terça-feira, 16 de abril de 2013

I Crônicas 27 - Comentários Bíblicos

Comentários bíblicos selecionados:

1-34 O autor sagrado volta-separa questões de ordem militar (1-15), chefes tribais (16-24), superintendentes reais (25-31) e conselheiros reais (32-34). A extensa organização que Davi deu ao seu reino lançou as bases para o projeto do templo de Salomão (22.5) (Bíblia de Genebra).

1 de mês em mês. Os deveres militares tinham uma rotatividade, tal como se dava com as responsabilidades sacerdotais (24.7-18) (Bíblia de Genebra).

5 Benaia. Homem violentíssimo, cujas proezas são registradas em 11.22-24 e 2Sm 23.20,22 (Bíblia Shedd).

15 Os doze capitães mencionados eram sete de Judá, dois de Benjamim, dois de Efraim e um de Levi (Bíblia Shedd).

16-22 A ordem das doze tribos difere aqui da de Gênesis e de 1Cr 4-7. Gade e Aser não são incluídos, Levi e Arão são separados, embora fossem ambos levitas. Dã aparece em último lugar, e alguns atribuem isso ao fato de terem caído na idolatria; mas outros ligam-no ao fato de que havia uma tradição hebraica afirmando que o falso messias sairia dessa tribo. Dã é chamado de serpente (Gn 49.17) (Bíblia Shedd).

18 Eliú. Em 2.13, "Eliabe", visto ser o primeiro filho de Jessé, talvez tivesse recebido essa posição principesca (Bíblia Shedd).

25-31 Não há evidência da cobrança direta de impostos durante o reinado de Davi; sua corte parece ter sido financiada por propriedades imóveis extensivas, pelo comércio, pelos despojos das suas muitas guerras, e pelos tributos pagos pelos reinos subjugados (Bíblia de Estudo NVI Vida).

25 castelos. Provavelmente torres de vigia nos distritos das fronteiras, expostos aos assaltos de tribos atacantes, vindas do deserto (2Cr 26.10; 27.4) (Bíblia Shedd).

27 vinho (NVI e NKJV). A palavra original hebraica pode também referir ao suco de
uva (Andrews Study Bible).

28 olivais. A principal fonte de óleo no antigo Oriente Médio (Andrews Study Bible). ...usado para cozinhar e temperar, para iluminar os candeeiros e para ungir (CBASD - Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol 3, p. 203).
sicômoros. Ou, figueiras. Eram abundantes nas planícies de Judá, e encontradas também no vale do Jordão (CBASD, vol 3, p. 203).
campinas. No heb shephelah. Nome próprio da região baixa entre a região montanhosa da Judéia e o Mediterrâneo (Bíblia Shedd).

23 Aitofel. Conselheiro de Davi que cometeu suicídio após seu apoio à rebelião de Absalão (Andrews Study Bible).

30 Obil, o ismaelita. Os ismaelitas do deserto da Arábia entendiam bem de camelos, e um deles seria uma pessoa adequada para cuidar dos camelos de Davi. Os camelos, provavelmente, eram mantidos na região montanhosa a leste do Jordão (CBASD, vol 3, p. 203).

Nenhum comentário:

Postar um comentário