domingo, 4 de agosto de 2013

Jó 40

No Capítulo 39, Deus explanou acerca de Sua capacidade de criar uma ampla gama de animais com características peculiares. Neste capítulo e no próximo, encontramos a descrição de animais impressionantes.

Deus questiona a atitude dos ímpios que tentam corrigí-lo e acusá-lo (v. 1-2). Quando Jó ouve isso, ele cai de joelhos e silencia. Ele não tem nada a dizer (v. 3-4). Se for questionado, ele não irá responder (v. 5) [provavelmente se referindo a suas afirmações em 9.22 e 13.20-22].

Entretanto, o Senhor ainda não havia concluído. Jó precisava ver que o Juízo Investigativo é seguido por um Juízo Executivo [ou seja: a decisão judicial é seguida pela execução da pena]. Deus desafia Jó a agir como um advogado no tribunal: "Prepare-se como simples homem que é; eu lhe farei perguntas e você me responderá" (v. 7, NVI). Jó está agindo como uma criança e o Senhor quer que ele seja como um "homem forte". Deus faz, então, quatro perguntas a Jó nesta cena de tribunal::
1. "Você vai pôr em dúvida a Minha justiça?" [incluindo a execução da pena] (V. 8a, NVI).
2. "Vai condenar-Me [como Satanás está fazendo] para justificar-se?" (v. 8b, NVI).
3. Você tem um "braço [forte] como Deus?" [para realizar o julgamento?] (v. 9a).
4. Sua voz pode trovejar como a voz de Deus? [quando Ele anuncia o veredito] (v. 9b). Jó só teria uma resposta a todas estas perguntas: "Não!"

Mas Deus quer ainda falar sobre inimigos maiores. Por essa razão, Ele irá descrever duas bestas que não podem ser facilmente contidas pelo homem: o hipopótamo e o crocodilo. Muitas frases nos permitem imaginar o primeiro animal (heb. behemoth) como sendo o hipopótamo. Este enorme animal apresenta as características descritas: a) foi feito por Deus, assim como Jó e todos os seres humanos foram criados por Deus (v. 15); b) Seus músculos são poderosos (v. 16); c) Sua cauda é dura como o cedro e os músculos de suas coxas são firmemente unidos (v. 17); d) Seus ossos e membros são fortes como o bronze (hebraico: nehuša) ou como o ferro (hebraico: barzel) (v. 18).

Alguns críticos dizem que o ferro não era conhecido na época de Jó. Com base nisso, propõem que o livro tenha sido escrito numa data mais tardia, não sendo Moisés o seu autor. No entanto, arqueólogos descobriram peças isoladas de ferro provenientes do tempo de Jó, o que mostra que o argumento carece de evidências .

Alguns veem na descrição deste animal (dos versos 15 a 19), não um hipopótamo, mas um dinossauro. Pensam assim principalmente pelo verso 17 que diz: "Sua cauda balança como o cedro", sendo que a cauda de um hipopótamo é muito reduzida. A representação de dinossauros em antigos cilindros-selos mostra que esse extinto animal era conhecido nos dias de Jó, o que pode favorecer este outro possível ponto de vista.

Os animais deste e do próximo capítulo apresentam características peculiares que nos lembram aspectos dos inimigos de Deus, mais particularmente Satanás.

Deus fala da criação deste animal (v. 19a, NVI): "Ele ocupa o primeiro lugar entre as obras de Deus" (uma qualidade também encontrada em Satanás, como Lúcifer no Céu, ao ser criado). "No entanto, o seu Criador pode chegar a ele com Sua espada" (v. 19b. NVI). Cristo, como o Messias guerreiro, na fase do juízo executivo destruirá a Satanás [cf Ap. 20:2, 10].

Querido Deus,
Aprendemos que ainda estás no controle. Vemos que o inimigo atua tão fortemente hoje quanto no tempo de Jó. Precisamos e agradecemos por Sua proteção. Obrigado por que o mal será completamente exterminado, no momento certo do Teu julgamento. Amém.

Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul
Trad e Adap por JAQ/JDS

Texto bíblico: Jó 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário