sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O justo viverá pela fé (Rm 1:17)

Porque no evangelho é revelada, a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: O justo viverá da fé. Rm 1:17 (NVI).


Esta frase, citada por Paulo de Hab. 2:4, é tão fundamental para a compreensão de como Deus prove nossa salvação, que vamos ver como é traduzido em outras versões:
ARA: "O justo viverá por fé";
ARC: "Mas o justo viverá da fé ";
BLH: "Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus". (ou: Quem é aceito por Deus, viverá por meio da fé - rodapé);
Bíblia Viva: "O homem que encontra a vida, vai encontrá-la confiando em Deus".


A citação é de Habacuque 2:4. Durante a invasão dos caldeus, Habacuque foi confortado com a certeza de que o justo estaria a salvo (ver com. de Hc 2.4). Um significado semelhante pode ser notado no uso que Paulo fez da citação em Romanos 1:17. A pessoa justa não viverá na dependência de suas próprias obras nem de seus méritos, mas pela confiança e fé em Deus. ... Unicamente a pessoa que é justa pela fé viverá. CBASD - Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 520. 


Habacuque provavelmente entendia "viverá" se referindo somente à esta vida. Mas Paulo estende esta declaração à vida eterna. Ao crermos (ou: confiarmos) em Deus, nós somos salvos. Encontramos vida, agora e para sempre. Life Application Study Bible.


A justiça pela fé é um tipo especial de justiça - algo que é sem igual nas religiões comparadas. A justiça pela fé está firmada na fidelidade de Deus. Quando a fidelidade de Deus encontra a resposta de fé da parte do homem, o milagre torna-se possível. Então é manifestada a justiça de Deus.
Sendo que Cristo vive no coração daquele que crê, essa pessoa tem a dádiva da justiça de Cristo e possui o poder para realizar obras agradáveis a Deus. Foi esta compreensão que iluminou, mudou e inflamou a vida de Lutero...
Porque então é tão difícil aceitar a dádiva inapreciável da justiça de Deus?
1) A tentativa de nos tornarmos justos por nossos próprios esforços é uma manifestação natural de independência humana.
2) Aceitar a justiça de Cristo significa a morte para o próprio eu.
3) É mais fácil confiar em nossas boas obras do que confiar em Cristo. 
(Comentários baseados nas Lições da ES do 4º trim de 1990, do Dr. Herbert Kiesler).


O professor Pedro Apolinário, em seu livro Explicação de Textos Difíceis da Bíblia, demonstra que a melhor tradução para o trecho fundamental de Romanos 1:17 é: "O homem que é justificado pela fé - viverá". E explica: "A teologia de Paulo nos afiança de que o homem justificado pela fé é o único que possui vida, porque esta vem unicamente de Cristo, recebida através da fé. O grande tema da epístola de Romanos pode ser sintetizado nesta frase: O pecado conduz à morte; a justificação conduz à vida (Rom. 5:17, 21; 8:10)."


Lutero e Romanos 1:17:
"Por uma decretal recente, fora prometida pelo papa certa indulgência a todos os que subissem de joelhos a 'escada de Pilatos', que se diz ter sido descida por nosso Salvador ao sair do tribunal romano, e miraculosamente transportada de Jerusalém para Roma. Lutero estava certo dia subindo devotamente esses degraus, quando de súbito uma voz semelhante a trovão pareceu dizer-lhe: 'O justo viverá da fé'. Romanos 1:17. Ergueu-se de um salto e saiu apressadamente do lugar, envergonhado e horrorizado. Esse texto nunca perdeu a força sobre sua alma. Desde aquele tempo, viu mais claramente do que nunca dantes a falácia de se confiar nas obras humanas para a salvação, e a necessidade de fé constante nos méritos de Cristo. Tinham-se-lhe abertos os olhos, e nunca mais se deveriam fechar aos enganos do papado. Quando ele deu as costas a Roma, também dela volveu o coração, e desde aquele tempo o afastamento se tornou cada vez maior, até romper todo contato com a igreja papal." O Grande Conflito, p. 122 (p. 77 da edição condensada). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário