1 Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao
SENHOR, e disseram: Cantarei ao SENHOR, porque triunfou gloriosamente; lançou
no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
2 O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por
salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai;
por isso, o exaltarei.
3 O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome.
4 Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os
seus capitães afogaram-se no mar Vermelho.
5 Os vagalhões os cobriram; desceram às profundezas como
pedra.
6 A tua destra, ó SENHOR, é gloriosa em poder; a tua destra,
ó SENHOR, despedaça o inimigo.
7 Na grandeza da tua excelência, derribas os que se levantam
contra ti; envias o teu furor, que os consome como restolho.
8 Com o resfolgar das tuas narinas, amontoaram-se as águas,
as correntes pararam em montão; os vagalhões coalharam-se no coração do mar.
9 O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os
despojos; a minha alma se fartará deles, arrancarei a minha espada, e a minha
mão os destruirá.
10 Sopraste com o teu vento, e o mar os cobriu; afundaram-se
como chumbo em águas impetuosas.
11 Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu,
glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?
12 Estendeste a destra; e a terra os tragou.
13 Com a tua beneficência guiaste o povo que salvaste; com a
tua força o levaste à habitação da tua santidade.
14 Os povos o ouviram, eles estremeceram; agonias
apoderaram-se dos habitantes da Filístia.
15 Ora, os príncipes de Edom se perturbam, dos poderosos de
Moabe se apodera temor, esmorecem todos os habitantes de Canaã.
16 Sobre eles cai espanto e pavor; pela grandeza do teu
braço, emudecem como pedra; até que passe o teu povo, ó SENHOR, até que passe o
povo que adquiriste.
17 Tu o introduzirás e o plantarás no monte da tua herança,
no lugar que aparelhaste, ó SENHOR, para a tua habitação, no santuário, ó
Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.
18 O SENHOR reinará por todo o sempre.
19 Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os
seus cavalarianos, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar sobre eles as águas
do mar; mas os filhos de Israel passaram a pé enxuto pelo meio do mar.
20 A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e
todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças.
21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque
gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
22 Fez Moisés partir a Israel do mar Vermelho, e saíram para
o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto e não acharam água.
23 Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as
águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara.
24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de
beber?
25 Então, Moisés clamou ao SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou
uma árvore; lançou-a Moisés nas águas, e as águas se tornaram doces. Deu-lhes
ali estatutos e uma ordenação, e ali os provou,
26 e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e
fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus
mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá
sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.
27 Então, chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e
setenta palmeiras; e se acamparam junto das águas.
Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/15/):
Quando Deus liberta e nos leva de uma situação de morte
certa para a vida com Ele, há alegria. As pessoas não podem deixar de cantar e
festejar alegremente após Deus intervir milagrosamente.
Aqui temos a primeira canção gravada nas Escrituras, escrita
após a libertação do povo de Deus do poderio dos exércitos egípcios no Mar
Vermelho.
Dividido em três estrofes, o Cântico de Moisés começa, em
cada uma delas, com louvor ao Senhor e termina com as ações pelas quais o
Senhor deve ser louvado.
O Senhor é louvado porque Ele é a nossa salvação. Seu nome
tem poder, e por este poder os exércitos do Faraó não existem mais. Embora as
forças do mal possam planejar a nossa destruição, a mão direita de Deus derruba
o inimigo, puxando-nos para a segurança. Frequentes textos egípcios que falam
da mão direita de Faraó, que liberta dos inimigos do Egito, contrastam aqui com
a mão direita do Senhor, que "tornou-se gloriosa em poder" de tal
modo que "as profundezas os [egípcios] cobriram."
A ocorrência deste ato redentor de Deus na história
assegura-nos que não temos nada a temer no futuro. A última estrofe enfoca os
futuros inimigos que serão enfrentados na conquista. "Pela grandeza do teu
braço que será tão imóvel como uma pedra."
Quando nos deparamos com certas impossibilidades, quando
estamos encurralados na vida e não sabemos para onde ir, podemos encontrar
segurança em "O Cântico de Moisés", que comemora um grande evento na
história do povo de Deus. Através dos eventos onde Deus interveio em nossas
vidas, temos a certeza de que Ele nos trará "e nos plantará na montanha da
sua herança, onde o Senhor reinará para sempre e sempre."
Esta grande esperança da consumação será a música por
todos os aqueles que estarão com Jesus no céu, no último dia de libertação
quando estivermos junto ao "mar de vidro" (Ap 15:3).
Comentários bíblicos selecionados:
1-18 Esta canção serve como ligação entre a experiência do
êxodo e a jornada no deserto. É um dos mais antigos exemplos de poesia hebraica
e pode ser dividida em três seções (vs. 1b-6, 7-11, 12-17). Cada seção contém
versos que testemunham o livramento do Senhor (vs. 1b-3, 7-8, 12-13), então
versões de narrativa e co,aração (vs. 4-5, 9-10, 14-16a). Cada seção contém um
verso que louva diretamente a Deus (vs. 6, 11, 16b-17). Adoração e serviço
estão no centro da experiência do êxodo (Andrews Study Bible).
O tema desta canção celebra a intervenção divina na derrota
daqueles que perseguiam o Seu povo (Bíblia Shedd).
7 derribas. A suprema excelência de Deus se revela
quando, em Cristo Jesus, derriba as obras de Satanás, o reino do maligno, e
anula o efeito do pecado na vida humana (Bíblia Shedd).
10 sopraste. Ex. 14.21 nos mostra que as águas do mar
foram afastadas por um forte vento (Bíblia Shedd).
11 entre os deuses. Não que Moisés pensasse que
existiam outros deuses, mas sabia que as superstições do povo do Egito, com
respeito aos ídolos, eram grandes, e que os israelitas tinham passado quatro
séculos nesse ambiente ( cf Sl 135.15-18). Santidade. É justamente isto
que faltava na idéia que os pagãos fizeram da natureza de Deus. Esta é a
característica especial de Deus e é isto que se exige dos crentes (Hb 12.14) (Bíblia
Shedd).
12 a terra os tragou. Utilizado em sentido poético ao
descrever a água cobrindo o exército e o cobrindo da vista. Enquanto parte da
terceira seção, que olha para o futuro, pode estar apontando para a morte
daquelas pessoas que se oporão aos filhos de Israel em sua jornada a Canaã (Andrews
Study Bible).
14 agonias. O povo que, justamente na época do Êxodo,
estava chegando à costa da Palestina, os filisteus, juntamente com Edom e
Moabe, os vizinhos daquela Terra Prometida, e os cananitas que ali habitavam,
logo teriam que desocupar o lugar para a habitação do povo de Deus. A fama do
Êxodo logo se espalhou (Bíblia Shedd).
17 plantarás. O símbolo do povo de Deus era uma
videira plantada e cultivada por Ele (Sl 80.8), que cresceu até sua plenitude
na pessoa de Jesus Cristo (Jô 15.1). aparelhaste. Fazia séculos que o
povo de Israel era herdeiro da promessa de “uma terra que mana leite e mel”
(3.8; 13.5; Gn 13.14-16) (Bíblia Shedd).
20-21 A canção de Miriã serve como um coro ou ponte que
poderia ser repetida entre as seções (Andrews Study Bible).
20 Miriã é a irmã deMoisés e uma das quatro mulheres que
recebeu o título de profetisa no VT. A outras são: Débora (Jz. 4:4),
Ulda (2 Rs. 22:14) e Noadia (Neem. 6:14) (Andrews Study Bible).
22 Sur. A parte da península do Sinai, que fica
próxima do Egito (Bíblia Shedd).
25 clamou. O recurso de Moisés quando tudo ia mal era
saber recorrer à Fonte de Bênçãos, o Deus Onipotente. Árvore. Há arvores
no Peru que têm esta qualidade, mas nenhum dos moradores das regiões do Sinai
conhece algo semelhante; era necessário haver uma revelação divina em resposta
à oração de Moisés. Vê-se aqui uma ilustração do madeiro, a Cruz de Cristo que
pode resgatar do julgamento mais amargo (Bíblia Shedd).
provou. O verbo hebraico pode também significar
“treinou” (Andrews Study Bible).
25b-26 Deus estabelece os princípios guia de Seu
relacionamento entre Ele e Israel. Saúde é uma das principais preocupações nas
leis do Pentateuco. Na fronteira de Canaã uma promessa similar é repetida
(Deut. 32:1-4) (Andrews Study Bible).
27 Então. Os que viajam para o sul de Sinai
descobrem este Oásis, depois de um dia de viagem a camelo além de Mara (Bíblia
Shedd).
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