domingo, 8 de março de 2015

Romanos 10

Romanos 10 – Comentário devocional:

Este capítulo mostra a preocupação de Paulo com a condição perdida da nação judaica. O desejo de seu coração é que eles se salvem. Infelizmente, eles possuem um zelo por Deus que não se baseia na Bíblia e são ignorantes da verdadeira justiça que se obtém pela fé. Eles tentaram estabelecer sua própria justiça e não se submeteram a Cristo quando Ele se revelou a eles.

Paulo diz: "Porque o fim da Lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê." (v. 4, NVI). Isso não significa que a lei foi abolida. No capítulo anterior, ele deixou isso claro quando disse: "a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Rom. 8:4, NVI). O que isso mostra é que Cristo cumpriu a lei por nós e podemos experimentar Sua justiça, olhando para Ele e não para a lei.

Em seguida, Paulo cita Dt 30:12, 13, para descrever a fé. O problema é que alguns dizem que creriam se pudessem ir ao Céu e ver Cristo lá. Outros dizem que acreditariam se pudessem ver por si mesmos o Cristo ressuscitado (vs. 5-6). Então, ele mostra que a verdadeira fé crê na palavra pregada que Jesus é real e que Deus O ressuscitou dentre os mortos. Em nosso coração cremos e estamos totalmente convencidos da justiça de Cristo e confessamos isso com a nossa boca (vs. 7-13). Ninguém precisa ter vergonha de confessar abertamente sua fé em Cristo, porque Ele é o poder de Deus para a salvação.

A seguir, Paulo faz um apelo evangelístico e exorta os crentes a pregarem o evangelho da paz àqueles que não acreditam (vs. 14-18). Pregadores são necessários para levar o evangelho ao mundo, e ele cita Isaías 52:7 para descrever a beleza dos pés daqueles que levam as notícias desta mensagem àqueles que nunca ouviram falar dela. Esta pregação promove a fé naqueles que ouvem a palavra de Deus. Os evangelistas hoje devem continuar a pregar a simplicidade e o poder do evangelho que conduz à fé e a transformação. Paulo encerra esta seção citando o Salmo 19:4 para mostrar que as palavras dos pregadores foram até os confins do mundo.

Nos últimos três versos do capítulo, Paulo cita Moisés, mostrando que Deus fará a transição da nação judaica para os gentios, devido à rejeição deles de Cristo. Ele fez tudo o que podia para alcançá-los, contudo, como um povo, infelizmente, eles permaneceram desobedientes e opositores (Isaías 65:1,2).

Peçamos a Deus que nos conceda a fé genuína que nos leva a aceitar a Cristo como nossa justiça.

Norman McNulty
Neurologista, TN, EUA



Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/rom/10/

Traduzido/adaptado por JDS/JAQ

Texto bíblico: Romanos 10 

Comentário em áudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário