1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro,
sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto,
chegou ao monte de Deus, a Horebe.
2 Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio
de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se
consumia.
3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa
grande maravilha; por que a sarça não se queima?
4 Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio
da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!
5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias
dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o
Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar
para Deus.
7 Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu
povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores.
Conheço-lhe o sofrimento;
8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e
para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite
e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do
jebuseu.
9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e
também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.
10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o
meu povo, os filhos de Israel, do Egito.
11 Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e
tirar do Egito os filhos de Israel?
12 Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal
de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus
neste monte.
13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos
de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles
me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim
dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.
15 Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de
Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o
Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim
serei lembrado de geração em geração.
16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR, o
Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me
apareceu, dizendo: Em verdade vos tenho visitado e visto o que vos tem sido
feito no Egito.
17 Portanto, disse eu: Far-vos-ei subir da aflição do Egito
para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do
jebuseu, para uma terra que mana leite e mel.
18 E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao
rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora,
pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, a fim de que
sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus.
19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se
não for obrigado por mão forte.
20 Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os
meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.
21 Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e,
quando sairdes, não será de mãos vazias.
22 Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de
prata, e jóias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e
sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.
Texto de hoje do blog
da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/3/):
Você poder reagir de duas maneiras a uma experiência no
deserto: você pode deixá-lo destruir você, ou você pode deixá-lo refinar você.
No Capítulo 2, Moisés
era um príncipe herdeiro confiante de 40 anos de idade, que tinha o “melhor” da
vida pela frente. Agora, Moisés é um homem manso de 80 anos de idade, no meio
do nada fazendo um trabalho que nenhum egípcio orgulhoso teria feito: cuidar de
ovelhas. E elas nem mesmo são as suas ovelhas, eles são ovelhas do pai de sua
esposa. Um genro perdedor, que nem consegue encontrar trabalho por conta própria!
Enquanto a vida de Moisés, possa agora parecer constrangedora
pelos nossos próprios padrões, há duas coisas que Moisés está fazendo direito.
Primeiro, Moisés permanece humilde. Ele não é mais um egípcio orgulhoso. Em
segundo lugar, Moisés mantem-se ocupado. Quando você está em um período de
deserto, é exatamente isso que você deve fazer: permanecer humilde e manter-se
ocupado.
Com Moisés agora em
uma condição onde ele pode ser usado, o Senhor se encontra ele no monte Sinai sob
forma misteriosa de um anjo. A tradução literal de "o anjo do Senhor"
é realmente "o anjo que é o Senhor." Isso significa que Yahweh é um
anjo? Não. Deus é onipresente e não se limita a qualquer espaço físico. Isso é
uma coisa boa, nós não queremos um Deus que esteja limitado a um espaço. Nós
queremos um Deus que esteja em toda parte.
Mas há também momentos em que Deus, que está em toda parte,
ao mesmo tempo também escolhe para revelar-se de modo diferente. Então, aqui
ele aparentemente toma a forma de um anjo para revelar-Se a Moisés. Observe no
verso 4, que Deus parece estar em todo lugar e em um lugar específico:
"Quando o Senhor viu que ele foi à frente para olhar, Deus o chamou de
dentro do arbusto." Um Deus que está em toda parte e ainda aqui e agora
tudo ao mesmo tempo.
Quais são algumas
coisas que, em seu coração, você sabe que o estão impedindo de ser plenamente
usado por Deus? Com base em que os outros têm dito isto a você (não a sua
própria intuição)? O que você acha que Deus pode estar preparando para você fazer?
Andy Nash
Escola de Jornalismo e Comunicação
Universidade Adventista do Sul
Comentários bíblicos
selecionados:
1 De acordo com o discurso de Estêvão, Moisés tinha passado
40 anos como pastor de ovelhas, antes desta vocação (At 7.30). Já tinha passado
40 anos no Egito, recebendo elevada cultura, e agora, após 40 anos de vida no
campo, estava preparado para ser guia, pastor, profeta e legislador do seu povo
(Biblia Shedd).
Deserto. Uma área
não cultivada, mas capaz de manter pastagem. De acordo com 34.3 e Nm 10.11, o
deserto do Sinai sustentou os rebanhos de Israel por um ano. monte de Deus. Essas palavras descrevem
a montanha como um santuário, uma designação que antecipa o cap. 19. (Biblia de Genebra).
Horebe. Literalmente, “lugar seco”, é também descrita como a “montanha
de Deus.” Aparece também em 17:6 e 33:6. Em outros contextos a montanha é chamada
Sinai (19:1, 18, 20, 23; 24:16). Ambos os nomes podem ser associados à mesma
cadeia montanhosa (Andrews Study Bible).
2 Anjo do SENHOR.
Esta frase já é conhecida de Gên. 16 e 22. O contexto sugere que se refira aos
nomes de Deus (vs. 4-6,11-16) e do Senhor (vs. 2, 4, 7, 15-16, 18), usados
intercambiadamente (Andrews Study Bible).
fogo. O fogo é um
frequente símbolo bíblico para a presença de Deus (13.21; 19.18; 1Rs 18.24,38);
exprime, particularmente, a santidade consumidora de Deus (Hb 12.29) (Biblia de Genebra).
não se consumia.
Luz e calor sem destruição. Moisés podia, através desse milagre, compreender a
natureza da comunhão com Deus (Biblia
Shedd).
5 Tire as sandálias.
Sacerdotes sempre entravam descalços nos templos para manter pureza e expressar
humildade e respeito (Jos. 5.15). A santidade divina é um tema muito importante
em Êxodo (Andrews Study Bible).
santa. O local
foi santificado pela presença de Deus. Ver 19.23; 24.2. A questão de como deve
alguém aproximar-se de Deus é crucial em Êxodo. Essa questão foi resolvida no
simbolismo do tabernáculo (Biblia de
Genebra).
Moisés teve de tirar
suas sandálias, pois o local onde estava pisando era terra santa. No evangelho
vemos Deus fazendo com que o crente seja santo. Agora, seus pés estão calçados
com o evangelho da paz (Ef 6.15), de modo que ele pode levar a mensagem de
salvação àqueles que estão em terra profana (Biblia NVI Evangelismo em Ação).
6 Eu sou.
Prefigura a subsequente autorevelação de Deus (v. 14). Por ora, Ele é o “Deus
de seu pai” (Andrews Study Bible).
7-10 Esta passagem contem a razão para o aparecimento divino.
Note os sete verbos descrevendo a percepção e ação divinas, incluindo ver,
ouvir, preocupar-se, etc. Porque Deus escutou o choro de Israel, Ele enviou
Moisés (Andrews Study Bible).
8 Desci. Ainda
que Deus esteja presente em todo o lugar, em alguns encontros com certos
homens, como nesta ocasião, Deus se manifesta de modo especial (Biblia Shedd).
cananeu. Povo
habitante das terras costeiras siro-palestinas. heteu. Cf. Gn 10.15 amorreu.
O Antigo Testamento usa este termo de forma vaga, às vezes se referindo aos
habitantes pagãos da Palestina em geral (15.16; Js 10.5) e, às vezes, ao povo
palestino das regiões montanhosas (Nm 13.29), cf. Gn 10.6. ferezeu. Talvez os aldeões que estavam localizados na Palestina
central (Js 17.15). heveu. Os heveus
viviam no Líbano e na Síria (Js 11.3; Jz 3.3) e também na área de Siquém e
Gibeão (Gn 34.2; Js 9.1,7), cf Gn 10.17. jebuseu.
Os ocupantes originais de Jerusalém [Jebus],
posteriormente deslocados dali por Davi (Gn 10.16; 2Sm 5.6-9) (Biblia de Genebra).
10 Eu te enviarei. Nota-se que quando Deus se compadece
dos aflitos, e promete sua intervenção, é o próprio homem que recebe uma
comissão sobrenatural para ser o instrumento nas mãos divinas (Biblia Shedd).
Faraó.
Provavelmente Tutmés III (1504 – 1450 a.C.) (Biblia de Genebra).
11 Quem sou eu? Moisés
se sentia incapaz para a tarefa, tal como sucedeu a Giseão (Jz 6.15) e a
Jeremias (Jr 1.6) (Biblia de Genebra).
O ser humano sempre deve reconhecer sua impossibilidade de
fazer as obras de Deus. Mas Moisés está levantando a primeira de uma série de
objeções (Biblia Shedd).
12 Eu serei contigo.
A promessa da presença real de Deus é a resposta total à fraqueza humana
(compare a missão e a promessa descritas em Mt 28.18-20) (Biblia Shedd).
sinal. O chamado
de Deus seria confirmado por Sua ação futura. Deus estaria com Moisés para que
voltasse àquela mesma montanha para adorar (Biblia
de Genebra).
13 Qual é o Seu nome?
Moisés previu uma pergunta que seria feita pelo povo de Israel, e que também
era a pergunta dele. Moisés já buscava a auto-revelação de Deus. Se o
livramento divino tivesse de ser plenamente apreciado e garantido, aquEle que
seria adorado naquele monta teria de ser conhecido (33.12). Um nome pessoal não
era apenaas uma maneira de tratamento, mas uma descrição do caráter e da
personalidade de Deus (Sl 9.10, cf 1Sm 25.25) (Biblia de Genebra).
14 Eu sou. Este
verbo, numa forma que produz o passado, o presente e o futuro ao mesmo tempo,
dá o nome transliterado Jeová (Yahweh
[YHWH]), que indica a natureza eterna
e imutável de Deus (Biblia Shedd).
EU SOU O QUE SOU.
O Senhor não pode ser definido ou determinado a não ser por Si mesmo. Na
qualidade de auto-existente, as Suas promessas são firmes; ele se revelaria em
Seus atos de salvação (Biblia de Genebra).
15 O SENHOR. Hebraico: YHWH. O termo assemelha-se à
expressão Eu sou em hebraico (Biblia NVI).
Quando os nomes SENHOR e DEUS se escrevem em letra
maiúscula, é uma tradução da palavra hebraica Yahweh, que vem do verbo “ser”, e mostra que Deus é eterno e
imutável (Biblia Shedd).
assim serei lembrado
de geração em geração. Javé [ou Jeová, ou Yahweh, ou YHWH], o nome
divino particularmente associado com o relacionamento entre Deus e Israel
segundo a aliança, dali por diante deveria ser usado na adoração. As versões na
língua portuguesa do Antigo Testamento geralmente traduzem esse nome como “o
SENHOR”, seguindo a prática do Novo Testamento, bem como a prática dos judeus
durante o período intertestamentário. Os judeus consideravam esse nome sagrado
demais para ser pronunciado e, quando liam a Bíblia, substituíam-no por outro, ‘adonay (“meu Senhor”). No hebraico, os
sinais vocálicos da palavra ’adonay
foram juntados às consoantes do nome hebraico YHWH, para torná-las pronunciáveis, e essa forma híbrida foi
traduzida por “Jehovah”, por William Tyndale em sua tradução inglesa (1530 d.C)
do Novo Testamento. Ali, “SENHOR” (Javé) é aplicado a Jesus (Rm 10.13, citando
Jl 2.32) (Biblia de Genebra).
16 anciãos. Lit. “os
barbados”. Esses são os cabeças de famílias que representariam Israel. Eles se
reuniram para ouvir a respeito da fidelidade de Deus (4.30-31) (Biblia de Genebra).
17 leite e mel. A
usual descrição bíblica da terra de Canaã (Biblia
de Genebra).
18 caminho de três
dias. Talvez uma expressão para indicar um breve período de tempo (Biblia de Genebra).
19 Eu sei. Deus
sempre quer oferecer a oportunidade para o arrependimento e a obediência, mas
sabe quão duro é o coração do homem: assim também Jesus nos conhece (cf Jo
2.24-25) (Biblia Shedd).
mão poderosa.
Juntamente com a “mão estendida”, esta frase aparece repetidamente na história
do êxodo (6:6; 32:11; Deut. 4:34; 5:15; 7:19; 26:8) e ecoa terminologia egípcia
indicando conquista. Geralmente, era apenas Faraó quem conquistava assim.
Contudo, desde que o conflito entre Deus e Faraó é descrito em termos de uma
batalha espiritual, é o Senhor quem tirará Israel do Egito com mão forte e
braço estendido (Andrews Study Bible).
20 prodígios.
Esta menção de feitos extraordinários antecipa as pragas (7.14-12.30) (Biblia de Genebra).
21 não será de mãos
vazias. Conforme tinha prometido (Gn 15.14), Deus providenciaria para que
seus anos de servidão fossem recompensados (Biblia
de Genebra).
22 despojareis.
Novamente uma terminologia de guerra destaca o tema do grande conflito (Andrews Study Bible).
Good!
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