Versão Almeida Revista e Atualizada
1 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de
sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morrerei.
2 Então, Jacó se irou contra Raquel e disse: Acaso, estou eu
em lugar de Deus que ao teu ventre impediu frutificar?
3 Respondeu ela: Eis aqui Bila, minha serva; coabita com
ela, para que dê à luz, e eu traga filhos ao meu colo, por meio dela.
4 Assim, lhe deu a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó a
possuiu.
5 Bila concebeu e
deu à luz um filho a Jacó.
6 Então, disse
Raquel: Deus me julgou, e também me ouviu a voz, e me deu um filho; portanto,
lhe chamou Dã.
7 Concebeu outra vez
Bila, serva de Raquel, e deu à luz o segundo filho a Jacó.
8 Disse Raquel: Com
grandes lutas tenho competido com minha irmã e logrei prevalecer; chamou-lhe,
pois, Naftali.
9 Vendo Lia que ela
mesma cessara de conceber, tomou também a Zilpa, sua serva, e deu-a a Jacó, por
mulher.
10 Zilpa, serva de Lia, deu a Jacó um filho.
11 Disse Lia: Afortunada! E lhe chamou Gade.
12 Depois, Zilpa, serva de Lia, deu o segundo filho a Jacó.
13 Então, disse Lia: É a minha felicidade! Porque as filhas
me terão por venturosa; e lhe chamou Aser.
14 Foi Rúben nos dias da ceifa do trigo, e achou mandrágoras
no campo, e trouxe-as a Lia, sua mãe. Então, disse Raquel a Lia: Dá-me das
mandrágoras de teu filho.
15 Respondeu ela: Achas pouco o me teres levado o marido?
Tomarás também as mandrágoras de meu filho? Disse Raquel: Ele te possuirá esta
noite, a troco das mandrágoras de teu filho.
16 À tarde, vindo Jacó do campo, saiu-lhe ao encontro Lia e
lhe disse: Esta noite me possuirás, pois eu te aluguei pelas mandrágoras de meu
filho. E Jacó, naquela noite, coabitou com ela.
17 Ouviu Deus a Lia; ela concebeu e deu à luz o quinto
filho.
18 Então, disse Lia: Deus me recompensou, porque dei a minha
serva a meu marido; e chamou-lhe Issacar.
19 E Lia, tendo concebido outra vez, deu a Jacó o sexto
filho.
20 E disse: Deus me concedeu excelente dote; desta vez
permanecerá comigo meu marido, porque lhe dei seis filhos; e lhe chamou
Zebulom.
21 Depois disto, deu à luz uma filha e lhe chamou Diná.
22 Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda.
23 Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: Deus me tirou o
meu vexame.
24 E lhe chamou José, dizendo: Dê-me o SENHOR ainda outro
filho.
25 Tendo Raquel dado à luz a José, disse Jacó a Labão:
Permite-me que eu volte ao meu lugar e à minha terra.
26 Dá-me meus filhos e as mulheres, pelas quais eu te servi,
e partirei; pois tu sabes quanto e de que maneira te servi.
27 Labão lhe respondeu: Ache eu mercê diante de ti; fica
comigo. Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti.
28 E disse ainda: Fixa o teu salário, que te pagarei.
29 Disse-lhe Jacó: Tu sabes como te venho servindo e como
cuidei do teu gado.
30 Porque o pouco que tinhas antes da minha vinda foi
aumentado grandemente; e o SENHOR te abençoou por meu trabalho. Agora, pois,
quando hei de eu trabalhar também por minha casa?
31 Então, Labão lhe perguntou: Que te darei? Respondeu Jacó:
Nada me darás; tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho, se me fizeres
isto:
32 Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele os
salpicados e malhados, e todos os negros entre os cordeiros, e o que é malhado
e salpicado entre as cabras; será isto o meu salário.
33 Assim, responderá por mim a minha justiça, no dia de
amanhã, quando vieres ver o meu salário diante de ti; o que não for salpicado e
malhado entre as cabras e negro entre as ovelhas, esse, se for achado comigo,
será tido por furtado.
34 Disse Labão: Pois sim! Seja conforme a tua palavra.
35 Mas, naquele mesmo dia, separou Labão os bodes listados e
malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, todos os que tinham alguma
brancura e todos os negros entre os cordeiros; e os passou às mãos de seus
filhos.
36 E pôs a distância de três dias de jornada entre si e
Jacó; e Jacó apascentava o restante dos rebanhos de Labão.
37 Tomou, então, Jacó varas verdes de álamo, de aveleira e
de plátano e lhes removeu a casca, em riscas abertas, deixando aparecer a
brancura das varas,
38 as quais, assim escorchadas, pôs ele em frente do
rebanho, nos canais de água e nos bebedouros, aonde os rebanhos vinham para
dessedentar-se, e conceberam quando vinham a beber.
39 E concebia o rebanho diante das varas, e as ovelhas davam
crias listadas, salpicadas e malhadas.
40 Então, separou Jacó os cordeiros e virou o rebanho para o
lado dos listados e dos pretos nos rebanhos de Labão; e pôs o seu rebanho à
parte e não o juntou com o rebanho de Labão.
41 E, todas as vezes que concebiam as ovelhas fortes, punha
Jacó as varas à vista do rebanho nos canais de água, para que concebessem
diante das varas.
42 Porém, quando o rebanho era fraco, não as punha; assim,
as fracas eram de Labão, e as fortes, de Jacó.
43 E o homem se tornou mais e mais rico; teve muitos
rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos.
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Comentários bíblicos selecionados:
1-43 Este capítulo faz parte de uma unidade que se inicia em
29:31 e acaba em 30:24. Relata o nascimento dos doze filhos de Jacó e provê uma
explicação para algumas das tensões e pressões que a família de Jacó (e
especialmente seus filhos) experimentaram. Como em todo o VT, a dádiva de ter
filhos é claramente ligada à ação divina. Os nomes de cada criança era dado
pela respectiva esposa, que não era sempre a mãe biológica, mas que recebia a
criança de sua serva como seu próprio (Andrews Study Bible).
1 senão morrerei. Uma expressão com exagero que demonstra sua angústia extrema (25.32; 27.46). Ironicamente, mais tarde, ela morre durante um parto (35.16-18) (Bíblia de Genebra).
2 Acaso, estou em lugar de Deus. A resposta rude de Jacó contrasta nitidamente com a oração fervorosa de Isaque intercedendo pela esposa sem filhos (25.21) (Bíblia de Genebra).
3 ao meu colo. Lit. "joelhos". Os joelhos são um símbolo do cuidado dos pais (50.23; Jó 3.12). De acordo com o costume do antigo Oriente Próximo, o parto da criança da concubina sobre os joelhos da esposa simbolizavam a adoção da criança pela esposa (Bíblia de Genebra).
6 de Bila, Dã - um juiz. Raquel exclamou: "Deus me julgou e também me ouviu a voz e me deu um filho" (heb danani) (Bíblia Shedd).
8 Naftali - Lutando. Raquel disse: "Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logrei prevalecer". (heb niphtalta) (Bíblia Shedd).
10,11 De Zilpa, Gade - Boa sorte. Lia disse: "Afortunada!" e lhe chamou Gade (gad) (Bíblia Shedd).
13 Aser - Felicidade. Lia disse: "É minha felicidade" (Bíblia Shedd).
14-16 As obrigações matrimoniais de Jacó são negociadas entre as duas esposas, transformando o patriarca em um ator passivo. Raquel desejou as mandrágoras que Ruben, o primogênito de Lia, descobriu no campo, tendo em vista que elas eram consideradas como promotoras de capacidades sexuais (Cantares 7:13). Lia somente deu as frutas em troca de uma noite com Jacó, o que Raquel, relutantemente, concedeu (Andrews Study Bible).
As mandrágoras estavam associadas com o amor. A superstição popular admitia-as com antídoto contra a esterilidade. A barganha efetuada por Raquel não lhe proporcionara o resultado almejado. O v. 22 mostra ser Deus, e não a mágica ou a superstição humana, que promove a fertilidade (Bíblia Shedd).
Às vezes chamada de "maçã do amor", (Bíblia de Genebra).
2 Acaso, estou em lugar de Deus. A resposta rude de Jacó contrasta nitidamente com a oração fervorosa de Isaque intercedendo pela esposa sem filhos (25.21) (Bíblia de Genebra).
3 ao meu colo. Lit. "joelhos". Os joelhos são um símbolo do cuidado dos pais (50.23; Jó 3.12). De acordo com o costume do antigo Oriente Próximo, o parto da criança da concubina sobre os joelhos da esposa simbolizavam a adoção da criança pela esposa (Bíblia de Genebra).
6 de Bila, Dã - um juiz. Raquel exclamou: "Deus me julgou e também me ouviu a voz e me deu um filho" (heb danani) (Bíblia Shedd).
8 Naftali - Lutando. Raquel disse: "Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logrei prevalecer". (heb niphtalta) (Bíblia Shedd).
10,11 De Zilpa, Gade - Boa sorte. Lia disse: "Afortunada!" e lhe chamou Gade (gad) (Bíblia Shedd).
13 Aser - Felicidade. Lia disse: "É minha felicidade" (Bíblia Shedd).
14-16 As obrigações matrimoniais de Jacó são negociadas entre as duas esposas, transformando o patriarca em um ator passivo. Raquel desejou as mandrágoras que Ruben, o primogênito de Lia, descobriu no campo, tendo em vista que elas eram consideradas como promotoras de capacidades sexuais (Cantares 7:13). Lia somente deu as frutas em troca de uma noite com Jacó, o que Raquel, relutantemente, concedeu (Andrews Study Bible).
As mandrágoras estavam associadas com o amor. A superstição popular admitia-as com antídoto contra a esterilidade. A barganha efetuada por Raquel não lhe proporcionara o resultado almejado. O v. 22 mostra ser Deus, e não a mágica ou a superstição humana, que promove a fertilidade (Bíblia Shedd).
Às vezes chamada de "maçã do amor", (Bíblia de Genebra).
16 aluguei. Um dos termos chaves da história de Jacó,
descrevendo em um nível comercial a interação entre pessoas. Mesmo a
sexualidade pode ser "alugada", um tema que reaparece na história de
Judá e Tamar (38:15-19) (Andrews Study Bible).
16-18 De Lia, Issacar - Alugar. Lia disse: "Deus me recompensou" (heb secari) (Bíblia Shedd).
20 Zebulom - Honra. "Deus me deu excelente dote, agora permanecerá comigo meu marido" (zebelani) (Bíblia Shedd).
Como diz um velho ditado espanhol: "Cem gramas de mãe valem o mesmo que meio quilo de clérigos". A influência de Lia sobre seus filhos, a julgar pela vida que eles tiveram depois, não foi algo muito positivo. E mais ainda, sendo Jacó como era, as chances de eles realizarem os mais altos ideais eram mínimas (Comentário Bíblico Devocional - Velho Testamento).
22-24 A gravidez de Raquel aparece como surpresa ao leitor.
Deus Se lembra (19:29; Êx. 2:24; 6:5), e coisas acontecem. Foi após o
nascimento de José que Jacó começa a planejar o seu retorno a Canaã (Andrews
Study Bible).
De Raquel, José - "Dê-me o Senhor ouro filho! Deus tirou-me o vexame ('asaph) - que o Senhor me acrescente (yoseph) outro filho". Benjamin - Filho da mão direita. Raquel, que viera a falecer ao dá-lo à luz, pôs-lhe o nome de Benoni (filho de minha dor). Jacó chamou-lhe Benjamim, como indício da posição que viera a desfrutar (Gn 35) (Bíblia Shedd).
27 Tenho experimentado. Ou, "descobri por presságio". Muitos textos extrabíblicos da mesopotâmia falam da prática de adivinhações no ocultismo, algo proibido em Israel (Dt 18.10,14). Observando a boa sorte de Jacó, Labão, um pagão, tentou descobrir a razão disto através da adivinhação (31.19) (Bíblia de Genebra).
A negação de Labão ao pedido de Jacó é baseado em adivinhação ("tenho experimentado"), uma forma de conhecimento e entendimento da vontade dos deuses. Isto era estritamente proibido em Israel (Lev. 19:26; Deut. 18:10, 14) (Andrews Study Bible).
A negação de Labão ao pedido de Jacó é baseado em adivinhação ("tenho experimentado"), uma forma de conhecimento e entendimento da vontade dos deuses. Isto era estritamente proibido em Israel (Lev. 19:26; Deut. 18:10, 14) (Andrews Study Bible).
O testemunho de Labão a propósito da bênção que lhe adviera por causa de Jacó evidencia o cumprimento da promessa de Deus em Betel (28.14). A palavra que aí vem traduzida como "experimentado" pode significar, também, "adivinhado", isto é, obtida informação através de práticas próprias ao "ocultismo". Na verdade, Jacó estava estipulando salário muito módico, visto que as ovelhas orientais eram, quase todas, brancas, enquanto os cabritos eram normalmente pretos. Parece que Jacó deliberara, assim, em confiar que Deus havia de prover todas as coisas nos termos da bênção anunciada. Deus o fez de modo admirável! (Bíblia Shedd).
31-34 Noa antigo Oriente Próximo, a maioria dos cordeiros era branca e a maioria das cabras era negra ou marrom escura. Pensando que o acordo indicasse pequeno risco para ele, Labão alegremente concedeu o pedido de Jacó com respeito aos animais coloridos, não tão comuns (v. 34). A proposta de Jacó dependia da noção falsa de que impressões visuais vívidas durante o ato de reprodução determinariam as características da descendência. Ele pensou que colocando cores revezadas na frente dos animais se acasalando resultaria numa descendência colorida, não comum (vs. 37-38, 41-42). Embora o esquema de Jacó negasse a Deus a glória devida, a intenção de Deus de abençoar a Jacó não se desviou (31.11-12) (Bíblia de Genebra).
35 separou. O inescrupuloso Labão imediatamente trapaceou. De acordo com o trato feito, os animais coloridos seriam o rebanho inicial de Jacó (v. 32). Jacó iniciou sem estes, um fato que enfatiza a bênção sobrenatural sobre ele (Bíblia de Genebra).
31-34 Noa antigo Oriente Próximo, a maioria dos cordeiros era branca e a maioria das cabras era negra ou marrom escura. Pensando que o acordo indicasse pequeno risco para ele, Labão alegremente concedeu o pedido de Jacó com respeito aos animais coloridos, não tão comuns (v. 34). A proposta de Jacó dependia da noção falsa de que impressões visuais vívidas durante o ato de reprodução determinariam as características da descendência. Ele pensou que colocando cores revezadas na frente dos animais se acasalando resultaria numa descendência colorida, não comum (vs. 37-38, 41-42). Embora o esquema de Jacó negasse a Deus a glória devida, a intenção de Deus de abençoar a Jacó não se desviou (31.11-12) (Bíblia de Genebra).
35 separou. O inescrupuloso Labão imediatamente trapaceou. De acordo com o trato feito, os animais coloridos seriam o rebanho inicial de Jacó (v. 32). Jacó iniciou sem estes, um fato que enfatiza a bênção sobrenatural sobre ele (Bíblia de Genebra).
43 O aumento das riquezas de Jacó são resultado de suas
capacidades de observação, o manejo de métodos básicos de acasalamento e, acima
de tudo, das bênçãos de Deus (Andrews Study Bible).
Deus abençoou os rebanhos de Jacó em detrimento de Labão, apesar da indesculpável astúcia de ambos. Jacó parecia estar enganando Labão, em troca das trapaças deste; porém, Jacó obteve sua família e riqueza somente pela graça de Deus (29.31 - 30.24; 31.9) (Bíblia de Genebra).
Pouco há nessa história que seja elogioso para Jacó, e entre ele e Labão não há muita diferença. São bem dignos um do outro, com uma ressalva, Jacó superava o outro em astúcia. O herdeiro das promessas (Jacó) age para com o filho deste mundo (Labão) de maneiras que os homens mais honrados se recusariam a adotar. Chegamos a apiedar-nos de Labão, que nunca vira uma escada com anjos... [... ] Mas não há muitos que professam ser cristãos e que estão representando hoje, o papel de Jacó? [...] Jacó está destinado a passar através do fogo das provações, por meio do qual a escória será consumida e sua alma ficará branca e pura (Comentário Bíblico Devocional - Velho Testamento).
Pretty good!
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