quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

II Reis 5 - quinta, 28.02.2013


Texto bíblico à II Reis 5

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Neste capítulo, Naamã, general sírio poderoso e rico, vem até Eliseu em desespero, em busca da cura para a sua lepra avançada.

Quando Naamã e sua comitiva de soldados chegaram à humilde casa de Eliseu, o profeta enviou seu servo com uma mensagem inesperada:  "Vá lavar-se no rio Jordão sete vezes e você será limpo." O oficial sentiu-se insultado e com muita raiva porque o profeta nem ao menos saíra para falar com ele pessoalmente! Não houve orações de súplica a Deus ou as palavras mágicas que se esperariam num momento como este. Além disso, Naamã ficou indignado porque o profeta deixou implícito que ele estava tão sujo que precisava banhar-se, sete vezes!

Tudo parecia muito simples, mas o orgulho de Naamã havia sido atingido. Num acesso de raiva, o general em doença terminal se afastou bufando da casa de Eliseu e começou a retornar para Damasco.

O que a lepra representa? Se o Jordão representa o batismo - morte, sepultamento e ressurreição (Romanos 6:4) - a lepra representa o pecado. Era uma doença mortal contagiosa que causava uma morte lenta miserável. Começava afetando os nervos e as extremidades, de tal forma que se você tivesse lepra perdia o sentido do tato.

Isso é o que o pecado faz com você: ele paralisa a sua consciência (1 Timóteo 4:2). No início sua consciência te convence do pecado, mas quanto mais você ficar em uma vida de pecado, mais você perde este sentido. O seu coração torna-se endurecido; a doença do pecado devora você como lepra.

Naamã raciocinou: "Os rios de Damasco são muito mais claros e mais limpos do que o Jordão." Isso era provavelmente verdade, mas Deus havia dito: "Lave-se no rio Jordão.” Deus é bom e sabe o que está fazendo. Para chegar a Damasco, Naamã tinha de andar ao lado do rio Jordão. Então, um dos soldados de Naamã se aproximou dele e disse: "Olhe senhor, se o profeta pedisse para fazer algo difícil, você faria isso, certo?" Ele concordou. "Então por que não lavar-se no rio Jordão e ficar limpo?"

Naamã se humilhou, desceu para a beira do rio, tirou sua armadura, entrou na água barrenta do rio Jordão, mergulhou, e esfregou-se a cada imersão. Eliseu disse a Naamã para lavar-se sete vezes. Se o comandante tivesse se lavado apenas cinco vezes, não teria tido sucesso. Deus parece particularmente interessado em números. Quando Ele disse a Josué para marchar ao redor de Jericó sete vezes no sétimo dia, as paredes desabaram após quatro vezes? Deus espera que o obedeçamos nos menores detalhes.

Quando Naamã, finalmente, emergiu pela sétima vez, sua pele tinha outra aparência. A lepra que tinha devastado a sua pele e talvez atacado alguns de seus dedos das mãos ou dos pés, havia ido embora. Naamã estava curado! A Escritura diz: "...sua carne se tornou como a carne de uma criança" (2 Reis 5:14).

Você pode imaginar a cena? Após o general se lavar no Jordão pela sétima vez, ele sai da água e seus soldados dizem: "Aconteceu um milagre! Louvado seja o Senhor! Sua lepra desapareceu completamente e sua pele parece nova!" Todos se alegraram com o milagre operado por Deus!

Querido Senhor, como Naamã, todos fomos atingidos pela lepra do pecado. No entanto, neste momento,  humildemente nos achegamos a Ti. Nós nos arrependemos de nossos pecados e desejamos ser lavados no sangue de seu Filho Jesus - o Cordeiro que derramou o Seu sangue por nós para fazer-nos limpos. Amém.

Doug Batchelor
Pastor Sênior
Igreja Central de Sacramento  
Trad JAQ - Rev JDS

Devocional quinta: Andando pela fé


Andando pela fé


Visto que andamos por fé e não pelo que vemos. 2 Coríntios 5:7.

A cada passo necessitas da fé que opera por amor e purifica a alma. Esta fé desperta e soergue a pessoa pela nobreza da santa prática. É essencial a todos quantos estão participando da carreira para a vida eterna. Ela desperta a alma numa atmosfera mais pura e santa, capacitando seu possuidor a olhar para a frente a empreendimentos mais e mais altos e a discernir claramente os perigos de uma vida de condescendência própria. Olha pela fé acima de ti mesmo e vê na obra de Deus o meio de obter as riquezas que podem ser depositadas ao lado do trono de Deus. Oh, o elevado e profundo conhecimento que pode ser obtido por irrestrita consagração a Deus. O Senhor deseja ter o homem integral, ou nada absolutamente. Seu favor não pode ser adquirido com presentes de dinheiro. Ele apela pelo dom do coração inteiro.

Não é necessário que conheçamos os resultados de nosso curso de ação antes de nos submetermos totalmente a Deus! Não precisamos ver o caminho, ou como será o futuro. Uma coisa sabemos, porque Deus o disse — o homem que teme a Deus e age de modo justo, será aceito por Ele. É suficiente que saibamos isto. Dia a dia, anda perante o Senhor em humildade e contrição. O teu destino futuro depende de teu próprio curso de ação. “Escolhei, hoje, a quem sirvais.” Josué 24:15. “Se o Senhor é Deus, segui-O.” 1 Reis 18:21. Sê uma coisa ou outra. “Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Lucas 16:13. A tua felicidade presente e o teu bem-estar futuro dependem de tua própria escolha. Se decides seguir a Jesus deves obedecer à palavra: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me.” Mateus 16:24.

A vida eterna é para todos quantos comem e bebem o sangue do Filho de Deus — vivendo por toda palavra que procede de Sua boca. Os que fazem isto obterão uma clara compreensão do que significa ser um com Cristo.

“A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.” Tiago 3:17, 18. Duas pessoas podem empenhar-se nos mesmos atos de culto exterior, contudo a adoração de uma, quando pesada nas balanças de ouro do santuário, pode ser achada em falta, enquanto a adoração da outra pode ser aceita. Somente a adoração realizada em sinceridade, com um coração contrito e humilde, é aceitável a Deus. — Carta 39, 1903.


Este texto vem do livro Olhando Para O Alto por Ellen White. Para mais livros de Ellen G. White, visite www.egwwritings.org




Follow Revive_Reform on Twitter      







Seventh-day Adventist Church · Seventh-day Adventist Church World Headquarters · 12501 Old Columbia Pike · Silver Spring, Maryland 20904

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

II Reis 4 - quarta, 27.02.2013


Texto bíblico à II Reis 4

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Vemos outro dos milagres de Eliseu quando a viúva de um dos filhos dos profetas disse: "Meu marido está morto e os credores estão chegando. Tudo que eu tenho na casa é este frasco de azeite." Por que ela o havia guardado até o último momento? Era óleo de oliva. O azeite era um bem fundamental, básico e necessário em casa. Era usado para a cura (unção médica), em alimentos (fazer pães), para a beleza (cosméticos), para produzir luz em suas lâmpadas e para aquecer. A viúva queria que seus filhos estivessem bem, ela queria que eles estivessem bonitos. Ela queria que eles estivessem iluminados; ela queria que seus filhos estivessem alimentados. Ela queria que eles estivessem aquecidos.

Na Bíblia o que uma mulher representa simbolicamente? A Igreja. Por todos os benefícios apresentados acima, não deveríamos ter óleo em nossas igrejas?  Eu não estou falando de óleo de cozinha comum, do armário, é claro. Eu estou falando sobre o óleo do Espírito de Deus.

O que isso tudo significa? Tem a ver com o crescimento de uma igreja. Quanto do Espírito Santo você tem? Você certamente tem algum. Você procura seus vizinhos que não conhecem a Cristo: são vasos vazios. Você os leva para sua casa para um estudo bíblico. Você derrama o pouco de óleo que você tem sobre eles, e ele vai se multiplicar. Além disso, você ainda terá mais para o próximo recipiente vazio e para o outro, até que muito em breve todos os vasos estarão cheios.

O milagre para a mulher não parou até que não havia outro lugar para derramar o óleo e ela foi capaz de pagar seus credores. Há outros milagres neste capítulo que não temos tempo para mencionar, como a ida de Eliseu até Suném trazer à vida o jovem filho morto de uma mulher, a purificação de uma panela de cozido venenoso, e alimentar uma centena de homens com 20 pequenos pães.

O Espírito Santo de Deus nunca se esgota. Ele só para de ser derramado na vida de pessoas que estão muito cheias de outras coisas. Se você está cheio de coisas do mundo, não haverá lugar para aquilo que Deus deseja derramar em sua vida.
Você está disponível para o Espírito de Deus ou a sua vida está abarrotada de outras coisas?

Eu amo o que o rei Davi disse sobre Jesus: "unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda" (Salmo 23:5). Os discípulos tinham 12 cestos de pão extra após os milagres de Cristo. O Senhor nos abençoa abundantemente, acima de tudo o que possamos imaginar. Há transbordamento, há sobras. Isso é uma boa notícia, não é? Você não ficará sem o Espírito Santo, especialmente se você compartilhar o amor de Deus com outros. Ele vai abrir as janelas do céu e derramar uma bênção tal que você não vai ter espaço suficiente para receber tudo.

Querido Senhor, no dia de Pentecostes Jesus abriu as janelas do céu e derramou de tal modo o Espírito sobre os Seus discípulos até que suas vidas transbordaram para as ruas de Jerusalém e a igreja do Novo Testamento nasceu. Por favor, faça isso de novo para nós hoje! - Amém.

Doug Batchelor
Pastor Sênior
Igreja Central de Sacramento
Trad JAQ - Rev JDS

Devocional quarta: O exercício aumenta a fé


O exercício aumenta a fé


Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Tiago 1:6.

A fé... se estende para alcançar a mão de Cristo, sabendo que a sustentará mais firmemente do que é possível para a mão humana e que Ele nunca a irá soltar. Enquanto o agente humano estiver disposto a ser conduzido, Cristo o conduzirá. ...

A fé é o próprio sangue vital da alma. Sua presença transmite calor, saúde, consistência, e são juízo. Sua vitalidade e vigor exercem uma poderosa influência, embora inconsciente. A vida de Cristo na alma é como uma fonte d’água, jorrando para a vida eterna. Conduz a um constante cultivo das graças celestiais e a uma bondosa submissão de todas as coisas ao Senhor. Capacita-nos a revelar que Cristo está habitando na alma. ...

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” Hebreus 11:1. Não temos nós comprovado isto no passado ao sairmos em fé para produzir as coisas que agora se vêem? Fé não é somente olhar adiante, a coisas invisíveis; deve ser confirmada por considerar experiências passadas, resultados tangíveis, a comprovação da Palavra de Deus. ... Orai: “Senhor, aumenta a minha fé.” Fé desperta os sentidos para trabalharem diligentemente a fim de produzir resultados. A fé eleva e enobrece os poderes da alma, capacitando-a a lançar mão do invisível. ...

Embaraços em negócios seculares são às vezes permitidos por Deus para despertar as faculdades adormecidas a ação mais do que comum, para que Ele possa honrar a fé pela concessão de ricas bênçãos. Este é um meio de fazer avançar Sua obra. Mas aqueles que estão sem fé nunca aprenderão. Pela descrença eles desonram a seu Senhor. A menos que sejam convertidos, naufragarão em sua fé. Permanecem parados no caminho do avanço, e isto o Senhor não tolerará. Ele deseja que Seu povo, mesmo nas trevas mais densas, confie nEle.

Satanás tem permissão de lançar sua sombra sobre seu caminho para que sua fé adormecida possa ser despertada e eles atravessem as nuvens e encontrem luz, coragem e vida além. ...

Olhando para Jesus, não somente como nosso Exemplo, mas como Autor e Consumador de nossa fé, prossigamos adiante, tendo confiança de que Ele nos suprirá toda força necessária para todo dever. A vida eterna nos é apresentada. Façamos tudo quanto está ao nosso alcance para obtê-la. — Manuscrito 18, 1901.


Este texto vem do livro Olhando Para O Alto por Ellen White. Para mais livros de Ellen G. White, visite www.egwwritings.org




Follow Revive_Reform on Twitter      







Seventh-day Adventist Church · Seventh-day Adventist Church World Headquarters · 12501 Old Columbia Pike · Silver Spring, Maryland 20904

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

II Reis 3 - terça, 26.02.2013


Texto bíblico à II Reis 3

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Os reinos de Israel e Judá se uniram em uma guerra com seus vizinhos, os moabitas. Em um esforço para surpreender os inimigos pela retaguarda, eles decidiram fazer uma longa e tortuosa marcha através do deserto de Edom . Eu poderia acrescentar que este é um dos mais quentes, secos e mais baixos desertos do mundo. Sendo o caminho mais longo que o esperado, a provisão de água do exército de Israel acabou. 

Naqueles dias, os exércitos levavam gado consigo como se fora provisões portáteis. Mas o gado não tinha nem grama para comer e nem água para beber. Os soldados estavam com sede e os animais estavam morrendo. Então, o rei de Judá perguntou ao profeta Eliseu, que os acompanhara em sua marcha, "O que podemos fazer?"

Eliseu pediu, então, algo incomum. Ele disse: "Traga-me um músico", e quando eles encontraram um soldado que tocar, levaram-no a Eliseu. Quando o músico começou a tocar, "o poder do Senhor veio sobre Eliseu, e ele disse: [...] Cavem muitas cisternas neste vale".

Então, pela fé, o rei de Judá fez os soldados cavarem bebedouros secos na areia. Milagrosamente, durante a noite, tempestades nas montanhas de Edom trouxeram água que encheram as valas. Então, os soldados, reavivados, derrotaram os moabitas. Isto nos lembra a milagrosa água viva que Deus nos dá através de Jesus para que possamos ter vitória sobre o nosso adversário Satanás.

Querido Senhor, dá-nos a fé e a determinação para cavar cisternas para receber a Sua bênção, mesmo quando não houver nuvens no céu. Neste mundo desolado, surpreenda-nos e refresque-nos com a água viva do Seu Espírito. Amém.

Doug Batchelor
Pastor Sênior
Igreja Central de Sacramento
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS


Comentários bíblicos selecionados:

11 Será que não há aqui profeta do Senhor...? V. 1Rs 22.7. Somente depois de as estratégias dos próprios três governantes parecerem ter fracassado é que procuraram a palavra do Senhor (v. 12) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

27 seu filho mais velho. O rei Mesa, num ato extremo de desespero, sacrificou seu primogênito ao deus Quemos, na esperança de obter perdão por seus pecados passados (Miq 6.7) e garantir uma vitória militar (Jz 11:30-40) (Andrews Study Bible).
em holocausto. A despeito da proibição divina (Deut. 18:10), Acaz, um rei posterior de Judá, sacrificou seu filho no fogo, seguindo as detestáveis práticas das nações circundantes (Andrews Study Bible).
grande ira contra Israel. Essa expressão, á luz do hebraico, normalmente faz alusão a uma visitação da ira de Deus. (Bíblia de Estudo NVI Vida).
...talvez devamos entender que os aliados ficaram abalados pelo terror supersticioso da ira da divindade local. (Foi justamente naquela época da história de Israel que a idolatria se acentuara entre os israelitas) (Bíblia Shedd).
A devoção de Mesa ao seu deus Quemos [ou Camos] foi maior que a lealdade de Israel ao Senhor. O descontentamento causou a imediata retirada da campanha militar de Israel contra Moabe (Andrews Study Bible).

Devocional terça: A armadura de Cristo


A armadura de Cristo


Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus. Mateus 5:16.

A luz da verdade deve resplandecer no mundo. Aqueles que amam a Deus e guardam os Seus mandamentos são chamados para a luta agressiva, não um contra outro, mas contra os exércitos do inimigo invisível. Em tempo algum aqueles que alegam ser discípulos de Cristo devem sentir-se à vontade em sua posição na igreja, contentes em nada fazer para resgatar seres humanos caídos e trazê-los de volta a sua lealdade.

Anjos celestiais estão constantemente subindo e descendo entre o Céu e a Terra, empenhados em serviço altruísta para a edificação do reino de Cristo. Onde estão os homens e mulheres que se unirão com esses mensageiros celestiais? Onde estão os que utilizarão suas habilidades em cooperar com o poder divino?

Pensai no que Deus tem feito por vós. Quando estivestes perecendo sem Cristo, acaso a mensagem de advertência não vos alcançou convencendo-vos de pecado e inspirando-vos ao arrependimento? Não Se revelou Cristo a vós como um Salvador que perdoa o pecado? E na luz e glória de vosso primeiro amor, não fostes cheios de amor altruísta para compartilhar com outros a graça que vos deu novidade de vida em Cristo?

Não permitais que vosso zelo por Cristo diminua. Agora que vos tornastes a mão auxiliadora de Cristo, deveis trabalhar zelosamente por aqueles que, antes de vossa conversão, consideráveis com indiferença. Lembrai-vos de que eles estão numa condição tão favorável quanto estivestes... quando fostes trazidos ao arrependimento, e que a salvação deles pode ser de mais alto valor para a igreja do que foi a vossa. Não poupeis palavras ternas e atos bondosos. Atraí aqueles que vos rodeiam para a cruz do Calvário. Estai em tão grande amor pela verdade que diariamente recebais graça nova para compartilhar. Abri as janelas da alma na direção do Céu para que os brilhantes raios do Sol da Justiça possam brilhar em vossos corações. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus.” Mateus 5:16.

A verdade, preciosa, essencial, se abrirá diante de todos que guardem a alma no amor de Deus. Dever e sacrifício ser-lhes-ão preciosos devido a seu amor pela aquisição do sangue de Cristo. Os seres humanos que mereceriam apenas um ocasional olhar adquirem agora um grande valor a seus olhos. Antes nenhum interesse tinham neles; agora, estão unidos com Cristo e ligados em amor com sua herança. O coração outrora endurecido pelo gelo do egoísmo é agora abrandado pela influência do Espírito. — Manuscrito 17, 1901.


Este texto vem do livro Olhando Para O Alto por Ellen White. Para mais livros de Ellen G. White, visite www.egwwritings.org




Follow Revive_Reform on Twitter      






Seventh-day Adventist Church · Seventh-day Adventist Church World Headquarters · 12501 Old Columbia Pike · Silver Spring, Maryland 20904

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

II Reis 2 - segunda, 25.02.2013

Texto bíblico à II Reis 2

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Este capítulo nos conta que Elias subiu ao céu num carro rodeado por um grupo de anjos de fogo. Quando Eliseu viu isto, ele caiu de joelhos e rasgou suas roupas, o que significa que "todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia" (Isaías 64:6). Em contraste com a glória da escolta celeste, ele se sentiu dominado por um sentimento de sua própria indignidade. Mas depois que a visão do carro e anjos haviam desaparecido, Eliseu pegou o manto caído de seu antecessor e, ao fazer isso, ele recebeu por herança o ministério do espírito e poder de Elias, como havia pedido.

O que fazemos quando aceitamos a justiça de Cristo? Nós admitimos que somos pecadores, que "todas as nossas justiças são como trapo da imundícia" e colocamos o manto da justiça de Cristo.
          
Qual era a condição para que Eliseu recebesse a porção dobrada do espírito de Elias como ele havia pedido? Ele tinha que ver Elias subir (v. 10). A Escritura diz: "O que vendo Eliseu..." (2Rs 2:12). Os discípulos também viram Jesus subir entre as nuvens. Do que consistiam aquelas nuvens? Salmo 104:3 e 4 diz: "...tomas as nuvens por Teu carro e voas nas asas do vento. Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo." Todas as Bíblias dizem, "Anjos, nuvens, fogo, carro."

