sábado, 21 de março de 2015

I Coríntios 7

Comentário devocional:

O apóstolo fala sobre os princípios do casamento. A sexualidade deve ser mantida dentro dos limites de um casamento amoroso (vs. 2-5). Os votos de casamento são sagrados e devem ser considerados sagrados. O divórcio deve ser evitado mesmo quando um dos parceiros é descrente. "Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?" (v 16 NVI).

Ao se espalhar a mensagem cristã por novos territórios, a questão da circuncisão ressurgiu várias vezes. Para os cristãos vindos do judaísmo, o rito da circuncisão era uma parte vital de sua identidade. Mas, ao se espalhar o Cristianismo por novas regiões, a necessidade da circuncisão dos novos crentes sofreu radical reavaliação. Este rito passou a ser visto como não importante para os cristãos não-judeus, levando à primeira grande crise na igreja. A maioria dos estudiosos conservadores acreditam que a primeira carta aos Coríntios teria sido escrita por Paulo logo após o concílio da igreja em Jerusalém em Atos 15, que debateu longamente esta questão. Foi um debate importante para a igreja primitiva. Estes primeiros cristãos estavam longe de ser perfeitos, o que exigiu que os líderes da igreja se pronunciassem sobre várias questões com a finalidade de manter a igreja unida.

Paulo afirma que "A circuncisão não significa nada, e a incircuncisão também nada é; o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus." (v 19 NVI). Em meio a essa crise, o Apóstolo exorta aos leitores de sua carta que se lembrem do seu "chamado" (v. 20 NVI), e que se lembrem que essa liberdade só foi possível por meio do Senhor Jesus Cristo. "Vocês foram comprados por alto preço" (v 23 NVI). 

Quando surge um conflito na igreja, a solução é nos lembramos de nossa missão. Se assim não procedermos, isto significa que desviamos nossos olhos de Jesus. Afinal de contas, não foi Jesus Quem nos chamou à missão?

Michael W. Campbell, Ph.D.
Professor Assistente, Estudos Históricos / Teológicos
Instituto Adventista Internacional de Estudos Avançados
Filipinas



Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/1co/7/

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: I Coríntios 7 

Comentários em áudio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário