quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

I Samuel 11 - quarta, 19.12.2012

Texto bíblico à I Samuel 11
Texto de hoje do blog da Bíblia:
Este capítulo registra o primeiro ato de coragem de Saul após ter sido escolhido para ser rei, mesmo antes de sua coroação.
Naás, o rei dos amonitas, veio contra Israel e cercou a cidade de Jabes-Gileade. Os anciãos da cidade propuseram uma aliança a Naás e servi-lo se ele não destruisse sua cidade. Naás concordou com uma condição: que ele arrancasse o olho direito de cada um de seus homens [Nota trad: Uma maneira de invalidar os homens para a guerra]. Os mais velhos ficaram chocados e lhe pediram sete dias para pensar sobre a proposta. Naás consentiu e isso deu aos anciãos a oportunidade de enviar mensageiros até Saul para vir ajudá-los.
Saul estava trabalhando no campo, esperando a sua coroação. Quando retornou a Gibeá encontrou o povo chorando e perguntou a eles o motivo do choro. Então, lhe disseram que Naás, o rei dos amonitas, havia cercado a cidade e as exigências que ele havia feito. Quando Saul ouviu isso, o Espírito de Deus veio sobre ele e ele foi movido à ação. Ele matou os bois com os quais estava trabalhando, cortou-os em pedaços e os enviou a todos os território de Israel com a mensagem: “Isto é o que acontecerá aos bois de quem não seguir Saul e Samuel” (v.7 NVI). Trezentos e trinta mil homens responderam à convocação. Então Saul enviou uma mensagem aos anciãos de Jabes-Gileade: "Amanhã haverá libertação para vocês" (v.9 NVI). Quando os homens da cidade ouviram isso, eles se alegraram. Então, no dia seguinte, Saul levou seus homens, dividiu-os em três companhias, e no início da manhã atacou os amonitas, matando muitos deles e espalhando o restante.
Quando tudo acabou, o povo disse a Samuel, "Quem são aqueles em Israel que não queriam Saul como rei? Tragam-nos aqui para que os matemos, porque hoje o Senhor abençoou Saul e salvou os moradores de Jabes-Gileade". Saul respondeu: "Hoje, ninguém será morto, porque, no dia de hoje, o SENHOR salvou a Israel.” (v. 13)  Samuel acrescentou que aquele era momento de alegria e de oferecer sacrifícios de louvor ao Senhor. Em Gilgal Saul foi estabelecido oficialmente como rei de Isral e o povo muito se alegrou com tudo que havia acontecido.
A rapidez e a bravura de Saul, assim como a sua capacidade ao comandar tão grande força de homens, eram as qualidades que o povo de Israel desejava ver em um monarca, para que fossem como as outras nações. Então o povo confirmou seu desejo de ter Saul como rei. Nota-se que aqui o povo atribuiu a honra da vitória em Jabes-Gileade à força e habilidade humana, esquecendo-se que sem as bênçãos de Deus todos os seus esforços teriam sido em vão. Saul, porém, deu provas da mudança que havia ocorrido em seu caráter, pois em vez de tomar a honra para si mesmo deu glória a Deus: “neste dia o Senhor trouxe libertação a Israel” (v. 13 NVI) . Além disso, em vez de mostrar um desejo de vingança contra aqueles que não o queriam como rei, Saul manifestou um espírito de compaixão e perdão. Esta é a prova inequívoca de que a graça de Deus habita no coração (veja Profetas e Reis, p. 613).
Saul em seu primeiro ato sob o Espírito Santo deixou uma lição para todos nós de gratidão, reconhecimento e perdão. Uma lição especialmente importante para aqueles que estão na liderança.

Jack J. Blanco
Universidade Adventista do Sul
Trad JAQ/Rev JDS

Um comentário: