terça-feira, 30 de abril de 2013

II Crônicas 12


Comentário devocional:


Após Roboão ter seguido a Deus por três anos, apenas dois anos depois "ele e todo o Israel abandonaram a lei do Senhor" (v.1 NVI) e perderam totalmente a proteção de Deus. Um enorme exército, de 1.200 carros, 60 mil cavaleiros, e um povo incontável de várias nações, liderado por Sisaque do Egito, marchou contra Judá e tomou todas as suas cidades fortificadas.
Quando eles estavam prestes a entrar em Jerusalém, Deus deixou claro através de Semaías, o profeta, por que isso havia acontecido. "Vocês me abandonaram, por isso estou colocando vocês nas mãos de Sisaque." (v. 5 NKJV).
Rapidamente os líderes e o rei se humilharam. Deus, com Sua graça característica, abrandou-se e disse que eles não seriam destruídos. No entanto, Deus disse que eles iriam experimentar a diferença entre servir a Deus e servir a Sisaque.
Com isso, Sisaque marchou contra Jerusalém e despojou a casa do Senhor e a casa do rei de todos os tesouros de ouro que Salomão havia reunido. E os colocou sob tributo.
Você já se iludiu pensando que é difícil servir a Deus? Seu alto padrão de caráter é muitas vezes visto como um muro que limita a nossa liberdade, em vez de ser uma fortaleza que nos protege. No entanto, quando o inimigo nos invade torna-se muito claro que o pecado é realmente o mais cruel de todos os feitores. Ele concede a seus escravos apenas os salários da mágoa, do sofrimento, dos vício e da morte.
Foque, hoje, a sua mente nas alegrias da obediência,. Deste modo você não perderá a  sua liberdade em Cristo pela invasão de algum Sisaque estrangeiro em sua vida espiritual.



Pastor Scott Griswold
Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS

- - - - -


Texto bíblicoII Crônicas 12

segunda-feira, 29 de abril de 2013

II Crônicas 11 - comentários bíblicos

1-23 O cap. 11 ressalta as recompensas pela obediência ao mandamento de Deus (v. 1-4): Roboão desfruta de prosperidade e poder (v. 5-12), de apoio popular (v. 13-17) e de uma descendência (18-23). O cap. 12 mostra o inverso: A desobediência leva ao castigo (Bíblia de Estudo NVI Vida).

1 A insensatez de Roboão dividiu o seu reino e ele tentou reuni-lo novamente pela força.A verdadeira unida, entretanto, não pode ser forçada - ela deve ser a resposta de corações dispostos. Se você deseja a lealdade de empregados, crianças ou qualquer outro a seu encargo, ganhe seus respeitos através do amor ao invés de tentar ganhar suas submissões através da força (Life Application Study Bible Kingsway).

lutar contra Israel. O autor de Crônicas omite o relatório da escolha de Jeroboão como rei de Israel (Andrews Study Bible).

4 Eu é que fiz isso. É claro que não era vontade de Deus que o reino de Davi fosse dividido em duas monarquias. A  vontade divina era que os israelitas andassem em Seus caminhos e caminhassem a crescer até que, por seus esforços missionários, tivessem proclamado Seu nome por toda a Terra. Mas, quando os israelitas andaram em seus róprios caminhos e abandonaram o Senhor, Sua mão protetora foi retirada e forças separatistas inevitavelmente entraram em ação (CBASD, vol. 3, p. 246,247).

Por que Deus apoiaria esta rebelião? Era parte da punição às nações por terem se desviado de Deus (1 Rs 11:11). Era também um modo de Deus salvar o pequeno reino de Roboão da derrota. Agindo assim, Deus preservou a linhagem de Davi e manteve intacto o Seu plano para o Messias ser um descendente de Davi (ver 2 Sm 7:16). Quando vemos divisão, especialmente em uma igreja que se divide, tentamos imaginar o que Deus poderia nos ter feito. Deus deseja unidade, mas enquanto devamos sempre trabalhar pela reconciliação, devemos reconhecer que somente Deus conhece o futuro. Ele pode permitir uma divisão para alcançar seus propósitos maiores (Life Application Study Bible Kingsway).

5-10 Essa lista de cidades não se acha em Reis. Roboão fortificou suas fronteiras do leste, do oeste e do sul, mas não do norte, talvez como demonstração da sua esperança da reunificação dos reinos, e como reação à ameaça da invasão da parte do Egito (Bíblia de Estudo NVI Vida).

10 Hebrom. A cidade mais importante na Judá central, aonde os patriarcas foram enterrados e onde Davi reinou por sete anos (Andrews Study Bible).

13-17 O cronista toma por certo que seus leitores estão familiarizados com 1Rs 12.26-33. Essa matéria é exclusividade de Crônicas e reflete o interesse do autor tanto pelo templo com seus funcionários, bem como por demonstrar que o reino de Judá era o remanescente de todo o Israel (Bíblia de Estudo NVI Vida).

15 Ídolos ... em forma de bodes e bezerros. O relato em Reis menciona somente os bezerros de ouro (quanto à adoração aos ídolos de bodes ou de sátiros, v. Lv. 17.7) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Jeroboão constituiu seus próprios sacerdotes, para sua própria religião, importada do Egito, com adoração de sátiros, ídolos em forma de bode semi-humano, também chamados "demônios" (Lv 17.7) e "bodes" (Lv 4.24, 9.15). O rito que os acompanhava, assim como o rito egípcio dos bezerros, era degradante e imoral (Bíblia Shedd).

para os sátiros. As versões ACF, ARC e NTLH traduzem a palavra como "demônios". deus considera a vil adoração aos ídolos como sendo adoração a demônios (ver Dt 32:17; Sl 106:37, 38; 1Co 10:20) (CBASD, vol. 3, p. 248).
foram a Jerusalém. Essas pessoas se mudaram para Judá. Seu propósito ao sair de Israel e ir para Judá era ter oportunidade de adorar em Jerusalém. A política de Jeroboão era impedir visitas a jerusalém para propósitos de adoração. No tempo de Asa houve novamente uma migração de adoradores fiéis de Yahweh para o reino do sul (2Cr 15.9) (CBASD, vol. 3, p. 248).

16 Estas pessoas obedeceram a Deus ao invés de Jeroboão. Pelas suas ações, eles preservaram sua integridade e o fortalecimento do reino do sul. No futuro, a maioria do povo do norte seguiria os perversos desígnios dos reis, tentando conseguir benefícios pela cooperação. Não siga o seu exemplo racionalizando o abandono dos ensinos de Deus para tentar conseguir recompensas terrenas (Life Application Study Bible Kingsway).

18 Jerimote. Não consta entre os filhos legítimos de Davi (1 Cr 3.1-8; 14.4-7); deve ter sido o filho de uma concubina (Bíblia Shedd).

20 Maaca, filha de Absalão. Todas as descendentes em linha direta eram chamadas de "filha", em heb. Essa deve ser filha de Tamar, a única de Absalão (2 Sm 14.27) (Bíblia Shedd).

21 Na concupiscência da carne, Roboão seguiu o pior exemplo de seu pai, entrando naquele caminho ... que levara a nação à divisão e à desgraça (Dt 17.17) (Bíblia Shedd).

21,22 Esses versos explicam por que o filho mais velho não foi nomeado sucessor por Roboão (Bíblia de Estudo NVI Vida). 
Parece que Jeús (19) era o primogênito e herdeiro legítimo do trono. O amor do rei por sua esposa Maaca levou-o a deixar sua indulgência aos favoritos violar a Lei de Moisés (Dt 21.15-17) (Bíblia Shedd).

23 procedeu prudentemente. Dispersando seus filhos por toda a Judá, onde sem dúvida ocuparam posições de responsabilidade e desenvolveram interesses locais além dos do trono, Roboão sabiamente promoveu os interesses do reino (CBASD, vol. 3, p. 248).

II Crônicas 11

Comentário devocional:

O reinado do rei Roboão era rígido, mas ele estava disposto a ouvir a voz do profeta de Deus. Ele interrompeu seus planos de atacar Israel. E, então, imediatamente começou a fortificar diversas cidades para proteger seu reinado em Jerusalém e tomou sua posição ao lado de Davi e Salomão, reforçando o culto do verdadeiro Deus.

O mesmo não aconteceu em Israel. O rei Jeroboão recrutou todos os tipos de pessoas para serem sacerdotes quando ele estabeleceu ídolos em forma de bezerros e a adoração de demônios. Sacerdotes, levitas e outros se recusaram a ter qualquer parte nisso e nos três anos seguintes se retiraram de Israel, indo para Judá. Esta importante migração da liderança moral fortaleceu muito Judá e teve significativo impacto na destruição posterior de Israel.

Hoje, o mesmo inimigo está ativo, procurando enfraquecer o povo de Deus. Ele trabalha através de várias formas de idolatria, para desviar o tempo e a atenção das pessoas para longe de seu Deus amoroso.

Que atrações estão em ação em sua vida? O que está roubando o tempo que deveria ser devotado a Deus? O que está enfraquecendo o seu amor por Ele? 

Por outro lado, você pode mudar-se para um lugar mais seguro espiritualmente, o que pode significar simplesmente ficar longe do seu computador ou telefone por um período de tempo ou um dia, a fim de buscar a Deus.
Ou pode ir além, mudando-se com sua família para um novo local, onde você terá mais tempo para Deus ou encontrará oportunidades para o ministério.

Dê um passo corajoso a favor de Deus hoje. 
Fortaleça-se. Fortaleça sua família. Fortaleça o reino de Deus.


Pastor Scott Griswold
Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS


- - - - -

Texto bíblicoII Crônicas 11
Fonte: Blog da Bíblia



domingo, 28 de abril de 2013

II Crônicas 10 - Comentários bíblicos

Comentário bíblicos selecionados:

 

10.1 – 36.23 O material que abrange a monarquia dividida é consideravelmente mais breve em Crônicas que em Reis: 27 capítulos em consideração com 36 (1Rs 12 – 2Rs 25). Além disso, cerca de metade deste material é exclusividade de Crônicas e não revela sinal de depender de Reis. A razão mais óbvia é que o cronista escreveu uma história da dinastia davídica em Judá; a história do Reino do Norte é deixada em silêncio, a não ser quando afeta o de Judá (Bíblia de Estudo NVI Vida).

1 A coroação de um rei israelita normalmente ocorreria em Jerusalém, a capital. Mas Roboão sentiu que ali haveria a possibilidade de dificuldades com o norte; então, para manter seu domínio sobre o país ele escolheu Siquém, uma cidade a aproximadamente 60 km ao norte de Jerusalém. Siquém foi um antigo lugar para estabelecer alianças (Jos 24:1) (Life Application Study Bible NIV Kingsway).

1-15 Seguir maus conselhos pode levar a desastres. Roboão perdeu a oportunidade de governar um reúno unido e em paz porque rejeitou os conselhos dos velhos conselheiros de Salomão, preferindo o conselho de seus pares. Roboão cometeu dois erros ao buscar conselho: 1) Ele não deu consideração a aqueles que conheciam a situação melhor do que ele e 2) não buscou a Deus por sabedoria para discernir qual era a melhor opção. É fácil seguir o conselho de seus pares porque eles geralmente sentem o mesmo que sentimos. Mas sua visão pode ser limitada. É muito importante ouvir cuidadosamente aqueles que tem mais experiência do que nós – eles podem ver o quadro completo [tem visão mais abrangente] (Life Application Study Bible NIV Kingsway).

2,3 Porque Jeroboão estava no Egito? O profeta Aías havia predito que Israel se dividiria em dois e que Jeroboão se tornaria rei da parte norte. Quando Salomão tomou conhecimento desta profecia, ele tentou matar Jeroboão, que foi forçado a fugir para o Egito (1Rs 11:26-40) (Life Application Study Bible NIV Kingsway).

4 jugo. Um instrumento de serviço. Apesar do reino de Salomão aparentar ser próspero, as condições sociais reais em Israel estavam abaixo do desejado (Andrews Study Bible NKJV).

A dura servidão. O povo tinha justa razão para reclamar, pois o extenso programa de obras públicas havia produzido pesada carga tributária e um desagradável recrutamento para trabalhos forçados (1Rs 5.13,14). O pedidoera totalmente justo, e tanto a justiça quanto a prudência exigiam que o novo rei desse a devida consideração ao assunto que então era trazido a ele (CBASD, vol. 3, p. 244).

 11. escorpiões. Esse é o nome dado a um tipo de açoite com muitas correias, nas quais eram atados pedaços de metal, para produzirem dores semelhantes às picadas de escorpiões (Bíblia Shedd).

Dessa maneira, Roboão estava dizendo ao povo que os trataria com maior severidade que seu pai (CBASD, vol. 3, p. 244).

13 dura resposta. O rei não mostrou nenhuma consideração pelos sentimentos de seus súditos e não revelou nada do espírito de Cristo, mas falou como um endurecido déspota. O propósito, é claro, era fazer uma ostentação de força; mas na verdade, ele estava apenas dando uma lamentável demonstração de fraqueza e insensatez (CBASD, vol. 3, p. 244).

16-19 Ao tentar ficar com tudo, Roboão quase perdeu tudo. Motivado por ambição e poder, ele pressionou demais e dividiu seu reino. Ele não precisava de mais dinheiro ou poder porque ele herdara o mais rico reino do mundo. Ele não precisava de mais controle porque ele era o rei. Suas exigências eram baseadas em egoísmo em vez da razão e discernimento espiritual. Aqueles que querem ter tudo geralmente acabam com pouco ou nada (Life Application Study Bible NIV Kingsway).

16 Que parte temos nós com Davi? Esse grito de revolta já se levantara na época do rei Davi, durante a rebelião de Seba (2 Sm 20.1) (Bíblia Shedd).

no filho de Jessé. Havia apenas poucos anos, Davi fora um herói nacional. Então, por causa da insensatez de seus descendentes, seu nome passou a ser detestado em Israel, e as tribos do norte decidiram seguir seu próprio caminho, independendo-se do sul (CBASD, vol. 3, p. 245).

II Crônicas 10


Comentário devocional:

Após a morte de Salomão, o reino passou para seu filho Roboão. O rei Roboão tinha três grandes "livros textos" sobre liderança dos quais poderia aprender: as incríveis vidas de Saul, Davi e Salomão. Ele, aparentemente, não gastou muito tempo aprendendo com os erros e acertos de seus antecessores. Em vez disso, ouviu os jovens de sua idade. Ele declarou que iria aumentar os impostos e reinar através de chicotes com flagelos. Ele iria governar em vez de servir.

Imediatamente o reino de Israel se separou dele, do modo como Deus havia profetizado. Somente Judá e Benjamin ficaram.

O Rei Jesus chamou a você e a mim para que exercêssemos o Seu estilo especial de liderança. "Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo" (Mc 10:43 NVI). "O próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (v. 45).

Como pai, você comanda seus filhos ou você os direciona com amor e de maneira útil? Você, líder de igreja, busca verdadeiramente o melhor de cada membro? E no local de trabalho? Os seus valores de serviço e motivação tomam um lugar maior do que qualquer desejo de lucro e sucesso? Qualquer direcionamento diferente vai desabilitá-lo ao reino de Deus. Ter Jesus no coração construirá a sua cidadania celeste. Sirva-O hoje.

Pastor Scott Griswold 
Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad JAQ - Rev GASQ


- - - - - 
Texto bíblicoII Crônicas 10
Fonte: Blog da Bíblia 

sábado, 27 de abril de 2013

II Crônicas 9 - Comentários bíblicos


1 Sabá. Terra dos sabeus, no sudoeste da Arábia, que fazia parte do atual Iêmen (Bíblia Shedd).

4 ficou como fora de si. Lit, "não tinha mais fôlego". A palavra ruah (fôlego, sôpro, ou espírito) tem o sentido de "poder em movimento". Então, no sentido psicológico, que dizer o impulso dominante da personalidade, aquela energia e determinação que toma as decisões e as põe em ação (Bíblia Shedd).

5-8 A visita que a rainha fizera ao rei da Casa de Davi é semelhante ao encontro do crente com Jesus Cristo, que "é maior do que Salomão". Foi ver sua sabedoria, sua bondade, sua generosidade e a alegria de todos os que o servem, que permanecem sempre na sua presença (cf Mt 12.42; Lc 11.31). Verifica que nele há mais glória do que a língua possa dizer (9.1-9) (Bíblia Shedd).
A rainha de Sabá tinha ouvido sobre a sabedoria Salomão mas ela se sentiu verdadeiramente tocada quando viu por si mesma os frutos daquela sabedoria. Apesar de Salomão ter se casado com a filha de Faraó ele ainda tentava sinceramente seguir a Deus neste estágio de sua vida. Quando as pessoas conhecem você e lhe fazem perguntas difíceis, suas respostas refletem Deus? Sua vida pode ser uma poderosa testemunha, deixe outros verem Deus trabalhar em você (Life Application Study Bible NIV Kingsway).

7 teus servos. Quando os senhores são, eles próprios, servos do Senhor do Céu, os que estão a seu serviço são felizes. Nessa época Salomão ainda não havia abandonado ao Senhor e era devotado a servi-Lo. Amava a Deus e e era compassivo com as pessoas. Com a paz de Deus em seu coração, Salomão era gentil, paciente e atencioso. As pessoas próximas sentiam a fascinação de sua influência. A grande necessidade de nosso tempo é de líderes que reflitam o espírito do Céu, para que aqueles sob sua influência encontrem verdadeira alegria e duradoura felicidade (CBASD, vol. 3, p. 241).

8 bendito seja o Senhor teu Deus. A bênção da rainha lembra a bênção divina proferida por Hirão em 2.11. Hirão era o rei de um país do norte, enquanto que a rainha vinha do sul. As duas bênçãos simbolizavam reconhecimento universal à grandeza de Salomão  (Andrews Study Bible).
no trono dEle. O discurso da rainha passa a ser o meio de expressar a convicção do cronista de que o trono de Israel é o trono de Deus, em nome de quem o rei governava (Bíblia de Estudo NVI Vida).
A rainha de Sabá maravilhou-se com Salomão e exclamou que Deus realmente amava Seu povo grandemente para lhe dar tal rei. Israel prosperou grandemente durante o reinado de Salomão, testemunhando do poder e do amor de Deus por Seu povo. Porém, às vezes, tempos difíceis vem para crentes, também, e nossa perseverança e firme esperança durante estes tempos demonstrarão nosso amor e fidelidade a Deus. O modo como vivemos ajudará outros a ver nosso amor por Deus (Life Application Study Bible NIV Kingsway).

12 Ao que ela lhe trouxera. O sábio rei deu à rainha presentes em troca dos que ela lhe entregou. O ato de dar não foi unilateral. Salomão foi tão generoso quanto sua visitante e lhe deu presentes, talvez de valor igual aos que ela lhe dera ou até maiores (CBASD, vol. 3, p. 241).

15 paveses. Grandes escudos retangulares para proteger o corpo inteiro (Bíblia Shedd).

21 navios que iam a Társis. (NVI: navios mercantes.) Não quer dizer que viajavam para Társis, mas que eram capazes de enfrentar viagens longas e difíceis, como o era a viagem para Társis ... Subentende-se, os dois reis estavam comerciando com a Índia, passando pelo mar Vermelho e visitando a costa africana (1 Rs 9.28) (Bíblia Shedd).

27 Sicômoros. São da família do sicômoro que produz figos bravos, os quais Amós comia (Am 7.14). A madeira era levíssima e porosa. Era comum em Israel naquela época; proporcionava boa sombra (cf Lc 19.4 [história de Zaqueu]) (Bíblia Shedd).

29 Declínio espiritual de Salomão. 1) Sua ambição levou-o a desrespeitar a lei de Deus contra a multiplicação de cavalos (v. 25); 2) O negócio de cavalos com os egípcios deu ensejo ao casamento de Salomão com uma princesa do Egito (8.11); 3) Esse casamento abriu caminho ao costume oriental de formar um harém com mulheres de todas as nações (1 Rs 11.1-8); 4) Aquelas mulheres induziram o rei a adorar os seus ídolos (1 Rs 11.4-5); 5) Essa idolatria levou o rei e uma parte do povo à apostasia, até ao ponto de construir templos pagãos (1 Rs 11.7-8). Aqui se consuma a degenerescência espiritual de Salomão (Bíblia Shedd).


II Crônicas 9



Comentário devocional:

A rainha de Sabá ficou fortemente impressionada por sua visita ao rei Salomão. Em especial pela sabedoria dele e a maravilhosa visão da casa do Senhor. O que Salomão compartilhou com ela a motivou a dizer: "Bendito seja o Senhor teu Deus!" (v.8). A honra foi transferida de Salomão a Deus.

O que teria acontecido se Salomão tivesse permanecido humilde? Quantas nações poderiam ter vindo a conhecer a Deus se isto tivesse acontecido? Em vez disso, ele agiu de forma contrária à clara exigência de Deus aos reis para que não multiplicassem para si muito ouro ou cavalos (v. 13-22, 25; Deut. 17:16,17).

666 talentos de ouro entravam para o tesouro de Salomão a cada ano. Este número pode não ter nada a ver com o simbólico número 666 de Apocalipse 13. Mas o amor de Salomão pelo ouro e a glória que este lhe dava lembra muito a besta do Apocalipse que fala grandes coisas e gosta de receber grande honra.

O deslize gradual de Salomão para longe de Deus traz um aviso para todos nós: você não pode amar ao mesmo tempo a Deus e ao dinheiro. 

Conforme avançamos para o final do conflito entre o bem e o mal, chegará um momento em que não poderemos comprar ou vender (Apoc. 13:17), se quisermos adorar a Deus como Ele ordenou em Seus Mandamentos (Apoc. 12:17).

Somos constantemente bombardeados por propagandas que criam em nós um desejo por algo que ainda não temos. Nós freqüentemente gastamos dinheiro com coisas que não precisamos enquanto nossos irmãos e irmãs ao redor do mundo morrem por falta de comida e de acesso à educação e cuidados médicos. O que você fará hoje para abençoar a outros e não apenas a si mesmo?

Pastor Scott Griswold
Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS



- - - - - 
Texto bíblicoII Crônicas 9

sexta-feira, 26 de abril de 2013

II Crônicas 8

Comentário devocional:

Salomão se casou com a princesa do Egito por amor? Era ela linda e inteligente ou o casamento aconteceu apenas para aliança política? Embora 2 Crônicas nos poupe de ouvir mais sobre ela ou sobre as demais "setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas" de Salomão (1 Reis 11:03), o texto nos dá uma pista clara sobre o início de sua queda moral. "Salomão levou a filha do Faraó da cidade de Davi para o palácio que ele havia construído para ela, pois dissera: 'Minha mulher não deve morar no palácio de Davi, rei de Israel, pois os lugares onde entrou a arca do Senhor são sagrados' "(2 Crônicas 8:11 NVI).

Aqui Salomão claramente reconhece o seu erro. Ele não podia sequer manter sua esposa na capital pois sabia que não seria adequado mante-la perto do templo do Senhor.

Em algum momento ele tomou a decisão de desobedecer à ordem direta de Deus para não fazer alianças nem casamentos com outras nações. Aquela decisão afetaria o rumo da sua vida e traria a idolatria e sofrimento para Israel por muitas gerações.

Poderia ter sido diferente. Havia ainda oportunidade para arrependimento, ainda havia oportunidade para ajudar sua esposa a pertencer totalmente a Deus e deixar os deuses do Egito completamente para trás. Mas, como muitas vezes acontece, um pecado não totalmente abandonado leva a outro e mais outro até a consciência se encontra completamente abafada e não pode ser ouvida.

Deus o está impressionando a deixar um pecado conhecido? Então não adie o que deve ser feito. Abandone hoje mesmo o seu caminho mau, pela força que Deus concede, e encontre a verdadeira paz interior.

Pastor Scott Griswold 

Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS


- - - - - 
Texto bíblico: II Crônicas 8

quinta-feira, 25 de abril de 2013

II Crônicas 7


Comentário devocional:


Caiu fogo do céu e consumiu os sacrifícios. A glória de Deus encheu o templo. Esta foi a resposta imediata de Deus para a humildade e dedicação de Salomão. Era o símbolo de Seu contentamento e bênção para um povo que O procurara.

Talvez ainda mais significativa para Salomão foi a segunda aparição pessoal de Deus para ele à noite. Nela, Deus fez uma promessa sagrada tão especial que livros e canções inteiras foram escritos baseados nela. Ele disse: "Se o meu povo, que se chama pelo Meu Nome, se humilhar, e orar, e Me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" (2 Crônicas 7:14). Aqui está a salvação claramente definida.

Você é verdadeiramente humilde, você percebe a sua pequenez e pecaminosidade em flagrante contraste com a grandiosidade de Deus e da santidade perfeita? Você está  orando, você está implorando por misericórdia? Você está procurando Seu rosto, você deseja o Seu prazer e não apenas os Seus dons?
Você está determinadamente se afastando de qualquer mau caminho, não deixando que qualquer parte deste mundo te afaste de Deus?

Não há dúvidas de que Ele está ansioso para ouvir, perdoar e curar. Mas podemos nós cumprir as condições acima, quando facilmente nós falhamos com elas? O evangelho nos dá a maior esperança, pois o verdadeiro arrependimento exigido por Deus é também dom que vem de Deus (Atos 5:32).


Pastor Scott Griswold
Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad JAQ - Rev GASQ


- - - - - 

Texto bíblico: II Crônicas 6

Fonteblog da Bíblia

quarta-feira, 24 de abril de 2013

II Crônicas 6


Texto bíblico à II Crônicas 6

A aspiração de Salomão de erguer um grande templo foi realizada. Este parece ser um momento apropriado para discursos de felicitações e palavras de agradecimento aos maiores doadores. Em vez disso, com profunda humildade, Salomão se ajoelha na frente de todos os seus súditos e levanta as mãos para o céu.

"...não há Deus como tu nos céus e na terra! ... Mas será possível que Deus habite na terra com os homens? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-Te. Muito menos este templo que construí!"(2 Crônicas 6:14, 18 NVI).

Como é maravilhoso um homem alcançar a grandeza de saber que toda a grandeza realmente pertence a Deus.

Nossa natureza pecaminosa tão facilmente se orgulha de tudo o que fazemos. Nós nos comparamos com os outros e nos sentimos bem se nos achamos mais inteligentes, mais bonitos, mais ricos, ou mais bem sucedidos. Podemos até nos sentir orgulhosos se a nossa pregação ou oração é mais especial do que a de outro.

Nesses momentos, Jesus nos lembra: "... alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus" (Lucas 10:20 NVI).

Somos pequenos. Ele é grande. Cada respiração que respiramos vem de Deus. Cada porção de bondade e de sucesso é presente dEle.

Que Seu Espírito nos dê a humildade que se esquece de si mesmo e se regozija em Sua incrível glória.

Pastor Scott Griswold
Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS




Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 24 de abril de 2013, quarta-feira, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

terça-feira, 23 de abril de 2013

II Crônicas 5


Texto bíblico à II Crônicas 5


O edifício do templo está terminado. Agora é hora de trazer o mais sagrado dos tesouros de Israel, a arca da aliança.

Com cuidado os sacerdotes conduzem a arca passando ao lado do altar de sacrifício, então através do Lugar Santo, até alcançarem o Santo dos Santos. Tudo é feito de acordo com o padrão celeste. Anjos feitos de ouro pairam sobre o lugar reservado para a arca. Eles são um símbolo dos incontáveis anjos celestes que gostam de estar na presença de seu Deus.

Agora, a arca é colocada em seu lugar, perfeitamente centrada no meio de um quadrado perfeito. A arca é um símbolo do lugar onde Deus Se assenta no Seu trono de domínio universal. Esse domínio se baseia no amor e justiça perfeitos, resumidos nos Dez Mandamentos. E é por isso que os Dez Mandamentos estão guardados na arca do concerto.

Quando os sacerdotes saem do Lugar Santo, cantos e louvores enchem o ar. Tudo o que temos registrado das belas canções está resumida no versículo 13: "Porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre." Esta simples frase resume a verdade que necessitamos desesperadamente. Na presença de um Deus perfeito com uma lei perfeita, precisamos de Sua misericórdia perfeita.

Nosso santo Deus é cheio de perdão e por isso podemos nos juntar aos anjos em contínuo louvor Àquele que nos ama.


Pastor Scott Griswold
Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS

Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 23 de abril de 2013, terça-feira, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

II Crônicas 4


Texto bíblico à II Crônicas 4


Você pode se imaginar como um trabalhador no grande projeto de Salomão para construir o templo de Deus? Moldes enormes são feitos de argila na planície do Jordão, abaixo. A quantidade de bronze derretido e moldado foi tão grande que eles até perderam a noção do peso total.

Da planície do Jordão até as montanhas íngremes para chegar a Jerusalém e ao local do Templo a distância é enorme. Com suor, dores musculares e perseverança, lentamente, os produtos acabados são reunidos. Há um grandioso altar de bronze para sacrifícios, dez pias para lavar, dez castiçais para brilhar continuamente, dez mesas sólidas para os pães da proposição e uma centena de bacias de ouro. Além de tudo isso, há panelas, pás, garfos, aparadores, incensários, e flores ornamentais. Salomão queria oferecer a Deus apenas o melhor!

E quanto a nós? Nós não precisamos construir um templo glorioso como local de culto, mas temos de preparar os nossos corações para a adoração. Como você se prepara? O pai de Salomão, Davi, deixou isso claro: "Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos"(Salmos 24:3-4 NVI).

Jesus acrescentou: "Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar ... vá primeiro reconciliar-se com seu irmão" (Mateus 5:23-24 NVI). Talvez eu e você devamos nos preparar para o nosso próximo culto de adoração, buscando-O hoje para que nos dê um novo coração de ouro.


Pastor Scott Griswold
Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS


Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 22 de abril de 2013, segunda-feira, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

domingo, 21 de abril de 2013

II Crônicas 3


Texto bíblico à II Crônicas 3



Este capítulo traz informações precisas acerca do tamanho dos alicerces do templo e do lugar santíssimo. Detalha o tamanho das asas dos anjos e a quantidade de revestimento de ouro, que alguns estimam valeria hoje 16 milhões de dólares.

No entanto, o lugar onde o templo foi construído revela muito do seu propósito. Não havia lugar melhor para Salomão construí-lo. Alguns dizem que este local foi escolhido quando Davi, sob orientação do anjo do Senhor, construiu um altar e sacrificou a Deus na terra de Ornã (2Sm 24. 18,25; 1Cr 21.18,26). Entretanto, na verdade, aquele lugar havia sido escolhido por Deus já há muito tempo atrás, pois apontava para um sacrifício muito maior do que o de Davi. O templo deveria ser construído sobre o Monte Moriá, aonde o coração de Abraão fora quebrantado e onde Isaque voluntariamente se entregou à morte (Gên 22.2-13).

Durante séculos cordeiros seriam sacrificados naquele mesmo lugar. Cada um deles seria uma antecipação do sacrifício definitivo de Jesus e do coração partido de Deus.

Quando Jesus aceitou a morte na cruz, estava figurativamente aceitando que nós colocássemos as mãos sobre ele e nossos pecados fossem transferidos para Ele a fim de que pudéssemos ser reconectados ao nosso Pai misericordioso no Céu.

Está você, hoje, agradecido pelo valioso presente de Deus em seu benefício? Por causa de Jesus, você não precisa morrer. Em vez disso, você pode oferecer sacrifícios de louvor a Deus!
  

Pastor Scott Griswold
Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS


Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 21 de abril de 2013, domingo, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

sábado, 20 de abril de 2013

II Crônicas 2


Texto bíblico à II Crônicas 2

 Salomão precisava de 80 mil pessoas para esculpir pedras, outros 70.000 para carregar tudo e 3.600 para supervisionar todos os trabalhadores. Ele precisava de artesãos hábeis em trabalhar ouro, prata, bronze, ferro e finos tecidos de púrpura e carmesim. O que estava por trás de todo esse trabalho ambicioso? Foi a determinação de Salomão em construir "um templo em honra ao nome do Senhor" (versos 1 e 4).


Hoje, um outro templo está sendo construído, muito mais glorioso do que o de Salomão. "...vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem moradas de Deus por Seu Espírito " (Ef 2:22, NVI). Como poderíamos nós, pecadores, sermos mais bonito do que uma construção coberta de ouro? Isto é possível somente pela graça de Deus, que nos transforma em um templo de "pedras vivas", onde Ele mesmo vive (1 Pd 2:5-6).

Jesus está trabalhando para completar a construção do seu caráter, como templo de Deus, através do Espírito Santo, mas a sua cooperação é muito importante. Ao dedicar tempo para orar e meditar na Palavra de Deus, você está abrindo o seu coração para ser iluminado e transformado pelo Espírito num templo que honre o "nome do Senhor".


Pastor Scott Griswold
Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad e adap JAQ/GASQ/JDS


Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 20 de abril de 2013, sábado, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

II Crônicas 1


Texto bíblico à II Crônicas 1

O que você diria se Deus aparecesse a você como Ele fez a Salomão, e dissesse: "O que você deseja que eu lhe dê? É só pedir!" Você pediria dinheiro, sucesso nos negócios, ou uma vida longa e saudável? Após meditar e orar o que você pediria? 

Salomão respondeu: "Dê-me sabedoria e conhecimento", para que eu possa conduzir "este Teu grande povo." Deus apreciou muito a sua resposta. Para Deus não há tesouro maior do que as pessoas. Ele quer cada uma delas conSigo por toda a eternidade.

Pense um pouco no tesouro que Deus lhe confiou. Está você diariamente pedindo a Deus que lhe dê sabedoria em como realmente amar seu cônjuge? Você está a cada momento pedindo a Deus para ajudá-lo a saber como orientar e amar seus filhos? São os seus clientes, colegas de trabalho ou funcionários ricamente abençoados pelo fato de que você tem uma conexão com o Deus de toda a sabedoria e conhecimento? Até mesmo a sua vizinhança é positivamente afetada, porque você está orando por eles?

Deus queria que Israel revelasse a Sua glória perante o mundo a fim de que a salvação alcançasse a todos. Ele quer fazer o mesmo através de você. Experimente hoje buscar a Sua sabedoria em cada detalhe. Certamente para todo aquele que proceder desse modo, acontecerá o que ocorreu com Salomão: "O Senhor seu Deus era com ele e o exaltou sobremaneira" (2 Crônicas 1:1).

Pastor Scott Griswold
Recrutador de Missionários
Apoio a Projetos para o Sudeste da Ásia
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS


Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 19 de abril de 2013, sexta-feira, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

I Crônicas 29


Texto bíblico àI Crônicas 29


As decisões de um rei são em grande medida afetadas pela espiritualidade da nação e de seus líderes. Sabedor disso, Davi conclamou uma reunião pública com o objetivo de incentivar a gratidão e a fidelidade a Deus por parte dos mais altos representantes da nação.

O momento de passar o bastão chegara. Davi pede aos mais altos líderes da nação que apóiem a Salomão, ainda jovem e inexperiente, o novo rei escolhido por Deus (1 Crônicas 29:1).

Nessa reunião Davi exemplificou que a devoção a Deus cresce na proporção em que é expressa em louvores e dádivas financeiras. A seguir, de seus recursos pessoais, ofertou generosamente para a construção do templo.

O melhor ensino é o exemplo. Davi foi percebido por seus seguidores como alguém agradecido e liberal ao Senhor. Motivados pelo exemplo do rei, os líderes também doaram liberalmente. Toneladas de ouro e prata e outros metais valiosos foram ofertados para a construção do templo, não por constrangimento ou obrigação, mas espontaneamente e de boa vontade. A liberalidade nas ofertas foi uma evidência da consagração dos líderes e contribuiu para que eles se sentissem ainda mais fervorosos.

No encontro, Davi proferiu uma inspirada oração de louvor, exaltando a grandeza de Deus. Canções de gratidão e louvor se seguiram, entoadas com entusiasmo por toda a assembléia.  

Neste clima de intensa espiritualidade e gratidão a Deus, Salomão é coroado rei pela segunda vez. O resultado não poderia ser diferente. O relato bíblico diz que o reinado de Salomão prosperou e todo o Israel lhe obedeceu.

Os louvores e a liberalidade através de ofertas significativas de tempo e dinheiro fazem aumentar o nosso amor a Deus e blindam o nosso coração contra o pecado. Quando criamos momentos memoráveis em que o Senhor é exaltado na beleza de Sua santidade, asseguramos um futuro brilhante para nós e nossos filhos.

Querido Deus, ensine-me a Lhe amar e servir de todo o coração!



Jobson Santos
Rede Novo Tempo
Ministério da Oração


Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 18 de abril de 2013, quinta-feira, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Um ano de REAVIVADOS!!!

Parabéns a todos nós!

Hoje faz exatamente um ano que começamos esta jornada de um ano de descobertas na Bíbia.
E quanta coisa maravilhosa descobrimos juntos!

Agradecemos ao Pai Celeste, pela inspiração, força e cuidado, em nos conceder a estes vasos imperfeitos que somos, tanta honra em colaborarmos com este trabalho de incentivo à leitura da Palavra, tão poderosa hoje quanto o foi na criação.

E a você, querido leitor, agradecemos, de coração, a sua companhia,
Ela tem sido um estímulo a continuarmos sempre, cada vez, melhor...

Que o querido Pai Eterno nos dê a graça de continuarmos sendo Reavivados Pela Palavra até que O possamos ver pessoalmente!

Forte abraço,
Equipe do blog

I Crônicas 28


Texto bíblico àI Crônicas 28


No ano quarenta do seu reinado, Davi convoca todos os líderes do reino para uma importante reunião. O rei estava com a saúde comprometida e alguns temiam que ele não pudesse comparecer pessoalmente, mas fortalecido pelo Espírito ele presidiu a reunião e proferiu palavras que se tornaram inesquecíveis.

As principais personalidades da nação compareceram ao evento. Os príncipes das tribos, os chefes militares, os administradores das propriedades reais, os filhos do rei, os chefes dos grupos de famílias e também os funcionários do palácio aguardavam expectantes os acontecimentos do dia.

O idoso rei pede apoio ao seu filho Salomão e conclama a todos para que se unam em prol da construção do templo. Com o coração cheio de emoção, Davi lembrou a todos que há muito tempo ele havia manifestado o desejo de construir um templo para o Senhor, mas Este o impedira. No entanto, alegremente, empreendera extensos preparativos para que a obra pudesse ser realizada por seu sucessor.

Davi sabia por amargas experiências que qualquer desvio do caminho correto é perigoso e conclama a todos para servir a Deus com um coração não dividido. “Tenham o cuidado de obedecer a todos os mandamentos do Senhor, o seu Deus, para que mantenham a posse dessa boa terra e a deem por herança aos seus descendentes para sempre” (1 Crônicas 28:8, NVI)

Salomão é relembrado que o rei não está acima dos demais seres humanos e somente receberá as bênçãos de Deus se O buscar com fervor. Com palavras diretas e objetivas Davi lhe diz: “O Senhor o escolheu para construir um templo que sirva de santuário. Seja forte e mãos ao trabalho!” (1 Crônicas 28:10, NVI)

O discurso de Davi alcançou os resultados esperados. Rei e liderados se uniram a fim de executar a tarefa a eles confiada. Nos primeiros anos de seu reinado, Salomão dedicou-se integralmente à tarefa de construir o templo do Senhor, apoiado pelos homens influentes da nação.

Feliz é a pessoa e a nação que descobre o propósito elevado para o qual veio a existência. Assim como Salomão tinha a sua missão especial, nós também temos a nossa. Pergunte a Deus o que Ele espera de você e depois dedique-se de coração a cumprir os sonhos de Deus para a sua vida e tenha certeza de que um futuro brilhante o aguardará!

Pai celestial, dê-me alegria e coragem para seguir o plano que Você planejou para a minha vida!



Jobson Santos
Rede Novo Tempo
Ministério da Oração


Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 17 de abril de 2013, quarta-feira, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

terça-feira, 16 de abril de 2013

I Crônicas 27


Texto bíblico àI Crônicas 27


O capítulo 27 de Crônicas descreve de forma suscinta a administração militar e civil de Israel. Embora os levitas levassem sobre seus ombros grande parte da responsabilidade pelo bem-estar da nação, algumas outras lideranças também eram necessárias para apoiar a monarquia.

A cada mês do ano uma divisão militar com 24 mil homens ficava a disposição para servir como guarda nacional. Este rodízio das tropas possibilitava o treinamento de mais pessoas. Assim, no caso de alguma ameaça, podia-se contar com um enorme exército treinado. E como o tempo de serviço era de apenas um mês, os soldados podiam levar uma vida normal no restante do ano.

A fim de ajudar o rei na administração da nação príncipes foram escolhidos para liderar cada uma das tribos. A administração de pessoas é sempre complexa. Estes príncipes ajudavam o rei a perceber as principais necessidades dos seus respectivos grupos populacionais e geográficos e a providenciar uma solução por parte do estado.

Após 40 anos de governo, Davi havia reunido uma considerável riqueza. Doze administradores foram selecionados para tomar conta das terras, dos trabalhadores, dos animais, da produção agrícola e dos depósitos do rei.

