quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Jó 36

Comentário devocional:

Eliú, o jovem interlocutor fez um longo discurso. Ele começou no capítulo 32 e, agora, no capítulo 36, ainda continua a falar. Ele exalta a justiça do seu Criador e sente-se confiante de que o público irá aceitar suas palavras, pois não são falsas (versos 1-4).

Para Eliú, se alguém está acorrentado em vestes de pobreza, como Jó, então Deus lhe revela suas transgressões, pois certamente agiu com orgulho. Deus abre os ouvidos dessa pessoa para a disciplina e pede-lhe para se arrepender da sua iniqüidade (versos 8-10).

A resposta humana resulta nas seguintes ações divinas: Se as  pessoas ouvem o que Deus diz e passam a servi-Lo [então] elas findarão os seus dias em prosperidade e alegria (versículo 11). Embora estas palavras soem como verdade do evangelho, e na verdade o são, o problema é que sem uma compreensão da história  do grande conflito, Eliú vê o cumprimento dessas promessas no aqui e agora, e as entende principalmente no sentido material. A má notícia é que, se as pessoas não escutam, elas desaparecerão e perecerão pela espada porque não suplicaram pela salvação (vers. 12-13). De acordo com Eliú, a recompensa dada por Deus, ocorre na vida aqui na terra.

Entre os versos 22-32, Eliú quer apresentar-nos a imagem que ele tem de Deus. Deus é muito grande em poder, quem é um professor como ele? Quem pode dizer: "Você fez injustiça?" Lembre-se que você deve engrandecer a obra dEle, a qual os homens têm bloqueado. Todos os seres humanos têm visto a obra de Deus. Deus é grande, não sabemos o número dos seus anos. Deus aumenta as gotas de água conforme Ele vê a necessidade. O resultado é que as nuvens lançam suas águas para baixo e as derramam sobre grandes seres humanos (versos 22-28). Eliú parece sugerir a Jó que se alguém é uma grande pessoa, a chuva cairá em sua propriedade. Ele diz que não se pode compreender como as nuvens se propagam. Ele julga as nações. Ele dá comida em abundância. Com a Sua mão Ele dirige o raio e lhe dá ordens para atacar. O Seu trovão declara a aproximação da tempestade (versos 29-32). Eliú fala sobre como Deus (da maneira como ele entende) lida com os seres humanos. Os abençoados são orientados por Deus, mas os orgulhosos não o são.

Querido Deus,

Você é o Grande Doador da sabedoria. Louvamos o Seu nome por causa disso. Sem a Sua profecia ficaríamos perdidos em meio a tantas explicações. Obrigado pela segurança da profecia.

Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul



Traduzido e adaptado por JDS

Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Job/36/

Texto bíblico: Jó 36

Nenhum comentário:

Postar um comentário