Gênesis 28
1 Isaque chamou a Jacó e, dando-lhe a sua bênção, lhe
ordenou, dizendo: Não tomarás esposa dentre as filhas de Canaã.
2 Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua
mãe, e toma lá por esposa uma das filhas de Labão, irmão de tua mãe.
3 Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te
multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos;
4 e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência
contigo, para que possuas a terra de tuas peregrinações, concedida por Deus a
Abraão.
5 Assim, despediu Isaque a Jacó, que se foi a Padã-Arã, à
casa de Labão, filho de Betuel, o arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de
Esaú.
6 Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó e o enviara
a Padã-Arã, para tomar de lá esposa para si; e vendo que, ao abençoá-lo, lhe
ordenara, dizendo: Não tomarás mulher dentre as filhas de Canaã;
7 e vendo, ainda, que Jacó, obedecendo a seu pai e a sua
mãe, fora a Padã-Arã;
8 sabedor também de que Isaque, seu pai, não via com bons
olhos as filhas de Canaã,
9 foi Esaú à casa de Ismael e, além das mulheres que já
possuía, tomou por mulher a Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, e irmã
de Nebaiote.
10 Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã.
11 Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já
era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou
ali mesmo para dormir.
12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia
o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.
13 Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR,
Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado,
eu ta darei, a ti e à tua descendência.
14 A tua descendência será como o pó da terra;
estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em
ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.
15 Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer
que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até
cumprir eu aquilo que te hei referido.
16 Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR
está neste lugar, e eu não o sabia.
17 E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de
Deus, a porta dos céus.
18 Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a
pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo
entornou azeite.
19 E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome
de Betel.
20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e
me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me
vista,
21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai,
então, o SENHOR será o meu Deus;
22 e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e,
de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.
Comentários selecionados:
3 Deus Todo-Poderoso. Literalmente, El-Shaddai (Bíblia Shedd).
4 A bênção de Abraão transmitida a Isaque que, por seu
turno, a comunicou a Jacó, é novamente proferida. Parece que Isaque veio a
concordar com a revelação de que Jacó, e não Esaú, haveria de ser o veículo da
promessa divina (Bíblia Shedd).
5 Era necessário que [Jacó] fosse afastado da influência da
sua mãe e levado a um mundo mais amplo, onde, através da dor e das frustrações,
ele se tornasse um príncipe de Deus. Muitas vezes nosso ninho se rompe para que
aprendamos a voar (Comentário Bíblico Devocional – Velho
Testamento).
6-9 A decisão de Esaú de se casar dentro da linhagem de
Abraão através de Ismael demonstra sua falta de compreensão da descendência da
promessa. Ele buscou casamento no ramo errado da linhagem (Andrews Study Bible).
Agindo por rivalidade contra seu irmão (v.6) e por um desejo
de agradar a seu pai (v. 8), Esaú buscou uma nova esposa entre seus parentes, a
família de Ismael (v. 9). Até mesmo nesta tentativa de agradar faltou-lhe
percepção espiritual, porque Ismael era a descendência natural rejeitada de
Abraão (17.18-21; 21.12-13) (Bíblia de
Genebra).
11 fê-la seu
travesseiro. Este termo hebraico é traduzido como “à sua cabeça”, em 1Sm
26.7. Ao invés de servir como travesseiro, a pedra pode ter protegido sua
cabeça (Bíblia de Genebra).
12 A visão de Jacó tinha o propósito de certificá-lo do
interesse divino a seu respeito (Bíblia
Shedd).
O sonho de Jacó de um lugar de encontro entre céu e terra
prenuncia Jesus Cristo, o Deus-Homem que reúne céu e terra (Jo 1.51). Através
de Cristo, o “único mediador entre Deus e os homens” (1 Tm 2.5), temos acesso
ao Pai (Ef 2.18) (Bíblia de Genebra).
O movimento das marés e a circulação do sangue não são mais
regulatres do que a comunicação entre o céu e a terra (Comentário Bíblico
Devocional – Velho Testamento).
13 Perto dele estava
o SENHOR. Ou, Acima dela [da
escada] (Bíblia NVI).
15 onde quer que
fores. Em contraste com as deidades pagãs, cujo poder se pensava estar
ligado a certas localidades (Bíblia de
Genebra).
Até cumprir. O hebraico
significa apenas que a promessa se cumprirá, não que será mudada depois de seu
cumprimento (Bíblia de Genebra).
17 casa de Deus. Heb.
“Bethel”, que mais tarde se tornou um santuário idólatra durante o tempo do
reino dividido (Andrews Study Bible).
18 coluna. Um
testemunho e monumento chamando a atenção para a importância do lugar (cf.
31.45-59).
Entornou azeite.
Um ato de consagração (35.14; Êx 40.9; 2Sm 1.21) (Bíblia de Genebra).
20 voto. Votos
eram condicionais, enquanto juramentos não o são. O voto de Jacó reaparece em
pontos cruciais desta história (31:13; 35:1-3,7) (Andrews Study Bible).
22 dízimo. A
segunda referência (14:20) no Gênesis a dizimar, antes da outorga da lei
específica (Lev. 27:30-33; Deut. 14:22-29) (Andrews
Study Bible).
Good!
ResponderExcluir