sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Atos 22 - Comentários de Bíblias de Estudo

3 Tarso. Capital da Cilícia [ao norte da Síria, sudeste da atual Turquia] e cidade natal de Paulo (9:11, 30; 11.25; 21:39). Estava estrategicamente situada próxima às Portas da Cilícia, uma importante passagem [um estreito desfiladeiro entre as montanhas] e na convergência do rio Cidnus e importantes estradas. Andrews Study Bible.

Gamaliel. O rabino mais honrado do século. É possível que fosse neto de Hilel (v. tb 5.34-40). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ele [Gamaliel] era bem conhecido e respeitado como expert em leis religiosas e como uma voz de moderação (5:34). Paulo estava mostrando suas credenciais como um homem bem educado, tendo sido treinado pelo mais respeitado rabino judeu. Life Application Study Bible.

5 sumo sacerdote. Caifás, sumo sacerdote mais de 20 anos atrás, já morrera, sendo Ananias o então sumo sacerdote (v. 23.2); seus registros, porém, demonstrariam a veracidade do testemunho de Paulo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6 Por volta do meio-dia. Pormenor ausente no relato anterior (9.1-22). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Grande luz. Brilho muito acima daquele do sol ao meio dia, não se explicaria senão pela glória celestial irradiada. Bíblia Shedd.

8 Nazareno. Nome de desprezo que os judeus deram a Jesus. Bíblia Shedd.

10 Senhor. Empregar este termo para Jesus mostra mudança radical. Bíblia Shedd.

12 Ananias, piedoso segundo a lei. Importante para esse auditório (cf nota em Lc 1.6). Bíblia de Estudo NVI Vida.

16 lave os seus pecados. O batismo é o sinal externo de uma obra interior da graça. A realidade e o símbolo estão estreitamente associados entre si no NT (ver 2.38; Tt 3.5; 1Pe 3.21). O rito externo, no entanto, não produz a graça interior (cf. Rm 2.28, 29; Fp 3.4-9). Bíblia de Estudo NVI Vida.

O batismo no Novo Testamento é o sinal exterior de uma limpeza interior. Como tal, é correspondente à circuncisão no Antigo Testamento (Dt 10.16; 30.6; Ez 44.7). Bíblia de Genebra.

17 orando no templo. Tendo em vista que o templo era, para Paulo, um lugar de oração, ele não poderia ser acusado de profaná-lo (21:28). Andrews Study Bible.

19, 10 Paulo argumenta que ele seria a pessoa mais indicada para convencer os judeus. Bíblia Shedd.

24 Açoite (gr mastixin; latim flagellum). Terrível instrumento de tortura, muitas vezes fatal usado para arrancar a verdade. A Lex Porcia proibiu o flagellum para os romanos. Bíblia Shedd.

Açoitado. Não com a vara, como aconteceu em Filipos (16.22-24), mas com o flagelo, instrumento de impiedosa tortura. Era lícito usá-lo para arrancar uma confissão de um escravo ou de um estrangeiro, mas nunca de um cidadão romano. O flagelo consistia num açoite de tiras de couro, com pedaços de osso ou de metal fixados nas extremidades. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Jesus foi açoitado com tal chicote (Jo 19.1). Bíblia de Genebra.

26 este homem é cidadão romano. Paulo apelou novamente para sua cidadania romana, sabendo que iria ser punido sem julgamento (16.37). Bíblia de Genebra.

28 pagar um elevado preço. Ninguém sabe como o pai de Paulo, ou algum antepassado dele, conquistara essa cidadania. Bíblia de Estudo NVI Vida.

29 Mandara amarrar. Refere-se às cadeias pesadas que feriam. Paulo continua preso (algemas leves?) durante mais quatro ou cinco anos. Bíblia Shedd.

30 Sinédrio. Se o Sinédrio tivesse passado um veredicto favorável, Paulo estaria livre. Bíblia Shedd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário