segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

I Samuel 23 - segunda, 31.12.2012


Texto bíblico à I Samuel 23
Texto de hoje do blog da Bíblia:
Ao lermos este capítulo, perguntamos: "O que essa passagem me diz sobre Deus?"
No verso 1, Davi ouve que o povo de Queila (uma cidade de Judá) estava sofrendo com as incursões dos  filisteus que lhes roubavam as colheitas de grãos. Então ele pergunta ao Senhor (v. 2 e 4) se deveria ou não livrar dos filisteus o povo desta cidade, e o Senhor responde que sim e lhe dá a vitória.
 Desde que Abiatar, filho de Aimeleque, o sacerdote, se juntara a Davi, trazendo com ele o éfode, ou estola sacerdotal, é provável que o Senhor se comunicasse com o jovem sacerdote por meio do Urim e Tumim, pedras que estavam anexadas ao éfode [Nota trad: Estas pedras brilhavam, uma ou outra, para indicar um “sim” ou “não” à pergunta formulada pelo sumo-sacerdote].
Nos versículos 10-12 Davi ouve que Saul iria destruir Queila a fim de colocar suas mãos sobre ele, Davi. O Senhor confirma que estas eram, realmente, as intenções de Saul, e diz a Davi que o povo de Queila iria entregá-lo e a seus homens a Saul. Então Davi retira seus homens de Queila para o deserto da Judéia.

O Senhor estava guiando os movimentos de Davi, mesmo na solitária região desértica. O versículo 14 diz que "Deus não entregou Davi em suas [de Saul] mãos" (NVI).

O ponto alto do capítulo é o encontro entre Davi e Jônatas, no deserto de Zife. Jônatas ajudou Davi “a encontrar forças em Deus” (v. 16 NVI) e lhe disse que Davi seria rei de Israel e ele, Jônatas, lhe seria o segundo no comando. Como João Batista, Jônatas disse, "que ele cresça e eu diminua." (João 3:30). E esta foi a última vez em que Davi e Jônatas se viram.

No incidente final do capítulo, Davi escapou de forma dramática de Saul, quando o rei foi chamado de volta para expulsar os invasores filisteus do país. Deus não é mencionado, mas O vemos em ação nas entrelinhas.

O Senhor tinha um plano para Davi e apesar de seus erros e das agressões de Saul, Deus estava trabalhando por este plano. Ele tem planos para nós, também, e se confiarmos nEle, Ele irá resolver todas as coisas para que estes planos se concretizem. 

Ralph Neall
Professor aposentado e missionário

Um comentário: