1 Belém da Judéia.
Aldeia a uns 8 km ao sul de Jerusalém. ... É chamada “Belém da Judéia” não para
distingui-la da cidade de mesmo nome, uns 12 km a noroeste de Nazará, mas para
ressaltar que Jesus provinha da tribo e do território que deram origem à
linhagem dos reis davídicos. Bíblia de
Estudo NVI Vida.
Belém. Literalmente,
“casa do pão”. Seu nome anterior, Efrata (Gn 48:7), significa “fertilidade”
(ver com. de Gn 53:19). A região de Belém, com suas colinas e seus vales
cobertos de vides, figueiras, oliveiras e campos de cereais, provavelmente era,
em parte, o celeiro da Judeia. CBASD – Comentário
Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 5, p. 292, 293.
rei Herodes.
Herodes, o Grande (37 – 4 a.C.), que deve ser distinguido dos outros Herodes da
Bíblia. ... Assim como a maioria dos governantes daqueles dias, eera
implacável: assassinou a esposa, os três filhos, a sogra, o cunhado, o tio e
muitos outros – sem mencionar os meninos de Belém (v. 16). Seu reinado também
ficou célebre pelo esplendor, conforme se vê nos muitos teatros, anfiteatros,
monumentos, altares pagãos, fortalezas e outros edifícios que erigiu ou reformou
– incluindo a maior de todas as obras, a reconstrução do templo de Jerusalém,
iniciada em 14 a.C. e terminada 68 anos depois de sua morte. Bíblia de Estudo NVI Vida.
uns magos do
oriente. As lendas populares atribuíram nomes a estes magos, fazendo deles
três reis orientais; talvez o número de presentes (v. 11) e uma aplicação do Sl
72.10-11 levaram a estas conjeturas, porém o evangelho não se detém nestes
assuntos. Bíblia Shedd.
Do Gr. magoi,
que designava homens de diferentes classes cultas. A palavra “magos” vem dessa
raiz. Entretanto, esses “magos” não eram magos no sentido como hoje se entende
essa palavra. Eles eram nobres de nascimento, educados, ricos e influentes.
Eram os filósofos, os conselheiros do reino, instruídos em toda sabedoria do
antigo Oriente. Os “sábios” que foram em busca do Cristo recém-nascido não eram
idólatras; eram homens retos e íntegros. Eles estudavam as Escrituras hebraicas
e ali encontraram uma clara exposição da verdade. Em particular, as profecias
messiânicas do AT chamaram sua atenção e, entre elas, as palavras de Balaão: “uma
estrela procederá de Jacó” (Nm 24:17). É provável que também conhecessem e
entendessem a profecia de tempo de Daniel (Dn 9:25, 26), e chegaram à conclusão
de que a vinda do Messias estava próxima. CBASD,
vol. 5, p. 293.
Jerusalém. O
fato de os magos terem sido guiados a Jerusalém em vez de a Belém (DTN, 61) é
um indício do propósito divino de que a sua visita fosse um meio de chamar a
atenção dos líderes da nação para o nascimento do Messias (ver v. 3-6). A
atenção e o interesse do povo foram despertados ao saberem da missão dos magos,
e então buscaram estudar as profecias. Os líderes judeus se ofenderam com o
fato de os magos serem gentios e se recusaram a crer que Deus passaria por alto
os hebreus e Se comunicaria com pagãos (ver DTN, 62, 63). CBASD, vol. 5, p. 293.
2 Rei dos judeus.
Uma indicação de que os magos eram gentios e que Mateus desejava também adorá-Lo com seu evangelho. Andrews Study Bible.
Sua estrela. Essa
estrela não era uma conjunção de planetas, como imaginaram alguns, nem uma nova (fenômeno astronômico), como
sugeriram outros. A “estrela” que apareceu na noite do nascimento de Cristo era
um “longínquo grupo de anjos resplendentes” (DTN, 60; v. 7). CBASD, vol. 5, p. 294.
alarmou-se o rei
Herodes. A aparente relutância dos sacerdotes em divulgar informações sobre
as profecias messiânicas, mencionadas sem dúvida pelos magos, fez Herodes
suspeitar de que os sacerdotes conspiravam com os magos a fim de destroná-lo,
talvez por meio de uma revolta popular. CBASD,
vol. 5, p. 294.
alarmou-se ...
toda a Jerusalém. Não é de se surpreender que toda a cidade se alarmasse,
pois seus habitantes sabiam do que Herodes era capaz. Temendo uma revolta
popular, ele bem poderia decretar a matança de centenas ou milhares do povo. CBASD, vol. 5, p. 294.
4 chefes dos
sacerdotes. Os saduceus responsáveis pelo culto no templo em Jerusalém.
Mestres da lei.
Os estudiosos judaicos daquela época, instruídos para profissionalmente
desenvolver, ensinar e aplicar a lei do AT. A autoridade deles era
rigorosamente humana e tradicional. Bíblia
de Estudo NVI Vida.
indagava. A
forma do verbo, em grego, indica que Herodes indagou com persistência.
Aparentemente os sacerdotes tentavam se evadir de uma resposta direta. Herodes
teve que arrancá-la deles. CBASD,
vol. 5, p. 295.
5 assim está escrito.
Em João 7:42 fica claro que o significado de Miqueias 5:2 era conhecido mesmo
do povo. CBASD, vol. 5, p. 295.
7 com precisão.
Herodes exigiu informação específica. CBASD,
vol. 5, p. 295.
11 o menino com
Maria, Sua mãe. Todas as vezes que Jesus e Sua mãe são mencionados juntos,
Ele é mencionado primeiro. Bíblia de
Estudo NVI Vida.
O adoraram ...
ouro, incenso e mirra. A adoração
incluía presentes significativos: ouro,
simbolizando a realeza; incenso, a
divindade; mirra, o sacrifício. Bíblia Shedd.
Alguns dos mais valiosos e transportáveis presentes
disponíveis, eles foram, sem dúvida, essenciais para a sobrevivência financeira
da família de José na viagem ao Egito. Andrews
Study Bible.
11 na casa. Jesus então tinha pelo menos 40 dias. CBASD, vol. 5, p. 295.
A lei levítica estipulava que o tempo de “impureza” da
mãe se tivesse um menino era de 40 dias, se tivesse uma menina, era de 80 dias.
... Durante esse período ela deveria permanecer em casa e não deveria
participar das práticas religiosas públicas. Era a mãe, e não a criança, que
precisava de “purificação”. A mãe e a criança precisavam comparecer ao templo
para a “purificação” de um e apresentação do outro. Houve uma finalidade dupla
que levou José, Maria e Jesus a Jerusalém nessa ocasião [Lc 2:22], numa
distância de oito quilômetros. A ida ao templo ocorreu antes da visita dos
magos, porque, depois disso, José e Maria não se atreveriam a visitar Jerusalém.
Além disso, deixaram Belém e foram ao Egito quase que imediatamente após a
visita dos magos. CBASD, vol. 5, p. 770
[com. sobre Lc. 2:22].
13 tendo eles
partido. Tanto os magos como José e Maria foram desviados do caminho de
Herodes pela mensagem mandada por Deus. Bíblia
Shedd.
foge para o Egito.
O Egito era outra província romana e estava além da jurisdição de Herodes. ...
Nessa época, muitos judeus viviam no Egito. Portanto, José não estaria
completamente entre estranhos. Havia sinagogas nas cidades, e até mesmo templos
judeus. Heliópolis (Om, cf. Gn 41:45, 50; 46:20) é o lugar para o qual, segundo
a tradição, José e Maria figuram em busca de segurança. CBASD, vol. 5, p. 296.
15 Do Egito chamei
Meu Filho. Essa citação de Os 11.1 referia-se aos tempos de Moisés, quando
Deus chamou a nação para sair do Egito. Mateus, porém, sob a inspiração do
Espírito, também a aplica a Jesus. Bíblia
de Estudo NVI Vida.
16 matar todos os
meninos. ...estimou-se que numa aldeia cuja população provavelmente não
excedesse 2 mil habitantes, incluindo arredores, teriam existido apenas cerca
de 50 ou 60 crianças da idade indicada, e que somente metade delas seriam
meninos [justificando um dos possíveis porquês do historiador Josefo não ter
citado a matança dos meninos de Belém]. CBASD,
vol. 5, p. 297.
18 Ramá. Há
diferença considerável de opinião quanto a identificação de Ramá. CBASD, vol. 5, p. 297.
Raquel chorando.
As palavras de Jermias [Jr 31:15] ser referem às amargas experiências dos
cativos hebreus levados a Babilônia, em 586 a.C. [provavelmente passando por
Ramallah, de Efraim, a 15 km a noroeste de Jerusalém]... A morte de Raquel, em
algum lugar próximo dali, no nascimento de Benjamin (ver Gn 35:18-20), torna a
metáfora bem apropriada. Ela chamou seu filho de Benoni (ver Gn 35:18), que
significa “filho da minha tristeza”. Inspirado, Mateus aplica as palavras de
Jeremias à matança das crianças de Belém ordenada por Herodes. CBASD, vol. 5, p. 297.
22 Arquelau.
Esse filho de Herodes, o Grande, reinou sobre a Judéia e sobre Samaria durante
dez anos apenas (4 a.C. – 6 a.C.). Foi excepcionalmente cruel e tirânico, sendo
deposto por isso. Bíblia de Estudo NVI
Vida.
22 Galileia.
Sua população era uma mistura de judeus e gentios, e os preconceitos religiosos
da maioria judia eram menos evidentes ali. ... Seus habitantes era desprezados
pelos residentes da província da Judeia, mais próspera (Jo 7:52; cf. Mt 26:69;
Jo 1:46). CBASD, vol. 5, p. 298.
23 Nazaré. Um
pequeno vilarejo serca de 100 km ao norte de Jerusalém, entre o extremo sul do
mar da Galileia e o mar Mediterrâneo. ... Era uma vila proverbial por sua
impiedade, mesmo entre o povo da Galileia. CBASD,
vol. 5, p. 298.
A raiz mais provável [para o nome do vilarejo] é nasar, da qual deriva netser, um “ramo”, “rebento” ou “renovo”.
CBASD, vol. 5, p. 299.
Ele será chamado
Nazareno. Essas palavras exatamente não se acham no AT e provavelmente se
referem a várias prefigurações e/ou predições do AT (observe o plural “profetas”)
de que o Messias seria desprezado (e.g., Sl 22.6; Is 53.3), pois nos dias de Jesus,
“Nazareno” era quase sinônimo de “desprezado” (v. Jo 1.45,46). Alguns sustentam
que Mateus, ao chamar “Nazareno”, refere-se em primeiro lugar à palavra “renovo”
(heb netser) de Is 11.1. Bíblia de Estudo NVI Vida.
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