domingo, 30 de novembro de 2014

O livro de Marcos

Análise
O segundo evangelho é muito distinto quanto ao caráter. ... Rapidez de ação é sua característica principal. As narrativas passam rapidamente de um acontecimento para outro. O evangelho de Marcos tem muito bem sido chamado de filme do ministério de Jesus.

Vivacidade de detalhes é outra característica notável. Embora Marcos seja o mais breve dos quatro evangelhos, frequentemente inclui detalhes vívidos que não podem ser encontrados nos relatos de Mateus e Lucas sobre os mesmos acontecimentos. Considerável atenção é dada à aparência e aos gestos de Jesus.

Uma terceira característica proeminente é a descrição pitoresca. No relato de Marcos sobre a distribuição de pão para os cinco mil, ele nos diz que o povo se assentou em "grupos" a relva verde. O vocábulo grego significa "canteiros de flores", e reflete a bela paisagem de grupos de pessoas trajadas com roupas brilhantes, vermelhas e amarelas, à moda oriental, assentadas no tapete verdejante das faladas da colina.

O evangelho de Marcos é proeminentemente o evangelho da ação. Inclui somente um dos longos discursos de Jesus (o discurso do monte das Oliveiras) mas demora-se sobre os Seus feitos. Fornece-nos mais as obras do que as palavras de Cristo. Marcos registra dezoito dos milagres de Jesus, mas apenas quatro de Suas parábolas.

Essa ênfase sobre a ação é apropriada num evangelho escrito provavelmente em Roma, e visando primariamente aos romanos. Marcos apresenta dez latinismos e apresenta um número de referências ao Antigo Testamento menor do que os dos outros escritores evangélicos. Ele explica os costumes dos judeus para os seus leitores romanos. Nem ao menos usa a palavra "lei", que ocorre por oito vezes em Mateus, por nove vezes em Lucas, e por quinze vezes em João.

Devido ao fato que Marcos escreveu para os romanos, omitiu toda referência à genealogia e infância de Jesus. Os romanos interessavam-se mais em poder do que em descendência. Por isso é que, em marcos, Jesus é apresentado como o grande Conquistador - da tempestade, dos demônios, das enfermidades e da morte. ... 

Embora o evangelho de Marcos seja primariamente histórico, também recebe forte coloração teológica. O primeiro versículo nos dá a nota chave: "...evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus". Por muitas e muitas vezes, a divindade de Jesus é enfatizada, quer explícita quer implicitamente. Ele é o filho de Homem, o Messias, Aquele por Quem os séculos haviam esperado. Em uma das mais vigorosas passagens teológicas dos evangelhos sinóticos, Jesus é citado a declarar que o Filho do Homem veio para "dar a Sua vida em resgate por muitos" (10.45).


Data
A maioria dos eruditos sustenta que é o primeiro dos evangelhos canônicos escritos. Pode ser datado com segurança entre 50 e 70 d.C [antes  da destruição de Jerusalém]. Bíblia Shedd


Autor
Embora não haja no livro nenhuma prova intrínseca inequívoca da autoria, a igreja primitiva foi unânime em testemunhar que esse evangelho fora escrito por João Marcos. A comprovação mais importante provém de Papias (c. 140 d.C.), que cita uma fonte ainda mais antiga,. Biblia de Estudo NVI Vida.


Mensagem
O Evangelho de Marcos tem sido chamado de um história da Paixão (sofrimento e morte de Jesus) com uma extensa introdução. Quase metade de Marcos é dedicada aos ensinos de Jesus sobre o Messias sofredor (e aos sofrimentos aos quais os discípulos deveriam se submeter);e o terço final é dedicado à última semana da vida de Jesus na terra. A primeira metade (que chega ao clímax com o reconhecimento de Pedro de que Jesus era o Cristo em 8:29), se apressa em um passo rápido (note o uso frequente do advérbio "imediatamente"), com muito pouco ensinos e muitos milagres. . ...

Apesar de Marcos não esboçar uma teologia sistemática de Jesus (uma Cristologia), seu Evangelho aborda esta questão, particularmente através do uso dos títulos de Jesus. Estes incluem: "Filho de Deus", "Filho do Homem", em "Messias/Cristo". ...

Marcos é único entre os evangelistas a destacar o que tem sido identificado como o "segredo messiânico". Na primeira metade do Evangelho de Marcos, particularmente, Jesus adverte Seus discípulos ou uma pessoa em quem operou um milagre a manter silêncio e não contar a ninguém o que Ele fez ou sobre quem Ele realmente era. ... Isso parece indicar que Jesus não desejava uma proclamação errônea de quem Ele realmente era. Além disso, Marcos parece indicar que os seguidores de Jesus não entenderam a messianidade de Jesus antes da Sua crucificação e ressurreição.

Para aqueles que aguardam a Volta de Jesus, nenhum outro tema tem significado especial. No Evangelho de Marcos, o tema do Grande Conflito (conflito entre o bem e o mal) é evidente do começo ao fim. Jesus está em constante batalha com as forças do mal: com o próprio Satanás (1:12-13), com endemoniados (e.g., 1:21-27), com forças da natureza (6:45-51), com líderes religiosos (2:1-3:6), e com Sua própria família (3:20-21, 31-35). Este Evangelho nos avisa que o discipulado de Cristo, especialmente ao final dos tempos, significará sofrimento e conflito. Em meio disto, devemos vigiar (13:37) enquanto fixamos nossos olhares no grande evento do Retorno de Jesus. Andrews Study Bible.

Nenhum comentário:

Postar um comentário