1 Aconteceu, por esse tempo, que Judá se apartou de seus
irmãos e se hospedou na casa de um adulamita, chamado Hira.
2 Ali viu Judá a filha de um cananeu, chamado Sua; ele a
tomou por mulher e a possuiu.
3 E ela concebeu e deu à luz um filho, e o pai lhe chamou
Er.
4 Tornou a conceber e deu à luz um filho; a este deu a mãe o
nome de Onã.
5 Continuou ainda e deu à luz outro filho, cujo nome foi
Selá; ela estava em Quezibe quando o teve.
6 Judá, pois, tomou esposa para Er, o seu primogênito; o
nome dela era Tamar.
7 Er, porém, o primogênito de Judá, era perverso perante o
SENHOR, pelo que o SENHOR o fez morrer.
8 Então, disse Judá a Onã: Possui a mulher de teu irmão,
cumpre o levirato e suscita descendência a teu irmão.
9 Sabia, porém, Onã que o filho não seria tido por seu; e
todas as vezes que possuía a mulher de seu irmão deixava o sêmen cair na terra,
para não dar descendência a seu irmão.
10 Isso, porém, que fazia, era mau perante o SENHOR, pelo
que também a este fez morrer.
11 Então, disse Judá a Tamar, sua nora: Permanece viúva em
casa de teu pai, até que Selá, meu filho, venha a ser homem. Pois disse: Para
que não morra também este, como seus irmãos. Assim, Tamar se foi, passando a
residir em casa de seu pai.
12 No correr do tempo morreu a filha de Sua, mulher de Judá;
e, consolado Judá, subiu aos tosquiadores de suas ovelhas, em Timna, ele e seu
amigo Hira, o adulamita.
13 E o comunicaram a Tamar: Eis que o teu sogro sobe a
Timna, para tosquiar as ovelhas.
14 Então, ela despiu as vestes de sua viuvez, e, cobrindo-se
com um véu, se disfarçou, e se assentou à entrada de Enaim, no caminho de
Timna; pois via que Selá já era homem, e ela não lhe fora dada por mulher.
15 Vendo-a Judá, teve-a por meretriz; pois ela havia coberto
o rosto.
16 Então, se dirigiu a ela no caminho e lhe disse: Vem,
deixa-me possuir-te; porque não sabia que era a sua nora. Ela respondeu: Que me
darás para coabitares comigo?
17 Ele respondeu: Enviar-te-ei um cabrito do rebanho.
Perguntou ela: Dar-me-ás penhor até que o mandes?
18 Respondeu ele: Que penhor te darei? Ela disse: O teu
selo, o teu cordão e o cajado que seguras. Ele, pois, lhos deu e a possuiu; e
ela concebeu dele.
19 Levantou-se ela e se foi; tirou de sobre si o véu e
tornou às vestes da sua viuvez.
20 Enviou Judá o cabrito, por mão do adulamita, seu amigo,
para reaver o penhor da mão da mulher; porém não a encontrou.
21 Então, perguntou aos homens daquele lugar: Onde está a
prostituta cultual que se achava junto ao caminho de Enaim? Responderam: Aqui
não esteve meretriz nenhuma.
22 Tendo voltado a Judá, disse: Não a encontrei; e também os
homens do lugar me disseram: Aqui não esteve prostituta cultual nenhuma.
23 Respondeu Judá: Que ela o guarde para si, para que não
nos tornemos em opróbrio; mandei-lhe, com efeito, o cabrito, todavia, não a
achaste.
24 Passados quase três meses, foi dito a Judá: Tamar, tua
nora, adulterou, pois está grávida. Então, disse Judá: Tirai-a fora para que
seja queimada.
25 Em tirando-a, mandou ela dizer a seu sogro: Do homem de
quem são estas coisas eu concebi. E disse mais: Reconhece de quem é este selo,
e este cordão, e este cajado.
26 Reconheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu,
porquanto não a dei a Selá, meu filho. E nunca mais a possuiu.
27 E aconteceu que, estando ela para dar à luz, havia gêmeos
no seu ventre.
28 Ao nascerem, um pôs a mão fora, e a parteira, tomando-a,
lhe atou um fio encarnado e disse: Este saiu primeiro.
29 Mas, recolhendo ele a mão, saiu o outro; e ela disse:
Como rompeste saída? E lhe chamaram Perez.
30 Depois, lhe saiu o irmão, em cuja mão estava o fio
encarnado; e lhe chamaram Zera.
http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/genesis/gn-capitulo-38/
Texto do Blog de hoje
(http://revivedbyhisword.org/en/bible/gen/38/):
Blog da Bíblia
Este é um capítulo incomum nas Escrituras. Primeiramente,
ele é emoldurado pelo anúncio no verso final de Gen 37 de que os midianitas
venderam José a Potifar como um escravo, e por uma repetição do mesmo anúncio
em Gn 39:1. Se Gên 38 fosse excluído do manuscrito, poucos, se houvessem,
teriam sentido que algo estava faltando. Esta conclusão é reforçada pelo fato
de que José não é mencionado em Gn 38. No entanto, esta história é fundamental
para a história de José. O significado de Gn 38, parece que é porque este
capítulo traça um perfil da experiência de Judá durante o início da escravidão
de José. Judá deixa o clã de Jacó e casa-se com alguém de fora, uma adulamita.
Enquanto o texto não diz o motivo, há uma tradição judaica que defende que os
irmãos perseguiram a Judá devido à tristeza de seu pai sobre a perda de José,
tanto que ele fugiu. Judá, o líder dos irmãos aparece agora alienado deles e da
família patriarcal em geral. Assim, ele se casa com uma mulher cananéia e teve
três filhos com ela. Judá parece estar indo para baixo moralmente. Proponho que
Moisés incluiu este registro de Judá como em antagonismo à história de José
para melhor revelar o caráter de Judá, em contraste com o herói, José.
As revelações fundamentais de caráter de Judá vêm em sua
resposta à perda de dois filhos, casados com Tamar. Ele promete a ela o
terceiro filho como marido quando ele chegar à idade, mas torna-se claro Judá
não tem a intenção de arriscar um terceiro filho aos cuidados de Tamar. Judá é
enganoso. Seu caráter é revelado na história de Tamar. Parece que ela teve uma
chance de pegar Judá de surpresa, selecionando a tática mais provável para
superar suas defesas e ter sucesso. Ao escolher se postar como uma prostituta
na estrada depois que a esposa de Judá morreu, Tamar nos diz algo sobre a
moralidade de Judá. Ele deve ter tido o hábito de buscar prostitutas. Ele a
convida e negocia os termos com ela como um veterano. Judá era sexualmente
imoral. O fato de Judá ter enviado um representante para pagar a prostituta, e
que nesta busca seu enviado a tenha referenciado como prostituta cultual parece
ser uma tentativa de proteger a imagem pública de Judá. Além disso, chama Judá
encerrou suas tentativas de pagamento porque temia o ridículo. Isso reflete seu
método em Gn 37, onde ele condena José à escravidão, para que a escravatura
mate José. Judá era politicamente astuto em realizar atividades ilícitas
durante a tentativa de preservar sua imagem pública.
Cada uma das falhas de caráter de Judá magnificadas em Gn 38
- falsidade, imoralidade sexual, e manter uma boa imagem pública embora agindo
maliciosamente, será vitoriosamente superada por José nas passagens seguintes.
José vai brilhar onde Judá falhou, e nosso primeiro exemplo será em Gn 39 com
uma história sedutora correspondente.
Stephen Bauer
Professor de Teologia e Ética
Universidade Adventista do Sul
Collegedale, Tennessee, EUA
Comentários bíblicos selecionados:
1-30 À primeira leitura, este capítulo parece fora de lugar.
Contudo, existem nele importantes ligações para a circundante história de José.
Vocabulário similar, a importância de símbolos de status (roupa, selo, equipe)
e a importância crescente (e transformação) de Judá conecta este capítulo aos
circundantes (Andrews Study Bible).
1-5 Judá sai da casa de Jacó e se casa com uma cananita e se
torna amigo de um líder cananita. Todos estes elementos sugerem que Judá está
perdendo sua visão da linhagem como povo
especial de Deus (Andrews Study Bible).
6-10 A apresentação de Tamar, a esposa cananita de Er, é
significativa. Apesar de que o fato de ser canaanita a coloca de fora das
promessas especiais da família de Abraão, ela se torna a real heroína da
história (Andrews Study Bible).
8 O casamento do levirato é conhecido das leis dos hititas e
medo-assírias. A diferença principal é que na lei bíblica o cunhado é
responsável em prover um herdeiro (Deut. 25:5-10). Onan tem relações sexuais
com Tamar mas rejeita sua responsabilidade com ela e com seu falecido irmão (Andrews Study Bible).
11 Judá envia Tamar para a casa de seu pai para viver como
viúva (Lev 22:13; Rute 1:8). Ele não parece estar comprometido a ter Tamar como
membro de sua casa (Andrews Study Bible).
12-13 Note a diferença entre Tamar e Judá. Tamar está
vestindo suas roupas de viúva enquanto Judá, por sua vez, está a caminho de
atividades festivas (Andrews Study Bible).
23 Judá está preocupado com respeito à vergonha de não haver
redimido sua promessa, mas ignora os direitos de Tamar (Andrews Study Bible).
24-25 Adultério exigia a morte do ofensor (Lev 20:10; Deut
22:22) (Andrews Study Bible).
26 A justiça de Tamar é contrastada com a semi justiça de
Judá. A história se foca mais nos motivos do que nos atos e os motivos de Tamar
estão alinhados com a lei do do levirato, que visava preservar famílias. Como
resultado, Tamar é parte da linhagem messiânica (Rute 4:12, 18-22; Mat 1:3-6) (Andrews Study Bible).
Marvelous!
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