terça-feira, 6 de novembro de 2012

Josué 17 - terça, 06.11.2012

1 Também caiu a sorte à tribo de Manassés, o qual era o primogênito de José. Maquir, o primogênito de Manassés, pai de Gileade, porquanto era homem de guerra, teve Gileade e Basã.
2 Os mais filhos de Manassés também tiveram a sua parte, segundo as suas famílias, a saber, os filhos de Abiezer, e os filhos de Heleque, e os filhos de Asriel, e os filhos de Siquém, e os filhos de Héfer, e os filhos de Semida; são estes os filhos de Manassés, filho de José, segundo as suas famílias.
3 Zelofeade, porém, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, não teve filhos, mas só filhas, cujos nomes são estes: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
4 Estas chegaram diante de Eleazar, o sacerdote, e diante de Josué, filho de Num, e diante dos príncipes, dizendo: O SENHOR ordenou a Moisés que se nos desse herança no meio de nossos irmãos. Pelo que, segundo o dito do SENHOR, Josué lhes deu herança no meio dos irmãos de seu pai.
5 Couberam a Manassés dez quinhões, afora a terra de Gileade e Basã, que está dalém do Jordão;
6 porque as filhas de Manassés, no meio de seus filhos, possuíram herança; os outros filhos de Manassés tiveram a terra de Gileade.
7 O limite de Manassés foi desde Aser até Micmetate, que está a leste de Siquém; e vai este limite, rumo sul, até aos moradores de En-Tapua.
8 Tinha Manassés a terra de Tapua; porém Tapua, ainda que situada no limite de Manassés, era dos filhos de Efraim.
9 Então, desce o limite ao ribeiro de Caná. As cidades, entre as de Manassés, ao sul do ribeiro, pertenciam a Efraim; então, o limite de Manassés vai ao norte do ribeiro, terminando no mar.
10 Efraim, ao sul, Manassés, ao norte, e o mar é seu limite; pelo norte, tocam em Aser e, pelo oriente, em Issacar.
11 Porque, em Issacar e em Aser, tinha Manassés a Bete-Seã e suas vilas, Ibleão e suas vilas, os habitantes de Dor e suas vilas, os habitantes de En-Dor e suas vilas, os habitantes de Taanaque e suas vilas e os habitantes de Megido e suas vilas, a região dos três outeiros.
12 E os filhos de Manassés não puderam expulsar os habitantes daquelas cidades, porquanto os cananeus persistiam em habitar nessa terra.
13 Sucedeu que, tornando-se fortes os filhos de Israel, sujeitaram aos cananeus a trabalhos forçados, porém não os expulsaram de todo.
14 Então, o povo dos filhos de José disse a Josué: Por que me deste por herança uma sorte apenas e um quinhão, sendo eu tão grande povo, visto que o SENHOR até aqui me tem abençoado?
15 Disse-lhe Josué: Se és grande povo, sobe ao bosque e abre ali clareira na terra dos ferezeus e dos refains, visto que a região montanhosa de Efraim te é estreita demais.
16 Então, disseram os filhos de José: A região montanhosa não nos basta; e todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os que estão em Bete-Seã e suas vilas como os que estão no vale de Jezreel.
17 Falou Josué à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Tu és povo numeroso e forte; não terás uma sorte apenas;
18 porém a região montanhosa será tua. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e até às suas extremidades será todo teu; porque expulsarás os cananeus, ainda que possuem carros de ferro e são fortes.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/17/):
O capítulo se inicia mostrando o cumprimento, por parte de Josué, Eleazar e demais líderes, da promessa que Moisés fez aos descendentes da família de Maquir, filho de Manassés, concedendo a elas a posse das cidades a que tinham direito. Como Maquir havia tido somente filhas, a família corria o risco de não receber herança, visto que esta se transmitia através dos filhos homens.
Infelizmente, porém, o manassitas eram mais prontos a cumprir a vontade divina quando esta garantia direitos do que quando estabelecia obrigações. Os filhos de Manassés receberam sua porção, mas deixaram que os habitantes cananeus continuassem vivendo nas cidades, contrariamente à expressa ordem divina. Mais tarde, quando os descendentes de Manassés ficaram mais fortes, em vez de expulsar os cananeus, a cobiça falou mais forte e eles decidiram deixá-los ficar mediante o pagamento de impostos. Os Manassitas estavam mais interessados ​​no dinheiro do que obedecer ao Senhor e fazer o que era certo.
Então os descendentes de José, efraimitas e manassitas, pediram mais terra: “Por que nos deste apenas um quinhão, uma só porção de herança? Somos um povo numeroso, e o Senhor nos tem abençoado ricamente” (17: 14 NVI). Em resposta, Josué encorajou-os a tomar posse da região montanhosa, “terra dos ferezeus e refains” (v. 15) e limpar as árvores da terra.
Eles hesitaram: "Os montes não são suficientes para nós; além disso todos os cananeus que vivem na planície possuem carros de ferro” (v. 16 NVI).
Josué, então replicou firmemente: “Vocês são numerosos e poderosos. ... Limpem o terreno, e será de vocês, até os seus limites mais distantes. Embora os cananeus possuam carros de ferro e sejam fortes, vocês poderão expulsá-los" (vs. 17 NVI).

Muitas vezes o povo de Deus hoje olha para a tarefa que precisa ser feita, como levar o evangelho ao mundo, e hesita em avançar em fé, mesmo sabendo que o Espírito Santo irá abrir o caminho e criar oportunidades para que esta última mensagem supere todos os obstáculos e alcance a todos os lugares.

Ralph Neall
Professor aposentado e missionário
Trad JAQ - Rev JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário