quinta-feira, 24 de maio de 2012

Gênesis 38 - quinta, 24.05.2012 - comentado




1 Aconteceu, por esse tempo, que Judá se apartou de seus irmãos e se hospedou na casa de um adulamita, chamado Hira.
2 Ali viu Judá a filha de um cananeu, chamado Sua; ele a tomou por mulher e a possuiu.
3 E ela concebeu e deu à luz um filho, e o pai lhe chamou Er.
4 Tornou a conceber e deu à luz um filho; a este deu a mãe o nome de Onã.
5 Continuou ainda e deu à luz outro filho, cujo nome foi Selá; ela estava em Quezibe quando o teve.
6 Judá, pois, tomou esposa para Er, o seu primogênito; o nome dela era Tamar.
7 Er, porém, o primogênito de Judá, era perverso perante o SENHOR, pelo que o SENHOR o fez morrer.
8 Então, disse Judá a Onã: Possui a mulher de teu irmão, cumpre o levirato e suscita descendência a teu irmão.
9 Sabia, porém, Onã que o filho não seria tido por seu; e todas as vezes que possuía a mulher de seu irmão deixava o sêmen cair na terra, para não dar descendência a seu irmão.
10 Isso, porém, que fazia, era mau perante o SENHOR, pelo que também a este fez morrer.
11 Então, disse Judá a Tamar, sua nora: Permanece viúva em casa de teu pai, até que Selá, meu filho, venha a ser homem. Pois disse: Para que não morra também este, como seus irmãos. Assim, Tamar se foi, passando a residir em casa de seu pai.
12 No correr do tempo morreu a filha de Sua, mulher de Judá; e, consolado Judá, subiu aos tosquiadores de suas ovelhas, em Timna, ele e seu amigo Hira, o adulamita.
13 E o comunicaram a Tamar: Eis que o teu sogro sobe a Timna, para tosquiar as ovelhas.
14 Então, ela despiu as vestes de sua viuvez, e, cobrindo-se com um véu, se disfarçou, e se assentou à entrada de Enaim, no caminho de Timna; pois via que Selá já era homem, e ela não lhe fora dada por mulher.
15 Vendo-a Judá, teve-a por meretriz; pois ela havia coberto o rosto.
16 Então, se dirigiu a ela no caminho e lhe disse: Vem, deixa-me possuir-te; porque não sabia que era a sua nora. Ela respondeu: Que me darás para coabitares comigo?
17 Ele respondeu: Enviar-te-ei um cabrito do rebanho. Perguntou ela: Dar-me-ás penhor até que o mandes?
18 Respondeu ele: Que penhor te darei? Ela disse: O teu selo, o teu cordão e o cajado que seguras. Ele, pois, lhos deu e a possuiu; e ela concebeu dele.
19 Levantou-se ela e se foi; tirou de sobre si o véu e tornou às vestes da sua viuvez.
20 Enviou Judá o cabrito, por mão do adulamita, seu amigo, para reaver o penhor da mão da mulher; porém não a encontrou.
21 Então, perguntou aos homens daquele lugar: Onde está a prostituta cultual que se achava junto ao caminho de Enaim? Responderam: Aqui não esteve meretriz nenhuma.
22 Tendo voltado a Judá, disse: Não a encontrei; e também os homens do lugar me disseram: Aqui não esteve prostituta cultual nenhuma.
23 Respondeu Judá: Que ela o guarde para si, para que não nos tornemos em opróbrio; mandei-lhe, com efeito, o cabrito, todavia, não a achaste.
24 Passados quase três meses, foi dito a Judá: Tamar, tua nora, adulterou, pois está grávida. Então, disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada.
25 Em tirando-a, mandou ela dizer a seu sogro: Do homem de quem são estas coisas eu concebi. E disse mais: Reconhece de quem é este selo, e este cordão, e este cajado.
26 Reconheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a dei a Selá, meu filho. E nunca mais a possuiu.
27 E aconteceu que, estando ela para dar à luz, havia gêmeos no seu ventre.
28 Ao nascerem, um pôs a mão fora, e a parteira, tomando-a, lhe atou um fio encarnado e disse: Este saiu primeiro.
29 Mas, recolhendo ele a mão, saiu o outro; e ela disse: Como rompeste saída? E lhe chamaram Perez.
30 Depois, lhe saiu o irmão, em cuja mão estava o fio encarnado; e lhe chamaram Zera.
http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/genesis/gn-capitulo-38/


Texto do Blog de hoje (http://revivedbyhisword.org/en/bible/gen/38/):
Blog da Bíblia
Este é um capítulo incomum nas Escrituras. Primeiramente, ele é emoldurado pelo anúncio no verso final de Gen 37 de que os midianitas venderam José a Potifar como um escravo, e por uma repetição do mesmo anúncio em Gn 39:1. Se Gên 38 fosse excluído do manuscrito, poucos, se houvessem, teriam sentido que algo estava faltando. Esta conclusão é reforçada pelo fato de que José não é mencionado em Gn 38. No entanto, esta história é fundamental para a história de José. O significado de Gn 38, parece que é porque este capítulo traça um perfil da experiência de Judá durante o início da escravidão de José. Judá deixa o clã de Jacó e casa-se com alguém de fora, uma adulamita. Enquanto o texto não diz o motivo, há uma tradição judaica que defende que os irmãos perseguiram a Judá devido à tristeza de seu pai sobre a perda de José, tanto que ele fugiu. Judá, o líder dos irmãos aparece agora alienado deles e da família patriarcal em geral. Assim, ele se casa com uma mulher cananéia e teve três filhos com ela. Judá parece estar indo para baixo moralmente. Proponho que Moisés incluiu este registro de Judá como em antagonismo à história de José para melhor revelar o caráter de Judá, em contraste com o herói, José.

As revelações fundamentais de caráter de Judá vêm em sua resposta à perda de dois filhos, casados com Tamar. Ele promete a ela o terceiro filho como marido quando ele chegar à idade, mas torna-se claro Judá não tem a intenção de arriscar um terceiro filho aos cuidados de Tamar. Judá é enganoso. Seu caráter é revelado na história de Tamar. Parece que ela teve uma chance de pegar Judá de surpresa, selecionando a tática mais provável para superar suas defesas e ter sucesso. Ao escolher se postar como uma prostituta na estrada depois que a esposa de Judá morreu, Tamar nos diz algo sobre a moralidade de Judá. Ele deve ter tido o hábito de buscar prostitutas. Ele a convida e negocia os termos com ela como um veterano. Judá era sexualmente imoral. O fato de Judá ter enviado um representante para pagar a prostituta, e que nesta busca seu enviado a tenha referenciado como prostituta cultual parece ser uma tentativa de proteger a imagem pública de Judá. Além disso, chama Judá encerrou suas tentativas de pagamento porque temia o ridículo. Isso reflete seu método em Gn 37, onde ele condena José à escravidão, para que a escravatura mate José. Judá era politicamente astuto em realizar atividades ilícitas durante a tentativa de preservar sua imagem pública.

Cada uma das falhas de caráter de Judá magnificadas em Gn 38 - falsidade, imoralidade sexual, e manter uma boa imagem pública embora agindo maliciosamente, será vitoriosamente superada por José nas passagens seguintes. José vai brilhar onde Judá falhou, e nosso primeiro exemplo será em Gn 39 com uma história sedutora correspondente.


Stephen Bauer
Professor de Teologia e Ética
Universidade Adventista do Sul
Collegedale, Tennessee, EUA


Comentários bíblicos selecionados:
1-30 À primeira leitura, este capítulo parece fora de lugar. Contudo, existem nele importantes ligações para a circundante história de José. Vocabulário similar, a importância de símbolos de status (roupa, selo, equipe) e a importância crescente (e transformação) de Judá conecta este capítulo aos circundantes (Andrews Study Bible).

1-5 Judá sai da casa de Jacó e se casa com uma cananita e se torna amigo de um líder cananita. Todos estes elementos sugerem que Judá está perdendo sua visão da linhagem  como povo especial de Deus (Andrews Study Bible).

6-10 A apresentação de Tamar, a esposa cananita de Er, é significativa. Apesar de que o fato de ser canaanita a coloca de fora das promessas especiais da família de Abraão, ela se torna a real heroína da história (Andrews Study Bible).

8 O casamento do levirato é conhecido das leis dos hititas e medo-assírias. A diferença principal é que na lei bíblica o cunhado é responsável em prover um herdeiro (Deut. 25:5-10). Onan tem relações sexuais com Tamar mas rejeita sua responsabilidade com ela e com seu falecido irmão (Andrews Study Bible).

11 Judá envia Tamar para a casa de seu pai para viver como viúva (Lev 22:13; Rute 1:8). Ele não parece estar comprometido a ter Tamar como membro de sua casa (Andrews Study Bible).

12-13 Note a diferença entre Tamar e Judá. Tamar está vestindo suas roupas de viúva enquanto Judá, por sua vez, está a caminho de atividades festivas (Andrews Study Bible).

23 Judá está preocupado com respeito à vergonha de não haver redimido sua promessa, mas ignora os direitos de Tamar (Andrews Study Bible).

24-25 Adultério exigia a morte do ofensor (Lev 20:10; Deut 22:22) (Andrews Study Bible).

26 A justiça de Tamar é contrastada com a semi justiça de Judá. A história se foca mais nos motivos do que nos atos e os motivos de Tamar estão alinhados com a lei do do levirato, que visava preservar famílias. Como resultado, Tamar é parte da linhagem messiânica (Rute 4:12,  18-22; Mat 1:3-6) (Andrews Study Bible).


Em breve, mais comentários bíblicos. 

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