sábado, 1 de novembro de 2014

Malaquias 4

Comentário devocional:

Em Malaquias 3, Deus prometeu enviar um mensageiro especial para preparar o povo para a Sua própria vinda a este mundo. Quem seria este mensageiro?

Malaquias 4 o identifica: "Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e temível dia do Senhor. Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário, eu virei e castigarei a terra com maldição "(Ml 4:5 e 6 NVI).

O mensageiro de Deus é identificado como Elias, o grande profeta de Israel. Mas o que significa isso, que Deus enviaria Elias? Deus enviaria de volta Elias do céu, para onde havia sido transladado? Ou seria outro semelhante a ele? Como identificá-lo?

Qual a aparência do Elias real? "O rei [Acabe] lhes perguntou: 'Como era o homem que os encontrou e lhes disse isso?' Eles responderam: 'Ele vestia roupas de pelos e usava um cinto de couro'. O rei concluiu: 'Era o tesbita Elias' " (2 Reis 1:7, 8).

A profecia do retorno de Elias tornou-se muito importante para os judeus. Na verdade, em cada refeição da Páscoa, os judeus deixavam um lugar extra à mesa, em antecipação do retorno de Elias.

Depois do livro de Malaquias, não haveria profetas em Israel por um longo tempo. Por 400 anos, nenhum profeta falaria. Deus parecia estar em silêncio. Mas o silêncio seria quebrado pelo nascimento milagroso do filho de Zacarias, o sacerdote (Lucas 1:5-25), que passou a pregar no deserto, vestindo uma roupa de pelos e um cinto de couro. Quando perguntado se ele era Elias, João Batista simplesmente respondia: "“Eu sou a voz do que clama no deserto: 'Façam um caminho reto para o Senhor'” (João 1: 23 NVI). Ele falaria com o espírito e o poder de Elias (Lucas 1:17).

Essa profecia de Malaquias tem também uma aplicação para os últimos dias. Um povo (Elias) preparará o caminho para a Segunda Vinda de Cristo. Eles farão isso através da pregação da pregação da Mensagem dos Três Anjos para o mundo inteiro (Apoc 14: 6-7). Essa mensagem deve alcançar toda nação, tribo, língua e povo. Está você disposto a fazer parte deste movimento que, no espírito de Elias, preparará o mundo para o retorno de Jesus?

Andy Nash
Southern Adventist University



Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/mal/4/

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Malaquias 4

Comentário em áudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário