sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Josué 13 - sexta, 02.11.2012

1 Era Josué, porém, já idoso, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias, e ainda muitíssima terra ficou para se possuir.
2 Esta é a terra ainda não conquistada: todas as regiões dos filisteus e toda a Gesur;
3 desde Sior, que está defronte do Egito, até ao limite de Ecrom, para o norte, que se considera como dos cananeus; cinco príncipes dos filisteus: o de Gaza, o de Asdode, o de Asquelom, o de Gate e o de Ecrom;
4 ao sul, os aveus, também toda a terra dos cananeus e Meara, que é dos sidônios, até Afeca, ao limite dos amorreus;
5 e ainda a terra dos gibleus e todo o Líbano, para o nascente do sol, desde Baal-Gade, ao pé do monte Hermom, até à entrada de Hamate;
6 todos os que habitam nas montanhas desde o Líbano até Misrefote-Maim, todos os sidônios; eu os lançarei de diante dos filhos de Israel; reparte, pois, a terra por herança a Israel, como te ordenei.

7 Distribui, pois, agora, a terra por herança às nove tribos e à meia tribo de Manassés.
8 Com a outra meia tribo, os rubenitas e os gaditas já receberam a sua herança dalém do Jordão, para o oriente, como já lhes tinha dado Moisés, servo do SENHOR.
9 Começando com Aroer, que está à borda do vale de Arnom, mais a cidade que está no meio do vale, todo o planalto de Medeba até Dibom;
10 e todas as cidades de Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom, até ao limite dos filhos de Amom.
11 E Gileade, e o limite dos gesuritas, e o dos maacatitas, e todo o monte Hermom, e toda a Basã até Salca;
12 todo o reino de Ogue, em Basã, que reinou em Astarote e em Edrei, que ficou do resto dos gigantes, o qual Moisés feriu e expulsou.
13 Porém os filhos de Israel não desapossaram os gesuritas, nem os maacatitas; antes, Gesur e Maacate permaneceram no meio de Israel até ao dia de hoje.
14 Tão-somente à tribo de Levi não deu herança; as ofertas queimadas do SENHOR, Deus de Israel, são a sua herança, como já lhe tinha dito.
15 Deu, pois, Moisés à tribo dos filhos de Rúben, segundo as suas famílias,
16 começando o seu território com Aroer, que está à borda do vale de Arnom, mais a cidade que está no meio do vale e todo o planalto até Medeba;
17 Hesbom e todas as suas cidades, que estão no planalto: Dibom, Bamote-Baal e Bete-Baal-Meom,
18 Jaza, Quedemote, Mefaate;
19 Quiriataim, Sibma, Zerete-Saar, no monte do vale;
20 Bete-Peor, as faldas de Pisga e Bete-Jesimote;
21 e todas as cidades do planalto e todo o reino de Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom, a quem Moisés feriu, como também os príncipes de Midiã, Evi, Requém, Zur, Hur e Reba, príncipes de Seom, moradores da terra.
22 Também os filhos de Israel mataram à espada Balaão, filho de Beor, o adivinho, com outros mais que mataram.
23 A fronteira dos filhos de Rúben é o Jordão e suas imediações; esta é a herança dos filhos de Rúben, segundo as suas famílias: as cidades com suas aldeias.
24 Deu Moisés a herança à tribo de Gade, a saber, a seus filhos, segundo as suas famílias.
25 Foi o seu território: Jazer, todas as cidades de Gileade e metade da terra dos filhos de Amom, até Aroer, que está defronte de Rabá;
26 desde Hesbom até Ramate-Mispa e Betonim; e desde Maanaim até ao limite de Debir;
27 e, no vale: Bete-Arã, Bete-Ninra, Sucote e Zafom, o resto do reino de Seom, rei de Hesbom, mais o Jordão e suas imediações, até à extremidade do mar de Quinerete, dalém do Jordão, para o oriente.
28 Esta é a herança dos filhos de Gade, segundo as suas famílias: as cidades com suas aldeias.
29 Deu também Moisés herança à meia tribo de Manassés, segundo as suas famílias.
30 Foi o seu território: começando com Maanaim, mais todo o Basã, todo o reino de Ogue, rei de Basã, e todas as aldeias de Jair, que estão em Basã, sessenta cidades;
31 e metade de Gileade, Astarote e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Basã; estas foram dadas aos filhos de Maquir, filho de Manassés, a saber, à metade dos filhos de Maquir, segundo as suas famílias.
32 São estas as heranças que Moisés repartiu nas campinas de Moabe, dalém do Jordão, na altura de Jericó, para o oriente.

33 Porém à tribo de Levi Moisés não deu herança; o SENHOR, Deus de Israel, é a sua herança, como já lhes tinha dito.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/13/):
Josué serviu a Deus como um guerreiro valente por muitos anos, primeiramente sob a liderança de Moisés e depois como chefe de Israel. Então o Senhor lhe disse: "Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada". Então o Senhor apresenta uma lista de lugares a serem alcançados.

A vida árdua de Josué como líder e guerreiro e os últimos anos da conquista de Canaã o haviam envelhecido. “É possível que suas energias tenham se esgotado rapidamente depois da longa carreira de serviço militar ativo e conturbado. Por isso, ele ficou alegre ao ouvir a ordem divina de cessar a campanha militar a fim de repartir a terra. ... Como verdadeiro servo de Deus, Josué demonstrou disposição de gastar suas energias no trabalho do Senhor.” (CBASD, vol. 2, p. 237). Nesta época, ele tinha cerca de 92 anos e certamente sentiu-se muito aliviado ao repassar a responsabilidade para as tribos. Ele viveu mais 18 anos e “morreu com a idade de 110 anos" (Jz. 2:8 NVI). 

Cabia agora às tribos concluir a tarefa, cada uma dentro de seu próprio território. “Naquele momento, não parecia fazer sentido dar prosseguimento às campanhas militares, já que, muitas vezes, assim que se retiravam os exércitos de Israel, os povos vencidos voltavam e tornavam a habitar na terra. O plano era que as tribos, depois de se estabelecerem em suas heranças, ampliassem seus territórios. Restavam ainda muitas batalhas para completar a posse da terra, mas as bênçãos de Deus no passado era a garantia do sucesso futuro” (CBASD, vol. 2, p. 238.

Este capítulo traz ricas lições para nós hoje:
- Muitas vezes Deus não permite que uma pessoa em posição de liderança realize a totalidade de uma tarefa, porque isso poderia levá-lo a acreditar que obteve o sucesso pela sua própria força. 
Assim como cabia aos israelitas a sua tarefa pessoal para completar a conquista da terra, nos cabe individualmente uma tarefa para a qual Deus nos chama, sob a Sua bênção e capacitação.

Ao contemplarmos a tarefa inconclusa diante de nós, que possamos dizer: "Eis-me aqui, Senhor, usa-me para o teu serviço".


Willie Edward Hucks II
Secretário Ministerial Associado
Associação Geral
Trad JAQ - Rev JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário