terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Atos 19 - Comentários selecionados

1-7 Éfeso. Talvez a  quarta maior cidade no Império Romano (atrás de Roma, Alexandria e Antioquia), era a capital da província romana da Ásia e o centro comercial para a mais rica região do império. Era também o centro de adoração da deusa Ártemis (conhecida pelos romanos como Diana). Andrews Study Bible.

1 - 5 alguns discípulos. Fica evidente que eram judeus, e não discípulos gentios. CBASD - Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 395.

6 falavam em línguas ... profetizavam. Este episódio é uma extensão do Pentecostes para ainda um outro grupo de pessoas (v. 2, nota). "Profetizavam", nesta passagem, pode ser equivalente a "falar ... as grandezas de Deus" (2.11),  ou falando e "engrandecendo a Deus" (10.46). Bíblia de Genebra.

9 - 10 passou a discorrer diariamente na escola de Tirano ... por espaço de dois anos. Não é de admirar a profundidade da epístola aos Efésios ao se lembrar o alicerce teológico que esta Igreja ganhou durante dois anos. Bíblia Shedd.

10 dois anos. Dois anos e três meses (cf v. 8) foi a mais longa permanência registrada por Lucas numa só localidade missionária. Bíblia de Estudo NVI Vida.

O objetivo da escola foi preparar homens para a obra de evangelização e o pastorado. As Igrejas de Colossos, Hierápolis e Laodicéia, fundadas por Epafras, discípulo e conservo do apóstolo, foram uma parte deste trabalho. E quanto mais? Bíblia Shedd.

12 lenços e aventais.  Provavelmente usados por Paulo ao trabalhar com o couro: os lenços serviriam para amarrar na cabeça. Cf. 5.15. Bíblia de Estudo NVI Vida.

aos enfermos. isto não foi da iniciativa de Paulo; por causa do seu passado religioso pagão, os efésios estavam acostumados a empregar meios supersticiosos (v. 19). Deus ajustou Sua obra de graça à ignorância deles. Bíblia de Genebra.

A eficácia desses instrumentos de cura é comparável à orla das vestes do Senhor (ver com. de Mc 5:27, 28) e ao barro que Ele usou para curar o cego (ver com. de Jo 9:6). Só há duas condições universais para atos sobrenaturais para a cura divina: poder de Deus e fé. Objetos materiais que cobrem o abismo entre o poder divino e a fé humana são meros veículos para o exercício da fé. CBASD, vol. 6, p. 395.

14 sumo sacerdote. Parente do sumo sacerdote em Jerusalém. À semelhança de Simão Mago (8.19), os filhos de Ceva quiseram aproveitar, sem direito, o poder de Deus. O nome de Jesus não é fórmula de magia. Bíblia Shedd.

17 Em vista da dramática falha dos exorcistas (vv 13-17), os cidadãos de Éfeso aprenderam a respeitar o nome de Jesus. Andrews Study Bible.

19 livros. Estes eram pergaminhos com os nomes e encantamentos usados em suas mágicas. Bíblia de Genebra.

calculados os seus preços. O sacrifício feitos pelos cristãos não consistiu apenas no preço dos livros, que é citado por Lucas, mas também na perda de renda em potencial, que poderiam receber por meio da prática das "artes mágicas". CBASD, vol. 6, p. 400.

Foram escavados documentos como esses, com alegadas fórmulas mágicas e informações secretas. Éfeso era um centro de encantamento e magia. Bíblia de Estudo NVI Vida.

21-41  A excitante história do tumulto em Éfeso é testemunha do sucesso da proclamação de Paulo em ganhar a população para a adoração do Criador (vv 23-41). Andrews Study Bible.

21 ver também Roma. Esta é o primeiro registro do desejo de Paulo de ir a Roma. ... A obra de Paulo não lhe pareceria completa até que conseguisse levar seu testemunho ao grande centro do império. CBASD, vol. 6, p. 400.

24 Diana. Do gr. Artemis. Parece não haver razão suficiente para os tradutores da ARA usarem aqui o nome romano da deusa (Diana), que se identifica apenas apenas de maneira aproximada com a divindade dos efésios, em vez de optar pelo nome que ocorre no texto grego. CBASD, vol. 6, p. 403. 
  
25 uma boa fonte de lucro. Como o templo de Ártemis [NVI] era uma das sete maravilhas do mundo antigo, as pessoas vinham de toda a parte para vê-lo. Ao comprarem miniaturas do templo e de imagens, feitas de prata, davam muito lucro aos artífices. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Sua suposta imagem [de Diana/Ártemis], que tinha alegadamente caído de "Zeus" (v. 35), era provavelmente um meteorito que o povo tinha começado a adorar. Bíblia de Genebra.

Ao longo dos séculos, o primeiro golpe que a idolatria recebeu em Éfeso foi durante a permanência de Paulo na cidade. O segundo se deveu a Nero, que roubou o templo de Artêmis ... tesouros da arte. ... Mais tarde, Trajano enviou suas portas esculpidas a um templo de Bizâncio ... os góticos devastaram a Ásia Menor ... forneceu materiais para a igreja de Santa Sofia, construída em Constantinopla por Justiniano, em homenagem à Santa Sabedoria. ... A cidade de Éfeso caiu num estado de tamanha decadência que o lugar do templo permaneceu incerto até o século 19. CBASD, vol. 6, p. 403.

29 teatro. Era muito grande em Éfeso, acomodando 24.000 espectadores. Andrews Study Bible.

33-34 Alexandre. Empurrado para a frente pelos judeus, seja para deixar claro que os judeus estavam dissociados dos cristãos, seja para fazer mais acusações contra os cristãos de delitos contra os gregos. A multidão percebeu que os judeus não eram adoradores de Ártemis, assim como os cristãos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Seu papel na história demonstra que o tumulto era uma disputa entre politeísmo (a adoração de muitos deuses, idolatria) e monoteísmo (a adoração do único e verdadeiro Deus, o Criador). Andrews Study Bible.
 
35 escrivão da cidade. Secretário da cidade, que publicava as decisões da assembléia do povo. Era o oficial mais importante da localidade e principal oficial executivo da assembléia, agindo de intermediário entre Éfeso e as autoridades romanas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

guardiã do templo. Título de honra concedido à cidade que mantivesse um templo de culto imperial. Bíblia Shedd.

37 sacrílegos, lit "roubadores de templos". O templo era o lugar de maior segurança na antiguidade para guardar objetos de valor. Bíblia Shedd.

os judeus ... eram acusados de traficar bens roubados dos templos. CBASD, vol. 6, p. 406.

Nenhum comentário:

Postar um comentário