domingo, 28 de abril de 2013

II Crônicas 10 - Comentários bíblicos

Comentário bíblicos selecionados:

 

10.1 – 36.23 O material que abrange a monarquia dividida é consideravelmente mais breve em Crônicas que em Reis: 27 capítulos em consideração com 36 (1Rs 12 – 2Rs 25). Além disso, cerca de metade deste material é exclusividade de Crônicas e não revela sinal de depender de Reis. A razão mais óbvia é que o cronista escreveu uma história da dinastia davídica em Judá; a história do Reino do Norte é deixada em silêncio, a não ser quando afeta o de Judá (Bíblia de Estudo NVI Vida).

1 A coroação de um rei israelita normalmente ocorreria em Jerusalém, a capital. Mas Roboão sentiu que ali haveria a possibilidade de dificuldades com o norte; então, para manter seu domínio sobre o país ele escolheu Siquém, uma cidade a aproximadamente 60 km ao norte de Jerusalém. Siquém foi um antigo lugar para estabelecer alianças (Jos 24:1) (Life Application Study Bible NIV Kingsway).

1-15 Seguir maus conselhos pode levar a desastres. Roboão perdeu a oportunidade de governar um reúno unido e em paz porque rejeitou os conselhos dos velhos conselheiros de Salomão, preferindo o conselho de seus pares. Roboão cometeu dois erros ao buscar conselho: 1) Ele não deu consideração a aqueles que conheciam a situação melhor do que ele e 2) não buscou a Deus por sabedoria para discernir qual era a melhor opção. É fácil seguir o conselho de seus pares porque eles geralmente sentem o mesmo que sentimos. Mas sua visão pode ser limitada. É muito importante ouvir cuidadosamente aqueles que tem mais experiência do que nós – eles podem ver o quadro completo [tem visão mais abrangente] (Life Application Study Bible NIV Kingsway).

2,3 Porque Jeroboão estava no Egito? O profeta Aías havia predito que Israel se dividiria em dois e que Jeroboão se tornaria rei da parte norte. Quando Salomão tomou conhecimento desta profecia, ele tentou matar Jeroboão, que foi forçado a fugir para o Egito (1Rs 11:26-40) (Life Application Study Bible NIV Kingsway).

4 jugo. Um instrumento de serviço. Apesar do reino de Salomão aparentar ser próspero, as condições sociais reais em Israel estavam abaixo do desejado (Andrews Study Bible NKJV).

A dura servidão. O povo tinha justa razão para reclamar, pois o extenso programa de obras públicas havia produzido pesada carga tributária e um desagradável recrutamento para trabalhos forçados (1Rs 5.13,14). O pedidoera totalmente justo, e tanto a justiça quanto a prudência exigiam que o novo rei desse a devida consideração ao assunto que então era trazido a ele (CBASD, vol. 3, p. 244).

 11. escorpiões. Esse é o nome dado a um tipo de açoite com muitas correias, nas quais eram atados pedaços de metal, para produzirem dores semelhantes às picadas de escorpiões (Bíblia Shedd).

Dessa maneira, Roboão estava dizendo ao povo que os trataria com maior severidade que seu pai (CBASD, vol. 3, p. 244).

13 dura resposta. O rei não mostrou nenhuma consideração pelos sentimentos de seus súditos e não revelou nada do espírito de Cristo, mas falou como um endurecido déspota. O propósito, é claro, era fazer uma ostentação de força; mas na verdade, ele estava apenas dando uma lamentável demonstração de fraqueza e insensatez (CBASD, vol. 3, p. 244).

16-19 Ao tentar ficar com tudo, Roboão quase perdeu tudo. Motivado por ambição e poder, ele pressionou demais e dividiu seu reino. Ele não precisava de mais dinheiro ou poder porque ele herdara o mais rico reino do mundo. Ele não precisava de mais controle porque ele era o rei. Suas exigências eram baseadas em egoísmo em vez da razão e discernimento espiritual. Aqueles que querem ter tudo geralmente acabam com pouco ou nada (Life Application Study Bible NIV Kingsway).

16 Que parte temos nós com Davi? Esse grito de revolta já se levantara na época do rei Davi, durante a rebelião de Seba (2 Sm 20.1) (Bíblia Shedd).

no filho de Jessé. Havia apenas poucos anos, Davi fora um herói nacional. Então, por causa da insensatez de seus descendentes, seu nome passou a ser detestado em Israel, e as tribos do norte decidiram seguir seu próprio caminho, independendo-se do sul (CBASD, vol. 3, p. 245).

Um comentário: