1 Se alguém furtar boi ou ovelha e o abater ou vender, por
um boi pagará cinco bois, e quatro ovelhas por uma ovelha.
2 Se um ladrão for achado arrombando uma casa e, sendo
ferido, morrer, quem o feriu não será culpado do sangue.
3 Se, porém, já havia sol quando tal se deu, quem o feriu
será culpado do sangue; neste caso, o ladrão fará restituição total. Se não
tiver com que pagar, será vendido por seu furto.
4 Se aquilo que roubou for achado vivo em seu poder, seja
boi, jumento ou ovelha, pagará o dobro.
5 Se alguém fizer pastar o seu animal num campo ou numa
vinha e o largar para comer em campo de outrem, pagará com o melhor do seu
próprio campo e o melhor da sua própria vinha.
6 Se irromper fogo, e pegar nos espinheiros, e destruir as
medas de cereais, ou a messe, ou o campo, aquele que acendeu o fogo pagará
totalmente o queimado.
7 Se alguém der ao seu próximo dinheiro ou objetos a
guardar, e isso for furtado àquele que o recebeu, se for achado o ladrão, este
pagará o dobro.
8 Se o ladrão não for achado, então, o dono da casa será
levado perante os juízes, a ver se não meteu a mão nos bens do próximo.
9 Em todo negócio frauduloso, seja a respeito de boi, ou de
jumento, ou de ovelhas, ou de roupas, ou de qualquer coisa perdida, de que uma
das partes diz: Esta é a coisa, a causa de ambas as partes se levará perante os
juízes; aquele a quem os juízes condenarem pagará o dobro ao seu próximo.
10 Se alguém der ao seu próximo a guardar jumento, ou boi,
ou ovelha, ou outro animal qualquer, e este morrer, ou ficar aleijado, ou for
afugentado, sem que ninguém o veja,
11 então, haverá juramento do SENHOR entre ambos, de que não
meteu a mão nos bens do seu próximo; o dono aceitará o juramento, e o outro não
fará restituição.
12 Porém, se, de fato, lhe for furtado, pagá-lo-á ao seu
dono.
13 Se for dilacerado, trá-lo-á em testemunho disso e não
pagará o dilacerado.
14 Se alguém pedir emprestado a seu próximo um animal, e
este ficar aleijado ou morrer, não estando presente o dono, pagá-lo-á.
15 Se o dono esteve presente, não o pagará; se foi alugado,
o preço do aluguel será o pagamento.
16 Se alguém seduzir qualquer virgem que não estava
desposada e se deitar com ela, pagará seu dote e a tomará por mulher.
17 Se o pai dela definitivamente recusar dar-lha, pagará ele
em dinheiro conforme o dote das virgens.
18 A feiticeira não deixarás viver.
19 Quem tiver coito com animal será morto.
20 Quem sacrificar aos deuses e não somente ao SENHOR será
destruído.
21 Não afligirás o forasteiro, nem o oprimirás; pois
forasteiros fostes na terra do Egito.
22 A nenhuma viúva nem órfão afligireis.
23 Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu
lhes ouvirei o clamor;
24 a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; vossas
mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos, órfãos.
25 Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está
contigo, não te haverás com ele como credor que impõe juros.
26 Se do teu próximo tomares em penhor a sua veste, lha
restituirás antes do pôr-do-sol;
27 porque é com ela que se cobre, é a veste do seu corpo; em
que se deitaria? Será, pois, que, quando clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou
misericordioso.
28 Contra Deus não blasfemarás, nem amaldiçoarás o príncipe
do teu povo.
29 Não tardarás em trazer ofertas do melhor das tuas ceifas
e das tuas vinhas; o primogênito de teus filhos me darás.
30 Da mesma sorte, farás com os teus bois e com as tuas
ovelhas; sete dias ficará a cria com a mãe, e, ao oitavo dia, ma darás.
31 Ser-me-eis homens consagrados; portanto, não comereis
carne dilacerada no campo; deitá-la-eis aos cães.
Texto de hoje do blog da
Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/exo/22/):
Nos primeiros 15 versos há uma continuação de leis em
matéria de propriedade pessoal. Essas leis são um detalhamento do oitavo
mandamento "Não roubarás ." Deus desejou dar aos filhos de Israel
casos específicos, de modo que eles compreendessem plenamente o alcance da lei.
Bois roubados e ovelhas que sejam posteriormente mortos devem ser devolvidos
cinco e quatro vezes mais. Se eles ainda estão vivos, o dobro deve ser
devolvidos ao proprietário original. Geralmente a idéia de pagar o dobro por
bens roubados é encontrada nestes versos (4, 7, 9). O refinamento do primeiro e
segundo mandamentos especificamente condena bruxaria, sacrifícios a outros
deuses, e bestialidade, que são puníveis com a morte. A gravidade dessas
infrações demonstra que Israel vivia sob uma teocracia. Neste contexto
sacrificar a outros deuses significava alta traição e o equivalente a declarar
nova nacionalidade.
Este capítulo também oferece atenção especial e proteção a
estranhos, viúvas e filhos órfãos. Deus quis assegurar a seu povo que o
indigente entre eles deveria ser cuidado. Em uma recente descoberta em Khirbet
Qeiyafa, Israel, uma inscrição foi encontrada em 2008, sendo o mais antigo
texto em hebraico já descoberto. Um estudioso acredita que pode ter sido uma
instrução [liminar/injunção] para cuidar das viúvas e órfãos, enquanto outro
acredita que diz respeito ao estabelecimento da monarquia. Se a primeira interpretação
é correta, é um bom exemplo dessa crença na história de Israel.Se o último,
temos provas físicas da mudança de uma
teocracia para um reinado humano. Isto levanta questões importantes sobre o
nosso atendimento para os necessitados e nossa lealdade. Aqueles que seguem a
Deus como sua autoridade suprema cuidará
dos pobres e dos menos afortunados.
Michael Hasel
Universidade Adventista do Sul
Comentários bíblicos selecionados:
1-31 Um padrão alternado de leis rituais e de justiça social enfatizam a importância da comunidade e as relações da comunidade com o Senhor. Nenhum destes aspectos pode ser apropriadamente entendido se considerado em separado, o que destaca a natureza holística [como um todo] da religião bíblica (Andrews Study Bible).
3 será vendido. Outros sistemas legais antigos (p. ex., o Código de Hamurabi) estabelecem a execução de um ladrão que não pode pagar, e multas muito mais pesadas (Andrews Study Bible).
7-15 Estas leis lidam com casos complicados que envolvem três partes: o que toma emprestado, o proprietário e o ladrão (Andrews Study Bible).
10-11 O foco aqui é manter e restauras os relacionamentos abalados por perdas patrimoniais (Andrews Study Bible).
16-17 A sedução é um tipo de roubo da reputação de uma garota e portanto está incluída entre as leis sobre o roubo (Andrews Study Bible).
20 será destruído. A lei que tratava da destruição de alguém que oferecesse sacrifício a outros deuses emprega o mesmo termo utilizado na ordem posterior para destruir os canaanitas (Deut. 7:2; 13:15; 20:17; Jos. 6:17) (Andrews Study Bible).
22-24 Deus mostra uma especial atenção para viúvas e órfãos, que representam a parte mais vulnerável da sociedade. A opressão sobre o fraco foi a característica mais marcante do Egito na Escritura. Note a divina compaixão pelo fraco pela utilização de "Eu" e "Meu" nestes versos (Andrews Study Bible).
28-31 As últimas três leis enfatizam Deus como fonte verdadeira de todo bem e da vida (Andrews Study Bible).
Comentários bíblicos selecionados:
1-31 Um padrão alternado de leis rituais e de justiça social enfatizam a importância da comunidade e as relações da comunidade com o Senhor. Nenhum destes aspectos pode ser apropriadamente entendido se considerado em separado, o que destaca a natureza holística [como um todo] da religião bíblica (Andrews Study Bible).
3 será vendido. Outros sistemas legais antigos (p. ex., o Código de Hamurabi) estabelecem a execução de um ladrão que não pode pagar, e multas muito mais pesadas (Andrews Study Bible).
7-15 Estas leis lidam com casos complicados que envolvem três partes: o que toma emprestado, o proprietário e o ladrão (Andrews Study Bible).
10-11 O foco aqui é manter e restauras os relacionamentos abalados por perdas patrimoniais (Andrews Study Bible).
16-17 A sedução é um tipo de roubo da reputação de uma garota e portanto está incluída entre as leis sobre o roubo (Andrews Study Bible).
20 será destruído. A lei que tratava da destruição de alguém que oferecesse sacrifício a outros deuses emprega o mesmo termo utilizado na ordem posterior para destruir os canaanitas (Deut. 7:2; 13:15; 20:17; Jos. 6:17) (Andrews Study Bible).
22-24 Deus mostra uma especial atenção para viúvas e órfãos, que representam a parte mais vulnerável da sociedade. A opressão sobre o fraco foi a característica mais marcante do Egito na Escritura. Note a divina compaixão pelo fraco pela utilização de "Eu" e "Meu" nestes versos (Andrews Study Bible).
28-31 As últimas três leis enfatizam Deus como fonte verdadeira de todo bem e da vida (Andrews Study Bible).
Good!
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