sábado, 31 de agosto de 2013

Salmo 24

Comentário devocional:


Em uma época em que as influências da teoria da evolução estão por toda parte tentando influenciar o nosso pensamento alguns tem se questionado a respeito de nossas origens.


O salmista Davi deixa bem claro que a terra e tudo o que nela existe pertence ao Senhor. Foi Deus quem nos criou. Não evoluimos a partir de uma existência sem compreensão racional. Davi reforça o quadro da criação, apresentado em Genesis, do Deus que se movia sobre as águas, mas dá um passo além e proclama que Deus tem uma jurisdição ainda maior sobre nossas vidas.


Davi se põe a pensar a respeito de quem vai estar com Deus. Ele tem certeza de que o nosso Deus é o Criador, o Todo-poderoso, capaz de vencer qualquer batalha e Rei acima de todos os reis! Mas a questão de quem é digno de estar na presença de Deus persiste.


O salmista dá a resposta em termos decepcionantes: aquele que é limpo de mãos e puro de coração, aquele que não é influenciado por pensamentos vãos. O problema é que nenhum de nós está totalmente limpo! Somos todos propensos ao egoísmo, a pensamentos vãos que nos levam a batalhar um contra o outro.


Somos verdadeiramente a geração de Jacó, temos um caráter misto capaz de tentar enganar e manipular. Felizmente a vida de Jacó não terminou desse modo. Jacó foi transformado e recebeu um novo nome. Seu nome foi mudado para Israel. Da mesma forma, embora sejamos uma geração perdida podemos ser encontrados, embora procuremos seguir por nossos próprios caminhos agora decidimos caminhar pelo caminho estreito do Senhor.


Que a nossa oração hoje seja: "Senhor dá-nos mãos limpas e um coração puro, tão necessários para que possamos ser dignos de reinar contigo para sempre. Amém!"


Richard McNeil
Bacharel em Teologia pela Universidade Adventista do Sul
Estudante na Universidade de Andrews


Traduzido por JDS

Texto bíblico: Salmo 24

Um comentário: