domingo, 23 de dezembro de 2012

I Samuel 15 - domingo, 23.12.2012

Texto bíblico --> I Samuel 15
Texto de hoje do blog da Bíblia:
Em seu curto tempo como rei, Saul agiu temerariamente e pecou tanto em oferecer um sacrifício ao Senhor que só os sacerdotes podiam fazer (I Sam. 13) quanto em suas ordens  para o seu exército (I Sam. 14). No entanto, Deus é longânimo, e em I Sam. 15 vemos o Senhor dando outra chance a Saul para provar se ele obedeceria à voz do Senhor ou a impulsividade do seu coração.
Os amalequitas, descendentes de Esaú, Gên. 36:12, haviam sido os primeiros a fazer guerra contra os israelitas, descendentes de Jacó, em seu retorno a Canaã (Êxodo 17:8).
Isto é muito significante! Deus estava chamando Seu povo para Canaã terrena, assim como hoje Ele está nos chamando para Canaã espiritual. E hoje, o que vem sempre nos atrapalhar em nossa jornada para a Terra Prometida são os nossos pecados. Isto é o que os amalequitas representam, e é isso que temos que superar!
Por causa da idolatria amalequita e sua guerra contra Israel, o Senhor tinha há muito tempo pronunciado, através de Moisés, a sua sentença de morte: "Farei que os amalequitas sejam esquecidos para sempre debaixo do céu" (Êxodo 17:14 NVI). Agora 400 anos depois eles ainda estão perseguindo o povo de Deus, e a Saul é dada a tarefa e teste final: "É tempo de destruir os amalequitas, inteiramente!"
Pode parecer muito duro que isto incluísse até mesmo uma mulher com um bebê nos braços. Mas Deus sabia que, se esta nação ímpia fosse autorizada a permanecer (até mesmo a menor criança), ela acabaria por tornar-se tão forte que eles iriam destruir o Seu povo e sua adoração a Ele.
Infelizmente, Saul falhou no teste e seguiu as inclinações do seu coração, em vez de aos mandamentos de Deus. Embora afirmando obedecer às ordens de Deus, ele salva não só o melhor dos animais (a pretexto de usá-los para sacrifícios), como poupa a vida do rei dos amalequitas como seu troféu cativo.
Mas Deus não honra o pretenso serviço de Saul, assim como não honra o nosso hoje. Quantas vezes nós, hoje, através de uma pretensão de servir a Deus, justificamos algum pecado egoísta ou procuramos alguma glória terrena como Saul?
Como tem sido dito muitas vezes, aquilo que nós não vencemos irá nos vencer. Infelizmente, aquilo que Saul não venceu, o venceu. Alguns capítulos mais tarde (II Sam. 1:8-10), um jovem rapaz vem perante o rei Davi relatar a morte de Saul por suas mãos. Quem era este jovem? Um amalequita! Davi se alegrou? Não! Ele mandou matar o amalequita que assumiu haver matado o "ungido do Senhor" e chorou, assim como Deus chora quando os "pecados amalequitas" nos superaram hoje.
Ao encerrarmos este capítulo,investiguemos nossos corações em oração. Que "pecado amalequita" estamos nos recusando a destruir hoje?

Melodious Echo Mason
ARME Bible Camp Ministries
Trad JAQ

Um comentário: