segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Salmo 19

Comentário devocional:

O Salmo 19 é considerado um dos grandes Salmos. É um dos Salmos mais populares a respeito da revelação e da comunicação de Deus. Ele fornece um caminho para melhor conhecer e compreender a Deus de forma pessoal e prática. Destaca-se por sua beleza e simplicidade. Nele, Davi retrata a Deus como o Autor e Sustentador de Seu mundo e de Sua Palavra.


Em poucos versos este Salmo resume a revelação de Deus para nós, mostrando tanto a Sua revelação geral (revelada no mundo natural) como a Sua revelação especial (revelada na Bíblia). Ambas as revelações mostram que Deus é amor e indicam que Ele quer se revelar. Cabe a nós tomarmos tempo para estudar e compreender a Sua revelação.


Nos versículos 1-6 Davi eloqüentemente descreve a glória incomparável de Deus como revelada no mundo natural. Nos versículos 7-10 ele expõe os benefícios que podem ser encontrados na lei de Deus. Então, nos versículos 11-13, ele demonstra os efeitos dessas revelações gerais e especiais no caráter e na conduta.


Deus tem amorosamente se revelado através da natureza e de Sua Palavra. Perante esse comunicação não verbal e verbal os homens terão que prestar contas.


No versículo 14, Davi registra a sua singela oração final. Ele havia meditado acerca da revelação geral e especial de Deus e agora ele ora para que suas palavras faladas e as meditações do seu coração sejam aceitáveis ao majestoso Deus.


Delbert Baker
Vice-presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia


Traduzido por JDS
Texto bíblico: Salmo 19

Um comentário: