Versão Almeida Revista e Atualizada
1 Ora, Diná, filha que Lia dera à luz a Jacó, saiu para ver
as filhas da terra.
2 Viu-a Siquém, filho do heveu Hamor, que era príncipe
daquela terra, e, tomando-a, a possuiu e assim a humilhou.
3 Sua alma se apegou a Diná, filha de Jacó, e amou a jovem,
e falou-lhe ao coração.
4 Então, disse Siquém a Hamor, seu pai: Consegue-me esta
jovem para esposa.
5 Quando soube Jacó que Diná, sua filha, fora violada por
Siquém, estavam os seus filhos no campo com o gado; calou-se, pois, até que
voltassem.
6 E saiu Hamor, pai de Siquém, para falar com Jacó.
7 Vindo os filhos de Jacó do campo e ouvindo o que
acontecera, indignaram-se e muito se iraram, pois Siquém praticara um desatino
em Israel, violentando a filha de Jacó, o que se não devia fazer.
8 Disse-lhes Hamor: A alma de meu filho Siquém está
enamorada fortemente de vossa filha; peço-vos que lha deis por esposa.
9 Aparentai-vos conosco, dai-nos as vossas filhas e tomai as
nossas;
10 habitareis conosco, a terra estará ao vosso dispor;
habitai e negociai nela e nela tende possessões.
11 E o próprio Siquém disse ao pai e aos irmãos de Diná:
Ache eu mercê diante de vós e vos darei o que determinardes.
12 Majorai de muito o dote de casamento e as dádivas, e darei
o que me pedirdes; dai-me, porém, a jovem por esposa.
13 Então, os filhos de Jacó, por causa de lhes haver Siquém
violado a irmã, Diná, responderam com dolo a Siquém e a seu pai Hamor e lhes
disseram:
14 Não podemos fazer isso, dar nossa irmã a um homem
incircunciso; porque isso nos seria ignomínia.
15 Sob uma única condição permitiremos: que vos torneis como
nós, circuncidando-se todo macho entre vós;
16 então, vos daremos nossas filhas, tomaremos para nós as
vossas, habitaremos convosco e seremos um só povo.
17 Se, porém, não nos ouvirdes e não vos circuncidardes,
tomaremos a nossa filha e nos retiraremos embora.
18 Tais palavras agradaram a Hamor e a Siquém, seu filho.
19 Não tardou o jovem em fazer isso, porque amava a filha de
Jacó e era o mais honrado de toda a casa de seu pai.
20 Vieram, pois, Hamor e Siquém, seu filho, à porta da sua
cidade e falaram aos homens da cidade:
21 Estes homens são pacíficos para conosco; portanto,
habitem na terra e negociem nela. A terra é bastante espaçosa para contê-los;
recebamos por mulheres a suas filhas e demos-lhes também as nossas.
22 Somente, porém, consentirão os homens em habitar conosco,
tornando-nos um só povo, se todo macho entre nós se circuncidar, como eles são
circuncidados.
23 O seu gado, as suas possessões e todos os seus animais
não serão nossos? Consintamos, pois, com eles, e habitarão conosco.
24 E deram ouvidos a Hamor e a Siquém, seu filho, todos os
que saíam da porta da cidade; e todo homem foi circuncidado, dos que saíam pela
porta da sua cidade.
25 Ao terceiro dia, quando os homens sentiam mais forte a
dor, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua
espada, entraram inesperadamente na cidade e mataram os homens todos.
26 Passaram também ao fio da espada a Hamor e a seu filho
Siquém; tomaram a Diná da casa de Siquém e saíram.
27 Sobrevieram os filhos de Jacó aos mortos e saquearam a
cidade, porque sua irmã fora violada.
28 Levaram deles os rebanhos, os bois, os jumentos e o que
havia na cidade e no campo;
29 todos os seus bens, e todos os seus meninos, e as suas
mulheres levaram cativos e pilharam tudo o que havia nas casas.
30 Então, disse Jacó a Simeão e a Levi: Vós me afligistes e
me fizestes odioso entre os moradores desta terra, entre os cananeus e os ferezeus;
sendo nós pouca gente, reunir-se-ão contra mim, e serei destruído, eu e minha
casa.
31 Responderam: Abusaria ele de nossa irmã, como se fosse
prostituta?
Texto do blog do dia
(http://revivedbyhisword.org/en/bible/gen/34/):
Blog da Bíblia
"Houve
tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e
escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja,
sendo destestáveis e odiando uns aos outros. Mas quando, da parte de Deus, nosso
Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens,não por causa de atos
de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, Ele nos salvou pelo
lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós
generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. " (Tito 3:3-6, NVI)
Imagine
alguém tirando uma fotografia de você quando você olha o seu pior, talvez
quando você se levanta de manhã, ou logo após uma lesão deixar o seu rosto
ensanguentado e ferido, ou pior ainda, no exato momento que você dirige um
sorriso cruel e desdenhoso em algum infeliz membro da família. A história de
hoje mostra um retrato assim da família de Jacob. É, de fato, o retrato de uma família
problemática muito carente da graça de cura de Deus. Não há heróis nesta
história.
Dinah é
atraída por mulheres pagãs da área. Não para ser para com eles como o sal da
terra (Mateus 5:13), mas mais como a mulher de Ló que amou Sodoma e tornou-se
numa estátua de sal (Gn 19:26) . Siquém é rude, exigente, e viola a mulher a
quem ele é atraído, tanto quanto Sansão faria anos mais tarde (Gn 34:4 cf.
Juízes 14:2). Como David, que era atormentado por seus pecados passados, e
incapaz de defender a Tamar, sua filha depois de seu trágico estupro (II Sam.
13), Jacó é silencioso e passivo (v. 5) e, posteriormente, faz pouco mais do
que ansiosamente repreender seu assassino filhos (v. 30). Hamor, como Labão,
usa os acordos de casamento como um meio para fins gananciosos (vs. 21-23). Os
filhos de Jacó perpetuam a tradição familiar de trapaça e engano na sua
resposta a Hamor e Siquém (vs. 13-17). Além disso, assim como os líderes
religiosos da época de Jesus, eles perverteram os emblemas da aliança de Deus
(circuncisão, neste caso) para atender aos seus próprios interesses. Simeão e
Levi, como Judas, usam o beijo de amizade para cobrir traição e assassinato.
Não há heróis nesta história. Infelizmente, Deus nem sequer aparece nesta história,
provavelmente porque Sua presença não é desejada e nem ser convidada.
A vingança
que Simeão e Levi buscam é tão real à natureza humana que torna estranha a
ausência de vingança que haviam experimentado nas mãos de Esaú, seu tio, ou iriam
experimentar nas mãos de seu irmão José, anos mais tarde. E tão estranha a
atitude de Deus, que "não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos
retribui segundo as nossas iniqüidades" (Sl 103:10, NVI).
Esta
história sem heróis é realmente um retrato escuro. Entretanto, antecipa ao leitor o refrescante relato da vida de José, que vai quebrar a cadeia de pecados das gerações de Israel. Faz o
leitor desejar por Jesus (prefigurado por José) que iria quebrar as correntes
dos pecados das gerações para toda a humanidade.
Douglas
Tilstra
Diretor de
Liderança exterior e Educação
Universidade
Adventista do Sul
Comentários bíblicos selecionados:
1-31 O estupro de Diná e o subsequente massacre da população masculina de Siquém pelos filhos de Jacó revelam profundos conflitos envolvendo as tensões entre pessoas nativas e não nativas, diferenças religiosas e o importante valor da honra familiar (Andrews Study Bible).
Este capítulo presta-se para admoestar-nos a propósito dos perigos do mundanismo nas vidas cristãs (Jo 17.16), principalmente depois de proferidos votos de consagração, como os assumidos por Jacó em Peniel (Bíblia Shedd).
A ameaça à comunidade da aliança em Siquém foi severa. A proposta de Hamor teria significado a assimilação da família de Jacó pelos povos vizinhos (vs. 8-10; Nm 25.1-2). A transição entre o ato de culto de Jacó (33.20) e o comportamento depravado no cap. 34 é marcante. Ao invés de morar em Siquém (33.18-19), talvez Jacó devesse ter cumprido o seu voto feito em Betel (28.22; 31.13; 35.1). Não há a menção de Deus neste capítulo e nem de separação de idolatria (35.1-5), um comentário triste a respeito da liderança espiritual de Jacó (Bíblia de Genebra).
1 ver, isto é, fazer amizades. Diná poderia contar, então, com quinze anos de idade (Bíblia Shedd).
O caminho certo é tornarmos nosso lar tão atraente que nossos filhos não se sintam tentados a desejar as alianças que são oferecidas por aqueles cuja única riqueza está na presente vida. Nossas Rutes não deixarão nossos campos se, de propósito, deixarmos cair mais espigas para elas recolherem (Comentário Bíblico Devocional - Velho Testamento).
2-4 Siquém, o filho de Hamor (33:9), estuprou Diná e decidiu se casar com ela, o que requereu negociações entre as duas famílias. O capítulo contém muitas falas planejadas para convencer a parte oposta (Andrews Study Bible).
