quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Salmo 1

Comentário devocional:

Salmos é um livro de poemas. Sua poesia é caracterizada pelo ritmo dos pensamentos e por imagens vívidas. Ele utiliza uma linguagem concisa para levar o leitor a oração, ao louvor e a instrução profunda. Observe como isso funciona nos seis versículos do Salmo 1:
O verso 1 apresenta tanto o justo e o ímpio, mostrando o que os justos NÃO FAZEM. Eles não trilham o caminho descendente do mal. Eles não seguem o conselho dos ímpios, nem se juntam a eles em suas ações, nem, finalmente, se tornam um com eles ao rejeitar a Deus e sua Palavra.
O verso 2 mostra que os abençoados FAZEM. Em vez de rejeitar a Palavra de Deus, os justos a seguem – porém não de forma legalista. Eles se deleitam nela. Em vez de andar no conselho dos ímpios, eles meditam diariamente no conselho de Deus.
O verso 3 mostra o resultado de se deliciar diariamente na Palavra de Deus. Em vez de permanecer no caminho dos pecadores,os bem-aventurados permanecem como árvores. No entanto, eles não permanecem em pé por seu próprio poder. É Deus quem planta as árvores onde frutificarão, resistirão à seca, e não cairão.
Os versos 4 e 5 mostram o resultado de uma vida de maldade. Em vez de ficar em pé como as árvores, os ímpios são como a palha - seca, impotente e à mercê dos elementos. Eles seguem o caminho dos pecadores, mas não permanecerão em pé no juízo. Eles se assentam com os zombadores, mas não  farão parte da congregação dos justos.
O verso 6 estabelece o contraste final entre os dois tipos de pessoas. O Senhor conhece o caminho dos justos. O vínculo entre Deus e Seu povo é mais íntimo do que entre um homem e sua esposa, que se tornaram uma só carne e conhecem um ao outro.  Eles não ouvirão do Senhor as terríveis e condenatórias palavras: “Nunca vos conheci”. Os ímpios as ouvirão por terem repetidamente recusado a Deus e a Sua Palavra. E, finalmente, perecerão.

Senhor,
ajuda-me a me deleitar em Ti e em Tua Palavra, para que eu possa ser contado entre os bem-aventurados, que Te conhecem e são conhecidos por Ti. Amém

R. Lynn Sauls
Professor Aposentado
Southern Adventist University
Traduzido por JAQ/JDS


Texto bíblico: Salmo 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário