sexta-feira, 22 de junho de 2012

Êxodo 17 - sexta, 22.06.2012 - comentado

1 Tendo partido toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, fazendo suas paradas, segundo o mandamento do SENHOR, acamparam-se em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.
2 Contendeu, pois, o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?
3 Tendo aí o povo sede de água, murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos?
4 Então, clamou Moisés ao SENHOR: Que farei a este povo? Só lhe resta apedrejar-me.
5 Respondeu o SENHOR a Moisés: Passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel, leva contigo em mão o bordão com que feriste o rio e vai.
6 Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.
7 E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós ou não?
8 Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim.
9 Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão.
10 Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro.
11 Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.
12 Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol.
13 E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada.
14 Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu.
15 E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira.
16 E disse: Porquanto o SENHOR jurou, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.


Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/17/):
Após a provisão do maná para a sua alimentação diária, chegamos agora a uma outra crise de fé, agora sobre a água.
Nestes dois capítulos [Êx. 16 e 17] Deus usa as necessidades básicas da vida: alimentação e água, para ensinar a seus filhos total dependência nEle.
Em muitas partes do mundo de hoje onde os recursos básicos são escassos, a resposta de Moisés é um exemplo para nós. "O que devo fazer?", ele pede ao Senhor.
Durante seus 40 anos de exílio do Egito, Moisés tinha aprendido implícita confiança nAquele que o levara de pastagem a pastagem com seus rebanhos. Ele tinha desaprendido os muitos sofismas a ele inculcados enquanto crescia nos palácios luxuosos do Egito.
Sua pergunta ao Senhor demonstra a postura de um líder do povo de Deus. Ao invés de depender de suas próprias habilidades, Moisés pergunta: "Que devo fazer?"
Quando solicitamos a ajuda de Deus Ele se posiciona diante de nós. Ele intervém. Ao fornecer a água da rocha em Refidim, Deus demonstra sua soberania perante os anciãos de Israel, para que possam ser testemunhas diante do povo.
A batalha com os amalequitas, os descendentes de Esaú [Gen. 36:12], iniciou uma briga que iria durar através das gerações até o estabelecimento da monarquia sob Saul (1 Sam 15:2-3). Esta foi a primeira batalha de Israel era com outra nação e seria ainda outro teste em sua confiança em Deus.
Os amalequitas usaram táticas de guerrilha, lutando contra os israelitas por trás, onde eram fracos e débeis e eram presas fáceis.
Josué aparece aqui pela primeira vez e comanda as forças contra o inimigo, enquanto Moisés está em cima da montanha com vara de Deus estendida.
Ao esticar as mãos para o céu, Moisés demonstrou mais uma vez sua postura de total dependência de Deus. Mas ele não podia fazer isso sozinho. Aqui está uma lição para nós hoje.
Não podemos prevalecer sozinhos nas batalhas desta vida. Companheiros de confiança devem estar lá para nos apoiar.
Moisés estava em oração sincera com a vitória de Israel, e Arão e Hur intercederam com ele. Que Deus nos dê a confiança que precisamos para cada crise na vida.
  
Michael Hasel
Universidade Adventista do Sul


Comentários bíblicos selecionados:
2 Contendeu. Longe de o povo reconhecer que todos eram companheiros na mesma dificuldade, queriam culpar Moisés por todas as faltas de conforto do deserto. A liberdade menos lhes interessava do que receber água e pão dos seus antigos senhores (Bíblia Shedd).
Este termo também pode se referir a uma ação judicial civil (Gên. 26:20-22; Deut. 19:17). O povo está seriamente questionando o poder e a presença de Deus (Andrews Study Bible).

5 A crise destacará a autoridade de Moisés e dos anciãos sob a liderança de Deus. A principal função dos anciãos não era agir independentemente, mas agir como testemunhas. O bordão é o símbolo da comissão de Moisés (Andrews Study Bible). Não é um cajado mágico. Moisés tinha... algo que lhe trazia lembranças vívidas daquilo que Deus tinha feito no passado, (Bíblia Shedd).


6 estarei ali, diante de ti. O hebraico afirma, literalmente: "olhe para Mim ali", enfatizando a presença de Deus. Sem Sua presença, não há milagre (Andrews Study Bible).
Deus está presente em todo lugar, mas, mesmo assim, há momentos e lugares nos quais o homem está especialmente convidado a sentir a realidade do amor e do poder de Deus (Bíblia Shedd).


O povo tentou manipular Deus. Deus precisa dar a eles o que eles querem e quando querem. De outro modo, eles ameaçam mudar de deus. Estratégia similar é usada no cap. 32 e mais tarde por S. contra Jesus (Lucas 4:1-13) (Andrews Study Bible).
Massá. Quer dizer "tentação". Meribá. Quer dizer "contenda". Nota-se nestes versículos que o espírito de queixa perto está do espírito de assassínio (4). Que a mesma vara que condenou as águas dos desobedientes, tornando-as em sangue, também produz águas cristalinas de refrigério para os que estão seguindo, embora imperfeitamente (2),  nos caminhos do Senhor (6). Que Horebe, sendo o próprio monte Sinai, já se revelava como fonte de alívio antes de ser o lugar da Lei (6 e 19:3-6). Assim, Jesus Cristo não impõe seus mandamentos sem ter se revelado como fonte eterna de amor, de graça e salvação. Paulo reconhece que, nesta viagem dos israelitas, foi a própria presença de Cristo que estava proporcionando as bênçãos ao povo (1 Co 10:1-4) (Bíblia Shedd).


9 A primeira menção de Josué, que mais tarde estaria entre os doze espias e seria o futuro sucessor de Moisés. O conflito com os amalequitas proveu treinamento e visibilidade a Josué (Andrews Study Bible).


10 Hur é filho de Calebe (1 Cr. 2:19) e um líder da tribo de Judá. Ele mais tarde auxiliará Aarão (Êx. 24:14) (Andrews Study Bible).


11 Levantava a mão. Gesto bíblico de oração de fé e confiança. Moisés sentia mais o cansaço físico quando estava atentando às dificuldades da batalha do que quando em comunhão com Deus (Mt 14:30) (Bíblia Shedd).

14 Primeira vez em que a escrita é utilizada para lembrança. Manter o evento vívido seria duplamente seguro, através do texto escrito e através da fala de Josué, que manterá a tradição oral (falada) à próxima geração (Andrews Study Bible).


15 Este é o primeiro altar construído por Moisés. A construção de altares reforça a relação da aliança entre os patriarcas e Deus (Gên. 12:7; 13:18; 26:25; 35:1) e serve também como testemunha para as nações circundantes (Andrews Study Bible).

Um comentário: