quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Juízes 15 - quarta, 28.11.2012


Texto bíblico à Juízes 15
Texto de hoje do blog da Bíblia:

Enquanto o capítulo anterior expõe o fracasso de Sansão como homem de Deus, este capítulo destaca seu fracasso como líder. Seu confronto com os filisteus não foi motivado por um desejo de acabar com o domínio deles sobre os israelitas, mas por seu desejo egoísta de mostrar-lhes o quão forte ele era. Mesmo para os padrões da época, as ações de Sansão foram excessivas e injustificadas. Em contraste com os juízes anteriores que foram para a batalha em nome do Senhor, nem por uma vez Sansão invoca o nome de Deus, mesmo quando o Espírito de Deus o capacita a derrotar seus inimigos (15:14). Ele se gaba de sua vitória, sem dar crédito a Deus (15:16). Somente quando ele precisa da ajuda de Deus é que ele O invoca. E faz isso reclamando ao invés de implorar (15:18). Este comportamento aparentemente não o preocupa, porque o Senhor continua a abençoá-lo, apesar de sua rebelião. Mas enquanto a sua vida é poupada, sua missão de libertar o povo de Deus é prejudicada por sua atitude egoísta e imatura: "Fiz a eles apenas o que me fizeram" (15:11 NVI).
Ao invés de unir forças com Sansão para derrubar o jugo do domínio filisteu, os homens de Judá se acovardam diante da ameaça e lhes entregam Sansão, um dos seus, sem o menor escrúpulo (15:9-13). Sansão até mesmo receia que eles possam fazer-lhe mal e que ele tenha de matar seu próprio povo.
O libertador escolhido tem a força para matar mil homens, mas não tem força moral para merecer o respeito e a confiança de um israelita que seja. Guiado pelo seu próprio senso de justiça, ele não é diferente dos filisteus contra quem está lutando.

Muitos de nós vivemos como Sansão viveu. Recebemos o chamado para sermos líderes entre o povo de Deus. Fomos abençoados com as habilidades ou os meios para realizar grandes feitos para o Senhor. Mas de modo semelhante a Sansão nos tornamos auto-suficientes, confiando em nossas próprias habilidades ou posição para realizar as obras de Deus. Em nosso sucesso, podemos não perceber o quanto queremos estar no controle em vez de permitir que Deus assuma a liderança.
Não se esqueça de orar hoje para que Jesus esteja no controle de sua vida e que o Espírito do Senhor venha poderosamente sobre você.

Justo E. Morales
Universidade Adventista do Sul
Trad JAQ - rev JDS

3 comentários:

  1. Muito inspirador e verdadeiro este comentário! É impressionante como a lógica de Deus não faz sentido para nós. Mesmo depois de tantos abusos, ao ser invocado, Deus atende Sansão através de um grande milagre. Isso nos revela o tamanho da graça. Muito maior que tudo.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Renan. Este aspecto da graça e soberania de Deus é ainda mais explícito ao final do capítulo de amanhã, Jz. 16.
    Como é maravilhoso o estudo da Palavra! Eu comecei a ler Juízes com grande resistência e até revolta contra o povo de Deus, pela sua inconstância. Até o momento que vi que este é um claro relato de minha própria inconstância e fragilidade. E que que Juízes tb foi registrado para meu proveito e salvação.

    ResponderExcluir