O capítulo termina mencionando alguns dos conselheiros pessoais de Davi. Jônatas, o escrivão, é apresentado como um homem sábio e instruído. Jeiel, ficou encarregado da educação dos filhos do rei. Joabe era o comandante geral do exército e Aitofel, Husai, Abiatar e Joiada eram conselheiros do rei. Grande parte dos acertos de Davi, foi devido a dedicação e fidelidade desses homens.

Assim como Davi cercou-se de especialistas em diversas áreas civis e militares do reino, cada um de nós fará bem em cercar-se de bons amigos e conselheiros a fim de alcançar a excelência.

Santo Deus, obrigado pelos Seus elevados planos para mim. Ajude-me a cooperar contigo para que esses planos possam cumprir-se.



Jobson Santos
Rede Novo Tempo
Ministério da Oração


Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 16 de abril de 2013, terça-feira, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

I Crônicas 27 - Comentários Bíblicos

Comentários bíblicos selecionados:

1-34 O autor sagrado volta-separa questões de ordem militar (1-15), chefes tribais (16-24), superintendentes reais (25-31) e conselheiros reais (32-34). A extensa organização que Davi deu ao seu reino lançou as bases para o projeto do templo de Salomão (22.5) (Bíblia de Genebra).

1 de mês em mês. Os deveres militares tinham uma rotatividade, tal como se dava com as responsabilidades sacerdotais (24.7-18) (Bíblia de Genebra).

5 Benaia. Homem violentíssimo, cujas proezas são registradas em 11.22-24 e 2Sm 23.20,22 (Bíblia Shedd).

15 Os doze capitães mencionados eram sete de Judá, dois de Benjamim, dois de Efraim e um de Levi (Bíblia Shedd).

16-22 A ordem das doze tribos difere aqui da de Gênesis e de 1Cr 4-7. Gade e Aser não são incluídos, Levi e Arão são separados, embora fossem ambos levitas. Dã aparece em último lugar, e alguns atribuem isso ao fato de terem caído na idolatria; mas outros ligam-no ao fato de que havia uma tradição hebraica afirmando que o falso messias sairia dessa tribo. Dã é chamado de serpente (Gn 49.17) (Bíblia Shedd).

18 Eliú. Em 2.13, "Eliabe", visto ser o primeiro filho de Jessé, talvez tivesse recebido essa posição principesca (Bíblia Shedd).

25-31 Não há evidência da cobrança direta de impostos durante o reinado de Davi; sua corte parece ter sido financiada por propriedades imóveis extensivas, pelo comércio, pelos despojos das suas muitas guerras, e pelos tributos pagos pelos reinos subjugados (Bíblia de Estudo NVI Vida).

25 castelos. Provavelmente torres de vigia nos distritos das fronteiras, expostos aos assaltos de tribos atacantes, vindas do deserto (2Cr 26.10; 27.4) (Bíblia Shedd).

27 vinho (NVI e NKJV). A palavra original hebraica pode também referir ao suco de
uva (Andrews Study Bible).

28 olivais. A principal fonte de óleo no antigo Oriente Médio (Andrews Study Bible). ...usado para cozinhar e temperar, para iluminar os candeeiros e para ungir (CBASD - Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol 3, p. 203).
sicômoros. Ou, figueiras. Eram abundantes nas planícies de Judá, e encontradas também no vale do Jordão (CBASD, vol 3, p. 203).
campinas. No heb shephelah. Nome próprio da região baixa entre a região montanhosa da Judéia e o Mediterrâneo (Bíblia Shedd).

23 Aitofel. Conselheiro de Davi que cometeu suicídio após seu apoio à rebelião de Absalão (Andrews Study Bible).

30 Obil, o ismaelita. Os ismaelitas do deserto da Arábia entendiam bem de camelos, e um deles seria uma pessoa adequada para cuidar dos camelos de Davi. Os camelos, provavelmente, eram mantidos na região montanhosa a leste do Jordão (CBASD, vol 3, p. 203).

segunda-feira, 15 de abril de 2013

I Crônicas 26


Texto bíblico àI Crônicas 26


As funções mais importantes do reino de Israel eram desempenhadas pelos Levitas. Alguns atuavam como porteiros, outros como tesoureiros e outros ainda como administradores e juízes da nação.

Os porteiros eram os vigias, os guardas do templo. A presença deles era muito necessária a fim de preservar a integridade dos adoradores e também para proteger o edifício em si. O templo de Salomão era revestido de ouro e abrigava os mais valiosos tesouros da nação. Cabia aos porteiros garantir a segurança de toda esta riqueza.

Zacarias, um dos porteiros, era também um conselheiro muito sábio. Isto ilustra que não precisamos ficar restritos a nossa atividade básica de sobrevivência, mas podemos ampliar a nossa área de atuação a fim de dar a melhor contribuição possível à sociedade.

Alguns Levitas atuavam como tesoureiros. Eles zelavam pela correta utilização das dádivas do povo e dos espólios de guerras que haviam sido consagrados ao Senhor.  Aqueles que ocupavam esta função eram descendentes de Gérson e Eliézer, filhos de Moisés.

Seis mil Levitas foram separados para atuar como administradores e juízes. Eles cuidavam de questões religiosas ligadas ao templo e de assuntos seculares ligados a administração civil. Ao redor do país, eles eram os encarregados pelo ensino religioso e pela sábia condução do reino como um todo.

O sucesso de qualquer empreendimento depende da atuação dedicada e fiel de alguns colaboradores chaves. Davi encontrou nos Levitas homens capazes e consagrados, que lhe ajudaram a fazer da nação de Israel um reino próspero e justo. Hoje, também, Deus está procurando por pessoas de confiança a quem Ele possa usar para abençoar a humanidade.

Rei celestial, use-me para dar uma importante contribuição para o Seu reino.



Jobson Santos
Rede Novo Tempo
Ministério da Oração


Versão em português do texto postado originalmente no blog da Bíblia, em 15 de abril de 2013, segunda-feira, dentro do plano mundial Reavivados por Sua Palavra de leitura de um capítulo por dia, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.