2 Viu-a... tomando-a, a possuiu. Diná não consentiu na relação. Foi, portanto, um estupro. A palavra traduzida como "possuiu" é traduzida como "forçar" em 2Sm 13.12, 14, 22, 32. A sequência "viu...tomou..." lembra 3.6; 6.2 (Bíblia de Genebra).
7 em Israel. Ou contra Israel (Bíblia NVI).
9 A proposta da união pelo casamento era atrativa, desde que ela provia proteção e prosperidade, mas também significaria absorção pela cultura (e religião) caananita (Andrews Study Bible).
12 O preço da noiva é estabelecido pela família da noiva (24:53) como compensação (Andrews Study Bible).
13 violado. Surpreende-nos verificar que a palavra traduzida por "violado" (cf v 13 e 27) significa profanar e encontra-se, posteriormente, usada para descrever a corrupção e profanação do Templo (Sl 79.1). Os hebreus demonstravam o mesmo sentimento e designavam a mesma palavra, querendo expressar violação, quer da honra feminina, quer da deturpação do Santo dos Santos (Bíblia Shedd).
com dolo (enganosamente, desonestamente). Ecoa uma palavra chave das histórias de Jacó, incluindo o roubo da bênção de Esaú (27:35) e o trato de Labão com Jacó (29:25) (Andrews Study Bible).
Jacó colheu o fruto se seu engano; seus filhos copiaram seu dolo (27.35-360; porém, o alvo deles era matar (Bíblia de Genebra).
14 A diferença básica entre a família de Jacó e os hivitas consistia nas relações com Deus advindas da aliança. O sinal exterior dessa relação era a circuncisão; entretanto, a adoção do sinal desacompanhado da fé implícita na referida aliança não passaria de ato puramente carnal e mundano. A sugestão se revelava ainda pior, pelo fato de ter sido dada como pretexto para acobertar sentimentos de traição (Bíblia Shedd).
15 circuncidando-se todo macho. Os filhos de Jacó, cometendo um sacrilégio, esvaziaram o santo sinal da aliança do seu significado religioso (17.10-11) e abusaram dele com a intenção de cometer vingança (Bíblia de Genebra).
17 onde sua irmã. Ou, porque sua irmã (Bíblia NVI).
23 A motivação dos siquemitas também são reprováveis (Andrews Study Bible).
25 Provavelmente não estivessem sozinhos, mas tivessem arregimentado, também, os pastores e vaqueiros (cf Gn 14.14) (Bíblia Shedd).
mataram os homens todos. Sob a lei mosaica, o pecado de Siquém contra Diná não receberia esta punição, que foi excessiva (Dt 22.28-29) (Bíblia de Genebra).
Sob a liderança de Simeão e Levi, a população masculina é massacrada e a cidade é saqueada e pilhada, incluindo rebanhos, mulheres e crianças. Na bênção final de Jacó, os descendentes de ambos seria espalhada (49:7) devido a este ato (Andrews Study Bible).
30 atraindo o ódio dos. Ou transformando-me em mau cheiro para os (Bíblia NVI).
serei destruído. Jacó demonstrou medo ao invés de fé obediente (cf. 35.5) (Bíblia de Genebra).
Comentários bíblicos selecionados:
1-31 O estupro de Diná e o subsequente massacre da população masculina de Siquém pelos filhos de Jacó revelam profundos conflitos envolvendo as tensões entre pessoas nativas e não nativas, diferenças religiosas e o importante valor da honra familiar (Andrews Study Bible).
Este capítulo presta-se para admoestar-nos a propósito dos perigos do mundanismo nas vidas cristãs (Jo 17.16), principalmente depois de proferidos votos de consagração, como os assumidos por Jacó em Peniel (Bíblia Shedd).
A ameaça à comunidade da aliança em Siquém foi severa. A proposta de Hamor teria significado a assimilação da família de Jacó pelos povos vizinhos (vs. 8-10; Nm 25.1-2). A transição entre o ato de culto de Jacó (33.20) e o comportamento depravado no cap. 34 é marcante. Ao invés de morar em Siquém (33.18-19), talvez Jacó devesse ter cumprido o seu voto feito em Betel (28.22; 31.13; 35.1). Não há a menção de Deus neste capítulo e nem de separação de idolatria (35.1-5), um comentário triste a respeito da liderança espiritual de Jacó (Bíblia de Genebra).
1 ver, isto é, fazer amizades. Diná poderia contar, então, com quinze anos de idade (Bíblia Shedd).
O caminho certo é tornarmos nosso lar tão atraente que nossos filhos não se sintam tentados a desejar as alianças que são oferecidas por aqueles cuja única riqueza está na presente vida. Nossas Rutes não deixarão nossos campos se, de propósito, deixarmos cair mais espigas para elas recolherem (Comentário Bíblico Devocional - Velho Testamento).
2-4 Siquém, o filho de Hamor (33:9), estuprou Diná e decidiu se casar com ela, o que requereu negociações entre as duas famílias. O capítulo contém muitas falas planejadas para convencer a parte oposta (Andrews Study Bible).
2 Viu-a... tomando-a, a possuiu. Diná não consentiu na relação. Foi, portanto, um estupro. A palavra traduzida como "possuiu" é traduzida como "forçar" em 2Sm 13.12, 14, 22, 32. A sequência "viu...tomou..." lembra 3.6; 6.2 (Bíblia de Genebra).
7 em Israel. Ou contra Israel (Bíblia NVI).
9 A proposta da união pelo casamento era atrativa, desde que ela provia proteção e prosperidade, mas também significaria absorção pela cultura (e religião) caananita (Andrews Study Bible).
12 O preço da noiva é estabelecido pela família da noiva (24:53) como compensação (Andrews Study Bible).
13 violado. Surpreende-nos verificar que a palavra traduzida por "violado" (cf v 13 e 27) significa profanar e encontra-se, posteriormente, usada para descrever a corrupção e profanação do Templo (Sl 79.1). Os hebreus demonstravam o mesmo sentimento e designavam a mesma palavra, querendo expressar violação, quer da honra feminina, quer da deturpação do Santo dos Santos (Bíblia Shedd).
com dolo (enganosamente, desonestamente). Ecoa uma palavra chave das histórias de Jacó, incluindo o roubo da bênção de Esaú (27:35) e o trato de Labão com Jacó (29:25) (Andrews Study Bible).
Jacó colheu o fruto se seu engano; seus filhos copiaram seu dolo (27.35-360; porém, o alvo deles era matar (Bíblia de Genebra).
14 A diferença básica entre a família de Jacó e os hivitas consistia nas relações com Deus advindas da aliança. O sinal exterior dessa relação era a circuncisão; entretanto, a adoção do sinal desacompanhado da fé implícita na referida aliança não passaria de ato puramente carnal e mundano. A sugestão se revelava ainda pior, pelo fato de ter sido dada como pretexto para acobertar sentimentos de traição (Bíblia Shedd).
15 circuncidando-se todo macho. Os filhos de Jacó, cometendo um sacrilégio, esvaziaram o santo sinal da aliança do seu significado religioso (17.10-11) e abusaram dele com a intenção de cometer vingança (Bíblia de Genebra).
17 onde sua irmã. Ou, porque sua irmã (Bíblia NVI).
23 A motivação dos siquemitas também são reprováveis (Andrews Study Bible).
25 Provavelmente não estivessem sozinhos, mas tivessem arregimentado, também, os pastores e vaqueiros (cf Gn 14.14) (Bíblia Shedd).
mataram os homens todos. Sob a lei mosaica, o pecado de Siquém contra Diná não receberia esta punição, que foi excessiva (Dt 22.28-29) (Bíblia de Genebra).
Sob a liderança de Simeão e Levi, a população masculina é massacrada e a cidade é saqueada e pilhada, incluindo rebanhos, mulheres e crianças. Na bênção final de Jacó, os descendentes de ambos seria espalhada (49:7) devido a este ato (Andrews Study Bible).
saquearam. Pela sua desenfreada, infiel e precipitada vingança, Simeão e Levi perderam liderança e terra em Israel (49.5-7) (Bíblia de Genebra).
A traição desses dois irmãos foi totalmente injustificável. No seu leito de morte Jacó foi rebuscar o assunto e previu a dispersão deles em Israel. Embora Levi tivesse desfeito essa maldição, Simeão não parece ter feito nenhum esforço nesse sentido e logo se tornou como água absorvida delas areias do deserto (Mas veja Apocalipse 7.7). Que coisa terrível quando nossa conduta é tão comprometida que torna nossa fé repulsiva para aqueles que observam nosso comportamento (v. 30) (Comentário Bíblico Devocional - Velho Testamento).
30 atraindo o ódio dos. Ou transformando-me em mau cheiro para os (Bíblia NVI).
serei destruído. Jacó demonstrou medo ao invés de fé obediente (cf. 35.5) (Bíblia de Genebra).
Very good!
ResponderExcluir