (ver v. 3-6). A  atenção e o interesse do povo foram despertados ao saberem da missão dos magos,  e então buscaram estudar as profecias. Os líderes judeus se ofenderam com o  fato de os magos serem gentios e se recusaram a crer que Deus passaria por alto  os hebreus e Se comunicaria com pagãos (ver DTN, 62, 63). CBASD, vol. 5, p. 293.
2 Rei dos judeus.  Uma indicação de que os magos eram gentios e que Mateus desejava também adorá-Lo com seu evangelho. Andrews Study Bible.
Sua estrela. Essa  estrela não era uma conjunção de planetas, como imaginaram alguns, nem uma nova (fenômeno astronômico), como  sugeriram outros. A "estrela" que apareceu na noite do nascimento de Cristo era  um "longínquo grupo de anjos resplendentes" (DTN, 60; v. 7). CBASD, vol. 5, p. 294.
alarmou-se o rei  Herodes. A aparente relutância dos sacerdotes em divulgar informações sobre  as profecias messiânicas, mencionadas sem dúvida pelos magos, fez Herodes  suspeitar de que os sacerdotes conspiravam com os magos a fim de destroná-lo,  talvez por meio de uma revolta popular. CBASD,  vol. 5, p. 294.
alarmou-se ...  toda a Jerusalém. Não é de se surpreender que toda a cidade se alarmasse,  pois seus habitantes sabiam do que Herodes era capaz. Temendo uma revolta  popular, ele bem poderia decretar a matança de centenas ou milhares do povo. CBASD, vol. 5, p. 294.
4 chefes dos  sacerdotes. Os saduceus responsáveis pelo culto no templo em Jerusalém.
Mestres da lei.  Os estudiosos judaicos daquela época, instruídos para profissionalmente  desenvolver, ensinar e aplicar a lei do AT. A autoridade deles era  rigorosamente humana e tradicional. Bíblia  de Estudo NVI Vida.
indagava. A  forma do verbo, em grego, indica que Herodes indagou com persistência.  Aparentemente os sacerdotes tentavam se evadir de uma resposta direta. Herodes  teve que arrancá-la deles. CBASD,  vol. 5, p. 295.
5 assim está escrito.  Em João 7:42 fica claro que o significado de Miqueias 5:2 era conhecido mesmo  do povo. CBASD, vol. 5, p. 295.
7 com precisão.  Herodes exigiu informação específica. CBASD,  vol. 5, p. 295.
11 o menino com  Maria, Sua mãe. Todas as vezes que Jesus e Sua mãe são mencionados juntos,  Ele é mencionado primeiro. Bíblia de  Estudo NVI Vida.
O adoraram ...  ouro, incenso e mirra. A adoração  incluía presentes significativos: ouro,  simbolizando a realeza; incenso, a  divindade; mirra, o sacrifício. Bíblia Shedd.
Alguns dos mais valiosos e transportáveis presentes  disponíveis, eles foram, sem dúvida, essenciais para a sobrevivência financeira  da família de José na viagem ao Egito. Andrews  Study Bible.
11 na casa.  Jesus então tinha pelo menos 40 dias. CBASD, vol. 5, p. 295.
A lei levítica estipulava que o tempo de "impureza" da  mãe se tivesse um menino era de 40 dias, se tivesse uma menina, era de 80 dias.  ... Durante esse período ela deveria permanecer em casa e não deveria  participar das práticas religiosas públicas. Era a mãe, e não a criança, que  precisava de "purificação". A mãe e a criança precisavam comparecer ao templo  para a "purificação" de um e apresentação do outro. Houve uma finalidade dupla  que levou José, Maria e Jesus a Jerusalém nessa ocasião [Lc 2:22], numa  distância de oito quilômetros. A ida ao templo ocorreu antes da visita dos  magos, porque, depois disso, José e Maria não se atreveriam a visitar Jerusalém.  Além disso, deixaram Belém e foram ao Egito quase que imediatamente após a  visita dos magos. CBASD, vol. 5, p. 770  [com. sobre Lc. 2:22].
13 tendo eles  partido. Tanto os magos como José e Maria foram desviados do caminho de  Herodes pela mensagem mandada por Deus. Bíblia  Shedd.
foge para o Egito.  O Egito era outra província romana e estava além da jurisdição de Herodes. ...  Nessa época, muitos judeus viviam no Egito. Portanto, José não estaria  completamente entre estranhos. Havia sinagogas nas cidades, e até mesmo templos  judeus. Heliópolis (Om, cf. Gn 41:45, 50; 46:20) é o lugar para o qual, segundo  a tradição, José e Maria figuram em busca de segurança. CBASD, vol. 5, p. 296.
15 Do Egito chamei  Meu Filho. Essa citação de Os 11.1 referia-se aos tempos de Moisés, quando  Deus chamou a nação para sair do Egito. Mateus, porém, sob a inspiração do  Espírito, também a aplica a Jesus. Bíblia  de Estudo NVI Vida.
16 matar todos os  meninos. ...estimou-se que numa aldeia cuja população provavelmente não  excedesse 2 mil habitantes, incluindo arredores, teriam existido apenas cerca  de 50 ou 60 crianças da idade indicada, e que somente metade delas seriam  meninos [justificando um dos possíveis porquês do historiador Josefo não ter  citado a matança dos meninos de Belém]. CBASD,  vol. 5, p. 297.
18 Ramá. Há  diferença considerável de opinião quanto a identificação de Ramá. CBASD, vol. 5, p. 297.
Raquel chorando.  As palavras de Jermias [Jr 31:15] ser referem às amargas experiências dos  cativos hebreus levados a Babilônia, em 586 a.C. [provavelmente passando por  Ramallah, de Efraim, a 15 km a noroeste de Jerusalém]... A morte de Raquel, em  algum lugar próximo dali, no nascimento de Benjamin (ver Gn 35:18-20), torna a  metáfora bem apropriada. Ela chamou seu filho de Benoni (ver Gn 35:18), que  significa "filho da minha tristeza". Inspirado, Mateus aplica as palavras de  Jeremias à matança das crianças de Belém ordenada por Herodes. CBASD, vol. 5, p. 297.
22 Arquelau.  Esse filho de Herodes, o Grande, reinou sobre a Judéia e sobre Samaria durante  dez anos apenas (4 a.C. – 6 a.C.). Foi excepcionalmente cruel e tirânico, sendo  deposto por isso. Bíblia de Estudo NVI  Vida.
22 Galileia.  Sua população era uma mistura de judeus e gentios, e os preconceitos religiosos  da maioria judia eram menos evidentes ali. ... Seus habitantes era desprezados  pelos residentes da província da Judeia, mais próspera (Jo 7:52; cf. Mt 26:69;  Jo 1:46). CBASD, vol. 5, p. 298.
23 Nazaré. Um  pequeno vilarejo serca de 100 km ao norte de Jerusalém, entre o extremo sul do  mar da Galileia e o mar Mediterrâneo. ... Era uma vila proverbial por sua  impiedade, mesmo entre o povo da Galileia. CBASD,  vol. 5, p. 298.
Ele será chamado  Nazareno. Essas palavras exatamente não se acham no AT e provavelmente se  referem a várias prefigurações e/ou predições do AT (observe o plural "profetas")  de que o Messias seria desprezado (e.g., Sl 22.6; Is 53.3), pois nos dias de Jesus,  "Nazareno" era quase sinônimo de "desprezado" (v. Jo 1.45,46). Alguns sustentam  que Mateus, ao chamar "Nazareno", refere-se em primeiro lugar à palavra "renovo"  (heb netser) de Is 11.1. Bíblia de Estudo NVI Vida. 
A raiz mais provável [para o nome de Nazaré] é nasar, da qual deriva netser, um "ramo", "rebento" ou "renovo". CBASD, vol. 5, p. 299.
 
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