domingo, 9 de dezembro de 2012

I Samuel 1 – domingo, 09.12.12

Texto bíblico:  I Samuel 1

Comentário do blog da Bíblia:

O primeiro capítulo de Samuel nos apresenta um triste quadro do povo de Deus. A apostasia estava generalizada, "cada pessoa seguia seus desejos pecaminosos". Quando Eli, o sumo sacerdote de Deus, ouviu Ana orando, imaginou que ela fosse mais uma pessoa que havia bebido muito vinho. Então, ele foi e conversou com Ana e logo percebeu que ela era uma adoradora sincera orando para ter um filho. Ele deve ter pensado: " Senhor, por favor, perdoe-me." Então o Senhor o moveu para dar a Ana a certeza de que seu pedido por uma criança seria concedido.

Eli era um homem piedoso, mas como líder lhe faltava coragem moral. O Senhor precisava de um homem que exerceria uma forte liderança e tomaria as medidas necessárias. A mudança começou com o fracasso de uma mulher em ter filhos, mas o opróbrio que ela sofreu não a afastou de Deus. Ela colocou sua confiança no Senhor e confiou de que Ele responderia afirmativamente a sua oração. Seu marido, Elcana era um levita que se estabelecera na tribo de Efraim. Ele era fiel a Deus e obediente às suas ordens. No entanto, para ter filhos, havia adquirido uma segunda esposa, o que, na época, acontecia muitas vezes. Isso só aumentou a vergonha de Ana por não ter filhos. Foi numa das festas anuais em Siló que Ana expressou a sua dor perante Deus e pediu para ter um filho do sexo masculino. Se o Senhor fizesse isso por ela, ela prometeu dar o seu filho de volta ao Senhor por todos os dias da sua vida.

Este era o tipo de mãe que o Senhor estava procurando. Pouco tempo depois, ela deu à luz ao pequeno Samuel e fez tudo o que pode, por meio de suas orações e exemplo, a fim de prepará-lo para o Senhor. Não foi fácil para ela levar Samuel até Siló e deixá-lo lá, como havia prometido. Não há dúvidas de que o pequeno Samuel estava constantemente em seus pensamentos. Isto pode ser observado pelas túnicas que ela fazia para ele, ano após ano, conforme ele crescia até tornar-se um jovem. A fé em Deus que o pequeno Samuel tinha foi primeiro observada em sua mãe. Embora a Bíblia não diga nada diretamente sobre o amor de Samuel por sua mãe, o amor dele por ela deve ter sido muito forte. As reuniões anuais quando a família chegava a Siló para adorar devem ter sido muito especiais para todos os membros da família.

David Manzano
Pastor aposentado

Trad JDS

Um comentário: