quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Atos 27 - Comentários de Bíblias de Estudo

1 A viagem e naufrágio de Paulo neste capítulo nos fornecem um dos melhores exemplos de narrativa descritiva no NT. Bíblia Shedd.

2 navio de Adramitio [NVI]. Porto ao sul de Trôade na costa asiática [costa oeste da atual Turquia]. Bíblia Shedd.

Um porto na costa oeste da Ásia Menor [ atual Turquia], mais de 160 km ao norte de Éfeso [ao sul de Trôade]. Andrews Study Bible.

conosco Aristarco. Pelo menos dois amigos de Paulo o acompanharam na viagem: Lucas e Aristarco, um dos delegados que levou a contribuição aos crentes pobres de Jerusalém (20.4; Cl 4.10 ["prisioneiro comigo"] indica que foi preso com Paulo ou viajou como seu companheiro). Bíblia Shedd.

de partida para costear a Ásia [ARA; NVI: para alguns lugares da Ásia]. Em algum desses portos, Júlio planejava transferir-se para um navio que navegaria até Roma. Bíblia de Estudo NVI Vida.

4 sob a proteção de Chipre [ARA; NVI: ao norte de Chipre]. Buscavam o lado protetor da ilha ao navegar para o norte no lado leste da ilha e depois para o oeste, ao longo do lado norte. Bíblia de Estudo NVI Vida.

por serem contrários os ventos. [Na época] os ventos dominantes provinham do oeste [para onde eles pretendiam navegar]. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6 um navio de Alexandria. Navio egípcio (com carregamento de cereais, v. 38) em viagem para Roma. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Nos fins do verão o vento costumeiro sopra do oeste tornando necessário prosseguir até a Ásia (Mirra) antes de voltar para o oeste. Bíblia Shedd.

Alexandria. Porto principal de exportação de trigo (v. 38) para Roma. Bíblia Shedd.

A maior cidade do Egito, desempenhou papel chave no suprimento de grãos para Roma, um desafio sempre presente para o império. Andrews Study Bible.

8 Bons Portos. Uma baía aberta para o mar, mal protegida. Bíblia Shedd.

9 Dia do Jejum. Refere-se à festa judaica da Expiação, celebrada no dia 10 de Tisri (nesse ano 5 de outubro). Bíblia Shedd.

 tendo-se tornado a navegação perigosa e já passado o Dia do Jejum. O Dia da Expiação [Yom Kippur] caía em fins de setembro ou em outubro. ... Os romanos consideravam a navegação após o dia 15 de setembro duvidosa e, após o dia 11 de novembro, suicida. Bíblia de Estudo NVI Vida.

10 vejo. Ou por visão profética ou por sua longa experiência. Bíblia Shedd.

11 o centurião ficou com a decisão sendo que o coméercio de trigo egípcio era monopólio do governo romano. Bíblia Shedd.

14 Eroaquilão [ARA; NVI: nordeste]. Euro - vento do leste; aquilo - vento do norte. Bíblia Shedd.

16 sob a proteção de uma ilhota chamada Clauda. A uma distância de 32 km de Creta. Esta ilha forneceu abrigo suficiente para fazer preparativos contra a tempestade. Bíblia de Estudo NVI Vida.

recolher o bote [ARA; NVI: barco salva-vidas]. Esse barco pequeno estava sendo rebocado atrás do navio. Estava atrapalhando o andamento do navio e o aparelho do leme. É possível que também corresse o risco de ser esmagado contra o navio no vento e nas ondas. Teve de ser recolhido a bordo (v. 17). Bíblia de Estudo NVI Vida.

17 cingir. Amarrava-se o navio com os cabos para evitar desintegração. Bíblia Shedd.

18 já aliviavam o navio [ARA; NVI: começaram a lançar fora a carga]. Ainda conservaram alguns sacos de trigo, entretanto (cf. v. 38). Bíblia de Estudo NVI Vida.

aliviavam. A frase é citada em Jn 1.5. Bíblia Shedd.

19 armação. O mastro principal com a vela quadrada maior. Bíblia Shedd.

20 Sem Sol ou estrelas era impossível determinar a direção. Bíblia Shedd.

A ausência de sol e estrelas significa que o navio não tinha navegação. O desespero crescente culminou em uma total perda de esperança. Andrews Study Bible.

23 de Deus, de Quem eu sou. Paulo deriva confiança de um fato dominante: ele pertence a Deus por compra (1Co 6.20) e por criação (Rm 11.36). Bíblia Shedd.

Sirvo (gr latreuo, "servir", "cultuar"). O "culto racional" (Rm 12.1) é latreia. Cf Fp 3.3; Ap 7.15; 22.3. Bíblia Shedd.

27 Adriático (gr Adria). Para o mundo antigo [se] estendia entre Itália, Malta, Creta, e a Grécia até o norte da África.

pressentiram os marinheiros que se aproximavam de alguma terra. Ouviram a rebentação das ondas na costa de Malta. Navegaram entre Clauda (16) e Malta cerca de 800 km. Bíblia Shedd.

30-31 A confiança de Paulo na revelação de Deus (vv 23-24) não afastou Paulo de tomar medidas preventivas para evitar que a tripulação desertasse. Andrews Study Bible.

31 Se estes não permanecerem a bordo. Se tivessem permitido que os marinheiros abandonassem o navio para se salvar, os passageiros não teriam conseguido levar o navio à praia no dia seguinte. Bíblia de Estudo NVI Vida.

34 segurança (gr soteria "salvação"). Bíblia Shedd.

37 Estávamos a bordo duzentas e setenta e seis pessoas. O número não é extraordinário para a época. Josefo se refere a um navio com 600 a bordo (Vida, 15). Bíblia de Estudo NVI Vida.

38 aliviaram o peso do navio [NVI]. Atiraram ao mar os últimos sacos de trigo (cf. v. 18), os quais provavelmente tinham sido reservados para a alimentação a bordo. Quanto mais leve o navio, tanto mais perto da praia poderia chegar. Bíblia de Estudo NVI Vida.

41 lugar. Provavelmente na baía agora conhecida como a de S. Paulo.34 segurança (gr soteria "salvação"). Bíblia Shedd.

42 Os soldados resolveram matar os presos [NVI]. Se um preso fugisse, a vida do guarda era tomada em seu lugar. Os soldados não queriam correr o risco de fugas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

42-44 Exatamente como Deus prometera (vv 22-25), todas as 276 pessoas a bordo (v. 37) sobreviveram ao naufrágio. Andrews Study Bible.,

Nenhum comentário:

Postar um comentário