segunda-feira, 18 de junho de 2012

Êxodo 13 - segunda, 18.06.2012


1 Disse o SENHOR a Moisés:
2 Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu.
3 Disse Moisés ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o SENHOR vos tirou de lá; portanto, não comereis pão levedado.
4 Hoje, mês de abibe, estais saindo.
5 Quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais te dar, terra que mana leite e mel, guardarás este rito neste mês.
6 Sete dias comerás pães asmos; e, ao sétimo dia, haverá solenidade ao SENHOR.
7 Sete dias se comerão pães asmos, e o levedado não se encontrará contigo, nem ainda fermento será encontrado em todo o teu território.
8 Naquele mesmo dia, contarás a teu filho, dizendo: É isto pelo que o SENHOR me fez, quando saí do Egito.
9 E será como sinal na tua mão e por memorial entre teus olhos; para que a lei do SENHOR esteja na tua boca; pois com mão forte o SENHOR te tirou do Egito.
10 Portanto, guardarás esta ordenança no determinado tempo, de ano em ano.
11 Quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, como te jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado,
12 apartarás para o SENHOR todo que abrir a madre e todo primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR.
13 Porém todo primogênito da jumenta resgatarás com cordeiro; se o não resgatares, será desnucado; mas todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás.
14 Quando teu filho amanhã te perguntar: Que é isso? Responder-lhe-ás: O SENHOR com mão forte nos tirou da casa da servidão.
15 Pois sucedeu que, endurecendo-se Faraó para não nos deixar sair, o SENHOR matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até ao primogênito dos animais; por isso, eu sacrifico ao SENHOR todos os machos que abrem a madre; porém a todo primogênito de meus filhos eu resgato.
16 E isto será como sinal na tua mão e por frontais entre os teus olhos; porque o SENHOR com mão forte nos tirou do Egito.
17 Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito.
18 Porém Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do mar Vermelho; e, arregimentados, subiram os filhos de Israel do Egito.
19 Também levou Moisés consigo os ossos de José, pois havia este feito os filhos de Israel jurarem solenemente, dizendo: Certamente, Deus vos visitará; daqui, pois, levai convosco os meus ossos.
20 Tendo, pois, partido de Sucote, acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.
21 O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.
22 Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/13/):
"De dia o Senhor ia adiante deles numa coluna de nuvem para guiá-los em seu caminho. . . "(Ex. 13:21).
Nós aprendemos que esta "nuvem" misteriosa (hebraico anan) significa a presença de Deus. Mais tarde, em Levítico, vemos que essa nuvem permanece, não só sobre o tabernáculo recém construído, mas também dentro dele. "O Senhor disse a Moisés: 'Diga ao seu irmão Aaron para não vir sempre que ele escolher para o lugar santíssimo, ou então ele vai morrer, porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório'" (Levítico 16:2).
Esta nuvem misteriosa continua a aparecer por toda a Escritura. Em Números 9:15 essa nuvem também está associada com o período da "noite até a manhã" período de tempo em Daniel 7, quando "aquEle como filho do homem", se aproxima do Ancião dos Dias.
Porém, mais marcante do que tudo, em Marcos 16:62, Jesus de Nazaré está diante do sumo sacerdote, Caifás, e diz: "Você verá ver o Filho do Homem sentado à direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu."
Caifás sabia exatamente o que Jesus estava dizendo: Jesus estava se igualando com o Senhor [Yahweh/YHWH], que levou Israel através do deserto nas  "nuvens do céu".
Neste momento, Caifás fez algo que o sumo sacerdote nunca deveria fazer (veja Lv. 21: 6): rasgou as suas roupas. Ao fazer isso, ele anulou efetivamente o sacerdócio, dando lugar ao novo Sumo Sacerdote que estava diante dele.
Este mesmo Sumo Sacerdote voltará um dia à terra: "Olhe, ele vem com as nuvens e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram ..." (Apocalipse 1:7).

Andy Nash
Escola de Jornalismo e Comunicação
Universidade Adventista do Sul

Um comentário: