sábado, 14 de março de 2015

Romanos 11:25 e 16:25 - Mistério

Rm 16:25, 26 - "Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados, 26 mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe;" (NVI).

mistério. Entre os pagãos, mysterion, geralmente no plural, mysteria, era usado para segredos ou doutrinas secretas, que deviam ser conhecidos apenas por iniciados. Era o termo técnico para cerimônias e ritos secretos, bem como para os implementos místicos e ornamentos usados nos mesmos. ... No NT, mysterion se refere a algo que Deus deseja revelar aos que estejam dispostos a receber a revelação, e não a algo que Ele queira manter em segredo. Ao longo dos escritos de Paulo, a palavra tem o sentido de coisas que, embora não possam ser compreendidas pela mente humana, são dadas a conhecer pela revelação divina (Rm 16:25, 26). Em Apocalipse 1:20; 17:5 e 7, a palavra se refere a um símbolo que requer interpretação. Paulo considerava que sua missão era tornar conhecida "a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos" (Rm 16:25; cf 1Co 2:7; Ef 3:3, 4). O propósito eterno de Deus de redimir a humanidade em Cristo havia sido revelado aos cristãos. Assim o apóstolo descreve toda a revelação cristã como um mistério (Rm 16:25; 1Co 2:7-10; Ef 1:9; 6:19; Cl 1:26; 2:2; 1Tm 3:9). CBASD - Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 671.

Os chamados mistérios (religiões) dos dias de Paulo empregavam a palavra grega (mysterion) no sentido de algo revelado somente aos iniciados. O próprio Paulo, no entanto, usava-a em referência a algo anteriormente oculto ou obscuro, mas agora revelado por Deus para conhecimento e entendimento de todos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Tanto nos escritos de Paulo como no pensamento judaico em geral, um segredo divino é algo que somente agora estava sendo revelado. Bíblia de Genebra.

O modo pelo qual Cristo salvou o mundo através da cruz. Andrews Study Bible.

Este mistério é o propósito eterno de Deus salvar Suas criaturas caídas (ver 1Co 2:6,7; Ef 3:3-10; Cl 1:26). CBASD, vol. 6, p. 718.

Nenhum comentário:

Postar um comentário