sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

I Samuel 6 – sexta, 14.12.12

Texto bíblico: 1 Samuel 6

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Deus havia demonstrado a incompetência dos deuses dos filisteus. Não foi a superioridade dos filisteus, que lhes deu a vitória. Foram os pecados de Israel, que fez com que fossem derrotados pelos filisteus.

Na instrução que os sacerdotes e adivinhos deram aos príncipes filisteus encontramos as palavras, "deem glória ao deus de Israel. Talvez ele alivie a mão de sobre vocês, seus deuses e sua terra” (1Sm 6:5). E ainda: “Por que ter o coração obstinado como os egípcios e o faraó?” Eles tinham conhecimento do verdadeiro Deus, mas isto não os levou a dizer: "Devemos aprender a servi-Lo." O conselho dos sacerdotes foi baseada no medo por causa das coisas ruins que aconteceram para seus ídolos e para eles mesmos. O medo impulsiona as pessoas a fazerem o bem, mas por si só não resulta em salvação. Eles foram testemunhas oculares do poder do Deus de Israel, mas tão logo seus juízos cessaram voltaram a seu antigo modo de vida.

O plano elaborado para o retorno da arca não era natural, mas permitiu que Deus desse aos filisteus um testemunho mais poderoso do que as pragas tinham sido para os egípcios. As vacas não eram treinados para suportar o jugo. Além disso, vacas nunca se afastam de seus bezerros recém-nascidos, como elas fizeram. E como as vacas saberiam exatamente o caminho a seguir a fim de atravessar a fronteira de Bete-Semes? Como decidiram parar exatamente no meio de um campo?

Nos sete meses desde que foram derrotados em batalha e perderam a Arca o que os dirigentes e o povo de Israel estiveram fazendo? Por acaso ocorreu um movimento de arrependimento?

Quando a Arca foi devolvida eles se alegraram e ofereceram sacrifícios, mas depois, "fizeram o que era reto aos seus próprios olhos", e olharam debaixo da capa que recobria a Arca do Senhor. Tal desobediência foi imediatamente punida. O mais importante não é a quantidade de informações que temos a respeito de Deus e da Bíblia. Precisamos é do "o amor da verdade", da "fé que opera pelo amor e purifica a vida." Somente somos transformados quando obedecemos aos ensinamentos de Deus.

David Manzano
Pastor aposentado

Trad JDS

Um comentário: