sábado, 3 de novembro de 2012

Josué 14 - sábado, 03.11.2012

1 São estas as heranças que os filhos de Israel tiveram na terra de Canaã, o que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das tribos dos filhos de Israel lhes fizeram repartir
2 por sorte da sua herança, como o SENHOR ordenara por intermédio de Moisés, acerca das nove tribos e meia.

3 Porquanto às duas tribos e meia já dera Moisés herança além do Jordão; mas aos levitas não tinha dado herança entre seus irmãos.
4 Os filhos de José foram duas tribos, Manassés e Efraim; aos levitas não deram herança na terra, senão cidades em que habitassem e os seus arredores para seu gado e para sua possessão.
5 Como o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel e repartiram a terra.
6 Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.
7 Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração.
8 Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus.
9 Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus.
10 Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos.
11 Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.
12 Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu.
13 Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança.
14 Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel.
15 Dantes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba; este Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/14/):

Josué e os chefes das tribos dividiram a terra por sorteio como o Senhor instruíra Moisés: nove tribos e meia a oeste do rio Jordão e duas tribos e meia a leste. Calebe lembrou a Josué que 45 anos atrás  os dois haviam obedecido fielmente ao Senhor, se posicionado contra os 10 espias infiéis e que durante todos estes anos o Senhor os havia mantido vivos, conforme a Sua promessa. Durante todo esse tempo ele havia esperado pelo cumprimento da promessa, feita por Deus, de Israel herdar a terra.

Então Calebe, um membro da tribo de Judá, pediu que a terra de Hebrom lhe fosse concedida como herança. Este foi o lugar onde Abraão, Isaque e Jacó viveram por algum tempo, anos atrás, e onde viviam os Anaquins, os gigantes que tanto haviam aterrorizado os israelitas quando eles se aproximaram de Canaã. Embora Calebe tivesse 85 anos, ele ainda era saudável e forte. Por conta de sua idade e experiência Ele era muito respeitado, mas não tirou proveito desse prestígio para benefício próprio com intenções egoístas.  Sua fé era exatamente a mesma que ele tinha quando se levantou contra o relatório desanimador dos dez outros espias. "Não foi o desejo de honras ou engrandecimento próprio que determinou o pedido de Calebe. O bravo e velho guerreiro estava desejoso de dar ao povo um exemplo que honraria a Deus, e incentivaria as tribos a subjugar completamente a terra que seus pais haviam imaginado invencível." (Patriarcas e Profetas, p. 374).

Não é fácil esperar pelo cumprimento do que Deus  prometeu ou daquilo que pedimos a Ele. Mas devemos nos lembrar que Deus sempre cumpre as Suas promessas no tempo em que Ele sabe ser o melhor. Cabemos portanto aguardar cheios de esperança e fé, assim como fez Calebe.


Willie Edward Hucks II
Secretário Ministerial  Associado
Conferência Geral
Trad JAQ - Rev JDS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário