1 São estes os estatutos que lhes proporás:
2 Se comprares um escravo hebreu, seis anos servirá; mas, ao
sétimo, sairá forro, de graça.
3 Se entrou solteiro, sozinho sairá; se era homem casado,
com ele sairá sua mulher.
4 Se o seu senhor lhe der mulher, e ela der à luz filhos e
filhas, a mulher e seus filhos serão do seu senhor, e ele sairá sozinho.
5 Porém, se o escravo expressamente disser: Eu amo meu
senhor, minha mulher e meus filhos, não quero sair forro.
6 Então, o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à
porta ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o
servirá para sempre.
7 Se um homem vender sua filha para ser escrava, esta não
lhe sairá como saem os escravos.
8 Se ela não agradar ao seu senhor, que se comprometeu a
desposá-la, ele terá de permitir-lhe o resgate; não poderá vendê-la a um povo
estranho, pois será isso deslealdade para com ela.
9 Mas, se a casar com seu filho, tratá-la-á como se tratam
as filhas.
10 Se ele der ao filho outra mulher, não diminuirá o
mantimento da primeira, nem os seus vestidos, nem os seus direitos conjugais.
11 Se não lhe fizer estas três coisas, ela sairá sem
retribuição, nem pagamento em dinheiro.
12 Quem ferir a outro, de modo que este morra, também será
morto.
13 Porém, se não lhe armou ciladas, mas Deus lhe permitiu
caísse em suas mãos, então, te designarei um lugar para onde ele fugirá.
14 Se alguém vier maliciosamente contra o próximo, matando-o
à traição, tirá-lo-ás até mesmo do meu altar, para que morra.
15 Quem ferir seu pai ou sua mãe será morto.
16 O que raptar alguém e o vender, ou for achado na sua mão,
será morto.
17 Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe será morto.
18 Se dois brigarem, ferindo um ao outro com pedra ou com o
punho, e o ferido não morrer, mas cair de cama;
19 se ele tornar a levantar-se e andar fora, apoiado ao seu
bordão, então, será absolvido aquele que o feriu; somente lhe pagará o tempo
que perdeu e o fará curar-se totalmente.
20 Se alguém ferir com bordão o seu escravo ou a sua
escrava, e o ferido morrer debaixo da sua mão, será punido;
21 porém, se ele sobreviver por um ou dois dias, não será
punido, porque é dinheiro seu.
22 Se homens brigarem, e ferirem mulher grávida, e forem
causa de que aborte, porém sem maior dano, aquele que feriu será obrigado a
indenizar segundo o que lhe exigir o marido da mulher; e pagará como os juízes
lhe determinarem.
23 Mas, se houver dano grave, então, darás vida por vida,
24 olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,
25 queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe
por golpe.
26 Se alguém ferir o olho do seu escravo ou o olho da sua
escrava e o inutilizar, deixá-lo-á ir forro pelo seu olho.
27 E, se com violência fizer cair um dente do seu escravo ou
da sua escrava, deixá-lo-á ir forro pelo seu dente.
28 Se algum boi chifrar homem ou mulher, que morra, o boi
será apedrejado, e não lhe comerão a carne; mas o dono do boi será absolvido.
29 Mas, se o boi, dantes, era dado a chifrar, e o seu dono
era disso conhecedor e não o prendeu, e o boi matar homem ou mulher, o boi será
apedrejado, e também será morto o seu dono.
30 Se lhe for exigido resgate, dará, então, como resgate da
sua vida tudo o que lhe for exigido.
31 Quer tenha chifrado um filho, quer tenha chifrado uma
filha, este julgamento lhe será aplicado.
32 Se o boi chifrar um escravo ou uma escrava, dar-se-ão
trinta siclos de prata ao senhor destes, e o boi será apedrejado.
33 Se alguém deixar aberta uma cova ou se alguém cavar uma
cova e não a tapar, e nela cair boi ou jumento,
34 o dono da cova o pagará, pagará dinheiro ao seu dono, mas
o animal morto será seu.
35 Se um boi de um homem ferir o boi de outro, e o boi
ferido morrer, venderão o boi vivo e repartirão o valor; e dividirão entre si o
boi morto.
36 Mas, se for notório que o boi era já, dantes, chifrador,
e o seu dono não o prendeu, certamente, pagará boi por boi; porém o morto será
seu.
Texto de hoje do blog da Bíblia
(http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/21/)
As leis civis encontradas nos próximos quatro capítulos [21
a 25] foram baseadas no espírito da Lei Moral, mas tratam de costumes sociais
específicos que eram praticados naquela cultura e tempo.
Deve-se entender que Israel tinha acabado de sair do Egito e
Deus levou-os do modo como estavam e esperava que eles mudassem e estivessem de
acordo com seus ideais. Em muitos casos, essas leis podem ser comparadas a
outras leis do antigo Oriente Próximo e são muito mais humanas.
A descoberta arqueológica em 1902 de uma pedra documentando
mais de 300 leis que regiam Babilônia durante o reinado de Hamurabi apresenta
algumas semelhanças com este capítulo. Êx. 21:16, p. ex., assim como o código
de Hamurabi, indica que o comércio de escravos era considerado uma grave ofensa
punível com a morte. O mesmo em Êx. 21:23, quando uma vida humana perdida
levava o assassino a pagar por esse crime com a sua própria vida.
A lei da Babilônia indicava que um homem pode substituir sua
filha em seu lugar. Mas essa injustiça não era permitida na lei mosaica.
A lei hebraica, de maneira diferente às leis de outras
culturas, não considerava um servo como propriedade incondicional de seu
mestre. Em geral, as leis em Êxodo se concentram mais nos direitos dos seres
humanos individuais e da santidade da vida.
Deus desejou que a equidade e a justiça fossem exercidas
entre o Seu povo. Como devemos tratar aqueles que nos rodeiam?
Michael Hasel
Universidade Adventista do Sul
O pecado não deu certo!
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