Não temos como conhecer a música associada ao Salmo 4. Mas, por ter sido escrito para instrumentos de corda, a lira e a harpa, que eram instrumentos ligados a músicas mais tranquilas (em oposição aos de sopro e percussão), sabemos que este salmo era associado a momentos de meditação e oração.
Este salmo foi chamado de Oração Vespertina e visto como sequência do Salmo 3, conhecido como Oração Matutina. O Salmo 4 descreve a paz e tranquilidade do salmista ao chegar à noite na confiança de que do mesmo modo como Deus o ajudou a superar as dificuldades e angústias do dia (v. 1), não o desamparará também à noite. A confiança no cuidado e no poder de Deus dá àquele que O ama paz, tranquilidade e sono sereno. Ainda que cercado de dificuldades, ele sabe que Deus está com ele.
“O cristão que compartilha a confiança do salmista não precisa temer durante o sono da noite, nem em meio aos deveres do dia (cf Sl 121). “(Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 721).
Enquanto os materialistas negam a importância da espiritualidade para a felicidade do homem (“Quem nos fará desfrutar o bem?” v. 6, NVI), a experiência do salmista lhe diz que a alegria que Deus lhe colocou no coração é mais plena e duradoura do que aquela proporcionada por muitos bens (v. 7).
“A alegria do mundo baseia-se sobre cereal e vinho, mas o verdadeiro regozijo do crente depende de sua comunhão com Deus (Fp 4.4)” (Bíblia Shedd).
Que você possa experimentar a paz e a proteção decorrente de se refugiar no Senhor.
Senhor,
Chama-me a um relacionamento íntimo conTigo para que eu possa conhecer a verdadeira felicidade, confiança e paz em todos os momentos.
Jeferson Quimelli
Texto do blog mundial: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/4/
Texto bíblico: Salmo 4
Amen!
ResponderExcluir