quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

I Samuel 18 - quarta, 26.12.2012

Texto bíblico à I Samuel 18
Texto de hoje do blog da Bíblia:
Imagino que quando Davi contava a história de sua vitória sobre Golias ao rei Saul, que Jônatas, em pé por perto, deve ter sentido uma profunda agitação em sua alma ao se lembrar da sua própria batalha de fé contra os filisteus (I Sam. 14:6). Esses jovens guerreiros tinham muito em comum.

Tanto Jônatas quanto Davi possuíam uma fé ousada, rara nos seus dias e para as suas idades. Eles tinham uma fé que dizia: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31); uma fé que dizia que: "Não por força ou por violência”, mas pelo Espírito de Deus a vitória seria conseguida (Zc 4:6); uma fé que dizia: "Ainda que Ele me mate, ainda assim esperarei nele" (Jó 13:15 NVI). Davi e Jônatas haviam trazido, praticamente sozinhos, a vitória para Israel quando eles avançaram na dependência da força de Deus. Ambos foram acima e além do dever a que foram chamados. Ambos eram humildes, mas corajosamente dispostos a defender a verdade a qualquer custo.

 Eles também tinham mais uma coisa muito importante em comum: ambos estavam na linha de sucessão ao trono, um por nascimento e o outro pelo plano de Deus. Se havia alguém que teria razões de não gostar de Davi, seria Jônatas. Mas, ao invés de lutar por seus direitos ou tornar-se amargo ou invejoso da força de Davi, como se tornou seu pai Saul, Jônatas se rendeu ao plano divino de Deus. Ele não apenas aceitou plano, mas alegremente deu até mesmo as suas vestes de príncipe e sua armadura, e as colocou em Davi reconhecendo assim que ele era o rei legitimamente escolhido. Jônatas e Davi também estabeleceram aliança mútua e perpétua de amizade e proteção leal entre suas famílias. Que linda representação do amor altruísta de Cristo!

Além do início da bela amizade entre Jônatas e de Davi, destaca-se quatro vezes ao longo deste capítulo que Davi era bem sucedido em tudo o que fez por Saul. Mesmo que ele soubesse que deveria ser o próximo rei e que se tornasse cada vez mais evidente que Saul era seu inimigo, Davi não se aproveitou da liderança concedida por Deus em seu próprio proveito, nem buscou o reinado pela força, mas serviu fielmente a Saul e continuou a esperar no Senhor.

Se sentimos que Deus nos chamou para uma grande tarefa, poderíamos ser tentados a forçar as circunstâncias para fazer acontecer o que acreditamos seja a vontade de Deus, em vez de esperar em Deus e andar pela fé. Mas em Tiago 4:10 lemos: "Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará". Como Jônatas e Davi, procuremos nos humilhar diante de Deus e permitir que Ele seja aquEle que nos exaltará!

Melodious Echo Mason
ARME Bible Camp Ministries
Trad JAQ - Rev GASQ

Um comentário: