terça-feira, 10 de março de 2015

Romanos 12 - Comentários Pr Heber

Com base em nosso relacionamento e gratidão a Deus por Sua imensurável misericórdia, devemos viver o dia-a-dia, pelo poder de Sua graça, os objetivos de Seus mandamentos.
Até o capítulo anterior, Paulo foi mais teológico; a partir de agora, teremos implicações práticas. O verdadeiro evangelho afeta a vida, muda o pensamento e o comportamento – evidente nos relacionamentos.
1. A primeira evidência que resulta da aceitação do evangelho é notória na entrega a Deus motivada pela misericórdia divina (v. 1);
2. Além disso, ao entregar-se totalmente a Deus, cada detalhe da vida do cristão se torna um ato de adoração (v. 1);
3. Por meio da operação do Espírito Santo, os crentes terão a mente transformada; atitudes não serão influenciadas, manipuladas ou controladas pelos apelos do mundo (v. 2);
4. Como resultado disso, acontece um novo relacionamento, mais nobre, com outros pecadores que também foram transformados por Cristo: Ninguém se acha superior a alguém (v. 3);
5. Conduzido à igreja, os dons do cristão devem ser recursos para promover a edificação de todos, "não brinquedos para serem usados em recreação ou armas usadas para destruição" – aclara W. Wiersbe (vs. 4-8);
6. O amor molda toda atividade daquele que se entregou ao Deus de amor, tratando a todos com sinceridade, dedicação, respeito, generosidade, hospitalidade, empatia e bondade (vs. 9-16);
7. A transformação na vida do cristão afeta o relacionamento até com os inimigos (aqueles que maltratam e perseguem porque pertencem a Cristo). Embora enfrente ofensas e injustiças, a orientação bíblica é a não-retaliação, desenvolvimento e manutenção de relacionamentos pacíficos, renúncia da vingança, prática da bondade e retribuição do mal com o bem (vs. 17-21).
Em síntese, aquele que tem uma conduta correta diante de Deus (vs. 1-2), terá atitudes corretas na igreja de Deus (vs. 3-8) e bons relacionamentos com seu próximo – inclusive com inimigos (vs. 9-20). Você tem?
Desta forma, problemas no relacionamento com as pessoas é evidência clara da falta de relacionamento com Deus – ainda que frequente à igreja e tenha sido batizado. Da mesma forma, aquele que causa confusão na igreja ainda não se tornou verdadeiro cristão.
Biblicamente, a igreja é uma agência missionária onde seus membros estão unidos entre si e com Deus, motivados pelo amor para alcançar cada pecador! – Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário