segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Salmo 5

Comentário devocional:

Davi, com o coração angustiado, clama por misericórdia (v. 2,3) e justiça divina (v. 8). Ele  reconhece como sua primeira e principal tarefa do dia apresentar-se a Deus (como os sacrifícios da manhã eram apresentados), na esperança da salvação (v. 1-3). Ao mesmo tempo que reconhece que Deus abomina a injustiça, a maldade, a arrogância, mentiras e traição (v. 4-5), todos frutos de um coração cheio de ódio, mostra sua certeza de ser aceito por Deus em sua postura e temor (v. 7). 

Enquanto ora pelo livramento das ações e palavras de seus inimigos, o salmista pede para que Deus seja o juiz e executor dos castigos que eles merecem (v. 8-10), já manifestando a certeza da aceitação e livramento divino por mais um dia (v. 11-12). 

A identificação dos lábios, língua e garganta como instrumentos e origem da falsidade e morte, fazem-nos crer que Davi escreveu este salmo sob humilhação e mentiras, como as ditas por Simei, quando fugia por sua vida da revolta de Absalão (2Sm 16:5-14).

Causa surpresa, também, lembrar que este que se identifica com os piedosos seja o mesmo que matou um justo para encobrir um adultério, foi culpado pela morte de 70 mil homens por executar um censo proibido (2Sm 24), a quem Deus não permitiu que construísse o templo pelo excessivo sangue derramado em suas guerras (1Cr 22:8), e que, mesmo na proximidade da morte pediu a Salomão a morte de Joabe e Simei (1Rs 2:5-6, 8-9). Certamente alguém que não poderia esperar clemência, de acordo com os padrões humanos. Como, então, Davi poderia clamar por justiça?

Davi, porém, sabia, de sua experiência com Deus, que muito mais importante do que praticar “boas” obras (e evitar más obras) é amar a Deus (v. 11). Somente pelo amor de Deus em nós, através de Jesus, a justiça e a paz se encontram (Sl. 85:10).

Cheguemo-nos, hoje, diante de Deus, com os nossos próprios defeitos, e nos vejamos como Deus nos vê: pecadores necessitados de um Salvador (Jackie O Smith).

Jeferson Quimelli



Texto bíblico: Salmo 5

Um comentário: