segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Josué 16 - segunda, 05.11.2012

1 O território que, em sorte, caiu aos filhos de José, começando no Jordão, na altura de Jericó e no lado oriental das águas de Jericó, vai ao deserto que sobe de Jericó pela região montanhosa até Betel.
2 De Betel sai para Luz, passa ao limite dos arquitas até Atarote
3 e desce, rumo ao ocidente, ao limite de Jaflete, até ao limite de Bete-Horom de baixo e até Gezer, terminando no mar.
4 Assim, alcançaram a sua herança os filhos de José, Manassés e Efraim.
5 Foi o limite da herança dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias, no oriente, Atarote-Adar até Bete-Horom de cima;
6 e vai o limite para o mar com Micmetate, ao norte, de onde torna para o oriente até Taanate-Siló, e passa por ela ao oriente de Janoa;
7 desce desde Janoa a Atarote e a Naarate, toca em Jericó, terminando no Jordão.
8 De Tapua vai o limite, para o ocidente, ao ribeiro de Caná, terminando no mar; esta é a herança da tribo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias,
9 mais as cidades que se separaram para os filhos de Efraim, que estavam no meio da herança dos filhos de Manassés; todas aquelas cidades com suas aldeias.
10 Não expulsaram aos cananeus que habitavam em Gezer; assim, habitam eles no meio dos efraimitas até ao dia de hoje; porém sujeitos a trabalhos forçados.

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/16/):
Caleb confia na Promessa de Deus
Como vimos no capítulo anterior e agora, em Josué 16, Josué e Calebe foram os únicos que restaram de todos os adultos que escaparam do Egito, atravessaram o Mar Vermelho e vaguearam pelo deserto com Israel por 40 anos. Josué concedeu Hebrom a Calebe, a cidade que tanto havia aterrorizado os espias por conta dos gigantes anaquins que ali viviam, 45 anos atrás. Confiando no Senhor, o idoso mas vigoroso Caleb, de 85 anos de idade, expulsou os anaquins e depois marchou contra Quiriate-Sefer. Otniel, seu sobrinho, tomou a cidade e reivindicou Acsa, a filha de Calebe como recompensa.

Infelizmente muitos outros em Israel não tiveram a mesma fé de Calebe. Os membros da tribo de Judá (judaítas) não conseguiram desalojar os jebuseus de Jerusalém, e 16:10 relata que os efraimitas não desalojaram os cananeus. “Ao permitirem os estrangeiros permanecerem no meio deles, os efraimitas se expuseram a um perigo espiritual. A história posterior da tribo mostra que ela caiu tão completamente na idolatria que Deus, por intermédio de um profeta, declarou: ‘Efraim está entregue aos ídolos: é deixá-lo’ Os 4:17).” (CBASD, Vol. 2, p. 260). Nos capítulos que se seguem, lemos que os manassitas não foram capazes de ocupar algumas de suas cidades, porque os cananeus "estavam decididos a viver naquela região" (17:12 NVI), e os danitas tiveram muita dificuldade em tomar posse de seu território.

Se eles tivessem tido fé e se esforçado, o Senhor lhes teria dado a vitória como deu a Calebe. Deste modo foi preparado o caminho para a apostasia futura.

E o que dizer a nosso respeito? Teremos fé e coragem suficientes para expulsar de nossa vida tudo aquilo que desagrada a Deus e dificulta a nossa plena posse da promessa de Deus? Se nos apegarmos ao Senhor a nossa vitória será certa, assim como aconteceu com Calebe.

Ralph Neall
Professor aposentado e missionário
Trad JAQ - Rev JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário