sábado, 14 de março de 2015

Romanos 16 - Comentários Pr. Heber

Cada cristão deveria tomar cuidado com as sementes das heresias e os lobos disfarçados de ovelhas infiltrados no cristianismo, causando confusão e trazendo escândalos para a preciosa igreja de Cristo.
Paulo prezava pelos relacionamentos. Ele citou muitos nomes. “Neste capítulo Paulo envia saudações pessoais a 26 indivíduos e a 5 famílias ou ‘lares-igrejas’” (F. F. Bruce).
Aplicação: Quanto mais nos relacionarmos com Deus, melhor será nosso relacionamento com as pessoas. Muitos problemas nas igrejas seriam resolvidos se tivéssemos, ao menos, a dedicação de aprender os nomes dos membros de nossa congregação, e os saudássemos com amor – isso reflete relacionamento com Cristo!
Considere ainda...
1. Diaconisa Febe: O serviço eclesiástico da mulher sempre foi importante no cristianismo. Caracterizada por sua prestatividade, bondade e amor, a mulher promove hospitalidade, unidade e caridade. O serviço das mulheres na igreja não pode ser desprezado ou ignorado, mas valorizado (vs. 1-2).
2. Escravos do apetite: Glutões e comilões são grandes causadores de confusões. São egoístas, o deus deles é o estômago. Causadores de confusão na igreja, eles devem ser ignorados, pois ignoram a Cristo; são astutos e acarretam escândalos ao cristianismo (vs. 17-19).
3. O Deus da paz vencerá Satanás: O maior causador de confusão será destruído em breve (v. 20). Louvado seja Deus!
“A carta de Paulo aos Romanos conclui com uma das grandes doxologias (ou orações de louvor) na literatura bíblica (vs. 25-27). É apropriado que a carta termine fazendo tal celebração do divino plano de salvação, anunciado pelos profetas, cumprido em Cristo e exposto agora a todas as nações, pois foi também assim que a carta começou (1:2-5). Destarte, as considerações de Paulo podem ser encaradas sob o aspecto de Deus estar realizando em Cristo o que pretendia fazer: Exercer Sua soberania redentora sobre a criação rebelde, e reconciliá-la consigo mesmo [...]. Uma oração de louvor a Deus pela conclusão de Seu plano impregnado de graça, para reparar a brecha que o pecado abriu entre Ele e Suas criaturas, constitui, portanto, um modo muito apropriado de concluir carta”, comenta Paul J. Achitemeier.
Fica, assim, demonstrado que, reconciliação com Deus (teologia) promove união entre os cristãos (resultado prático da teologia). Deus não quer Sua igreja em conflitos, dividida, cheia de confusão e mágoa entre irmãos! – Heber Toth Armí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário