sábado, 19 de maio de 2012

Gênesis 33 - sábado, 19.05.2012 - comentado



Versão Almeida Revista e Atualizada

1 Levantando Jacó os olhos, viu que Esaú se aproximava, e com ele quatrocentos homens. Então, passou os filhos a Lia, a Raquel e às duas servas.
2 Pôs as servas e seus filhos à frente, Lia e seus filhos atrás deles e Raquel e José por últimos.
3 E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão.
4 Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram.
5 Daí, levantando os olhos, viu as mulheres e os meninos e disse: Quem são estes contigo? Respondeu-lhe Jacó: Os filhos com que Deus agraciou a teu servo.
6 Então, se aproximaram as servas, elas e seus filhos, e se prostraram.
7 Chegaram também Lia e seus filhos e se prostraram; por último chegaram José e Raquel e se prostraram.
8 Perguntou Esaú: Qual é o teu propósito com todos esses bandos que encontrei? Respondeu Jacó: Para lograr mercê na presença de meu senhor.
9 Então, disse Esaú: Eu tenho muitos bens, meu irmão; guarda o que tens.
10 Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço-te que aceites o meu presente, porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.
11 Peço-te, pois, recebe o meu presente, que eu te trouxe; porque Deus tem sido generoso para comigo, e tenho fartura. E instou com ele, até que o aceitou.
12 Disse Esaú: Partamos e caminhemos; eu seguirei junto de ti.
13 Porém Jacó lhe disse: Meu senhor sabe que estes meninos são tenros, e tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se forçadas a caminhar demais um só dia, morrerão todos os rebanhos.
14 Passe meu senhor adiante de seu servo; eu seguirei guiando-as pouco a pouco, no passo do gado que me vai à frente e no passo dos meninos, até chegar a meu senhor, em Seir.
15 Respondeu Esaú: Então, permite que eu deixe contigo da gente que está comigo. Disse Jacó: Para quê? Basta que eu alcance mercê aos olhos de meu senhor.
16 Assim, voltou Esaú aquele dia a Seir, pelo caminho por onde viera.
17 E Jacó partiu para Sucote, e edificou para si uma casa, e fez palhoças para o seu gado; por isso, o lugar se chamou Sucote.
18 Voltando de Padã-Arã, chegou Jacó são e salvo à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã; e armou a sua tenda junto da cidade.
19 A parte do campo, onde armara a sua tenda, ele a comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro.
20 E levantou ali um altar e lhe chamou Deus, o Deus de Israel.
http://biblia.com.br/joaoferreiraalmeidarevistaatualizada/genesis/gn-capitulo-33/



Texto do blog do dia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/gen/33/):
Blog da Bíblia

"...foi-me dado um espinho na minha carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: 'Minha graça é suficiente para você, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. ‘ Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando estou fraco é que sou forte. (II Coríntios 12:7-10, NVI)

Depois de lutar corporalmente com Jacá em Jaboque, Deus dá a Jacó um novo nome e um espinho na carne. Jacó se afasta mancando de seu encontro com Deus, com uma deficiência que o chama, durante o restante de sua vida, a viver como Israel (aquele que luta com Deus) e não como Jacó (aquele que trama/suplanta/engana). Jacó vai precisar de um lembrete. As próximos quatro ou cinco décadas, serão mais desafiadoras do que as duas anteriores passadas. Assim como Paulo precisava de seu "espinho" para lembrá-lo a confiar em Deus, Jacó vai precisar de seu próprio espinho.

Definidora como foi a experiência de Jaboque para Jacó, isto não apaga todas as suas velhas tendências. Assim como nós podemos experimentar nova direção com os nossos votos de batismo ou o nosso votos de casamento e, em seguida, passar a vida inteira aprendendo o significado de viver estes votos, Jacó tem à sua frente uma vida inteira nesta novidade de experiência de mudança de nome com Deus. Este capítulo e o próximo revelam os altos e baixos desse processo.

Como novo homem, Israel, ele se humilha perante Esaú (v. 3), faz restituição por seu furto de 20 anos antes (vs. 8-11), faz referências à sua noite de luta com Deus (v. 10), mostra consideração e proteção à sua família (vs. 13-14), e constrói um altar e declara Deus como o seu próprio, "O Deus de Israel" (v. 20). No entanto, como o velho, Jacó, os padrões profundamente arraigados vêm também à superfície. Ele exibe favoritismo na família (vs. 1-2), ele oferece presentes para Esaú mas nenhuma confissão de seu pecado contra ele (vs. 8-11), e promete se reunir a Esaú em Seir, mas em vez disto, dirige-se, em sentido oposto, a Siquém (vs. 14, 18-19). Velhos padrões são difíceis de se matar. Jacó recebeu o dom de Deus do manquejar - o seu espinho - seu lembrete para que confie em Deus. A história trágica de amanhã, no capítulo 34, parece ser uma indicação de Jacó esquecendo seu manquejar e pagando caro por isso.


Douglas Tilstra
Diretor de Liderança exterior e Educação
Universidade Adventista do Sul




Comentários bíblicos selecionados:


1-2 Os preparativos de viagem refletem as claras divisões e a hierarquia da família de Jacó (primeiro concubinas e filhos, seguidos por Lia e filhos, e, por fim, Raquel e José).
quatrocentos homens. Uma força de luta significante (Andrews Study Bible).

3-4 Jacó saudou a Esaú como um vassalo saúda seu patrono na cerimônia de uma corte real, com a consideração apropriada a um superior - observe as sete prostrações (prática comum no protocolo real do antigo Oriente Próximo, v. 3), a forma submissa de "um servo" (v.5) se dirigir ao seu "senhor" (vs. 10-11). Em contraste, Esaú saudou a Jacó como um irmão depois de uma longa separação (vs. 4, 9) (Bíblia de Genebra).


4 Os medos de Jacó mostram-se infundados. Deus não apenas trabalhou nele (32:22-32) mas também em Esaú  e o tinha abençoado (33:9). Lucas 15:20 descreve a uma cena familiar em linguagem comparável. Em hebraico, os termos que indicam o abraço dos irmãos soa similar a Jacó lutando com Deus (32:24-25) (Andrews Study Bible).


10 Jacó insistia em que Esaú aceitasse o presente porque era somente mediante tal aceitação que ele poderia certificar-se de que estava perdoado e que passaria a reinar a paz entre os dois (Bíblia Shedd).


12-16 Jacó não parece acreditar totalmente em Esaú, mas prefere depender da proteção de Deus (Andrews Study Bible).


17 Sucote significa "ramos". Distava poucos quilômetros ao ocidente de Peniel e ao oriente do Jordão (Bíblia Shedd).


18 são e salvo, poderia ser traduzido por "em paz". Pode ser que tenha referência ao voto que Jacó tinha feito (28.21) (Bíblia Shedd).
chegou... à cidade de Siquém. Ou chegou a Salém, uma cidade de Siquém (Bíblia NVI).
Jacó foi tentado pelas ricas pastagens de Siquém, sem pensar muito nem se preocupar com o caráter do povo dali, e mais tarde deve ter-se arrependido amargamente de sua decisão. Quantos pais crentes cometem engano semelhante! Primeiro, acampam-se perto do mundo, armando suas tendas com as portas naquela direção; a seguir, compram um lote de terreno, e por fim seus filhos contraem alianças que terminam em vergonha e desastre (Comentário Bíblico Devocional - Velho Testamento).


33.18 - 35.29 Esta seção final do "relato de Isaque", como o final da seção do "relato de Abraão" (22.20-25.11), registra a transição dos patriarcados. Ela é estruturada de acordo com o itinerário de volta de Jacó à terra, destacando mortes em vários lugares (que, por sua vez, marcam a passagem da geração de Isaque) e importantes episódios no "relato", tais como os pecados de Rúben, Simeão e levi (Bíblia de Genebra).


19 Siquém é, aqui, o filho de Hamor. Também era o nome da cidade onde Jacó comprara certa área de terra, subsequentemente outorgada a José que, ao que sabemos, foi ali sepultado (18 e Josué 24.32). A referida cidade ficava próxima ao sopé do monte Gerizim, cerca de 80 quilômetros ao norte de Jerusalém. Tinha sido o primeiro acampamento de Abraão dentro dos limites da Palestina (Gn 12.6), sendo, também, o local onde ficava o Poço de Jacó (cf Jo 4.6) e, ainda, o Carvalho de Moré, sob o qual, provavelmente, Jacó enterrara os deuses domésticos que Raquel furtara a Labão (35.4) (Bíblia Shedd).
cem peças de prata. 100 quesitas. Uma quesita era uma moeda de peso e valor desconhecidos (Bíblia NVI).


20 altar. A construção do altar é uma ligação importante com Noé, Abraão e Isaque (8:20; 12:7-8; 13:18; 22:9-10; 26:25; 35:7). Este é o primeiro altar que Jacó construiu (Andrews Study Bible).
O nome do altar em hebraico é El-Elehe-Israel e significa "Deus" (o Onipotente) é o Deus de Israel". Este nome faz lembrar a nova relação estabelecida com Deus (cf 32.29) e marca o cumprimento do voto registrado em Gn 28.21 no sentido da glorificação a ser atribuída a Deus que se tinha manifestado tão poderoso em trazê-lo de volta, são e salvo, depois de vinte anos de ausência. Tenha-se em lembrança que também Abraão ali tenha erigido um altar ao Senhor (Gn 12.7) (Bíblia Shedd).



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