Essas ondas de luz que os discípulos viram recebendo Jesus eram anjos. No Antigo Testamento, os escritores se referem a eles como carros e cavalos de fogo. Os anjos não estão ao redor em seus cavalos à medida que veem para a Terra e partem dela. Nos tempos bíblicos, este era o modo mais rápido e potente de transporte que eles conheciam, de modo que este era um símbolo compreensível para eles. Era uma grupo de anjos que veio para levar Elias, e também foi um grupo brilhante de anjos que veio para receber Jesus.

Eliseu viu Elias ascender ao céu e foi-lhe dada uma porção dobrada do espírito de Elias. Os apóstolos viram Jesus subir ao céu e logo depois eles foram ungidos com o poder do Espírito Santo, representado por línguas de fogo.

Caro Senhor, ajuda-nos a manter nossos olhos fixos em Ti e que a principal oração de nossas almas seja: "que uma porção dobrada do Seu Espírito caia sobre nós."

Doug Batchelor
Pastor Sênior
Igreja Central de Sacramento
Trad JAQ-Rev GASQ



Comentários bíblicos selecionados:

3 os discípulos dos profetas. Nos dias de Elias e Eliseu, existiam várias "Escolas de Profetas". [...] Aqui Elias está fazendo sua visita de despedida a três escolas: Gilgal, Betel e Jericó (Bíblia Shedd).

9 que me toque por herança porção dobrada do teu espírito. "Faze de mim o principal herdeiro", NVI. Eliseu não estava expressando o desejo de ter um ministério duas vezes maior que o do Elias. Usava, isso sim, uma linguagem tirada das leis da herança, para expressar seu desejo de continuar o ministério de Elias. A lei da herança atribuía uma porção dupla das posses do pai ao filho primogênito (v. Dt. 21.17) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

18 Estes discípulos acreditavam em milagres, mas nunca em uma viagem diretamente aos céus (Bíblia Shedd).

20 tigela nova. O que seria usado no serviço do Senhor não poderia ser contaminado pelo uso profano (v. Lv 1.3,10; Nm 19.2; Dt 21.3; 1Sm 6.7) (Bíblia de Estudo NVI Vida).
sal. Desde tempos antigos o sal tem sido valorizado por suas propriedades preservativas. Figurativamente, simboliza a lealdade do povo à aliança de Deus (Nm 18.19; Jz 9.45) (Andrews Study Bible).

23 calvo! Uma maneira de zombar de uma pessoa. A aparência de Eliseu era diferente dos cabelos de Elias. Tendo em vista que cabelo significava força e vigor, os jovens provavelmente estavam zombando da falta de poder profético de Eliseu (Andrews Study Bible).

Devocional segunda: O padrão de Deus é perfeito


O padrão de Deus é perfeito


Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. Efésios 4:13.

O padrão de caráter que Cristo tornou-nos possível alcançar... é um padrão perfeito. Ao tentarmos medir-nos por ele os sentidos se tornam confusos. É apresentada a pergunta, “Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do [66] Todo-poderoso?” Jó 11:7. Contudo, ele tornou-nos possível nos assemelharmos a Ele em caráter. Oh, o que impressionará homens e mulheres quanto a sua necessidade dessa transformação que os capacitará a refletir a imagem divina!

Muitos que alegam seguir a Cristo apresentam ao mundo uma representação inferior do cristianismo porque não atingem o padrão que os torna eleitos de Deus. Aquele que deixa de manter constantemente diante de si o padrão da santa lei de Deus cria um padrão próprio. Torna-se destituído dos princípios inspiradores de vida do evangelho. É um servo infiel, pois vive e age num rebaixado plano de ação. A presença de Cristo não o sustém e suas representações espirituais estão deformadas. Sua vida é uma farsa. Ele não aspira à vida superior, de Deus, e não está habilitado a se tornar um membro da família real, um filho do celeste Rei. Espiritualmente está morto, pois não assimila em sua própria vida a vida que Cristo proveu. Não se utiliza do poder que o Céu proveu para capacitá-lo a ser um vencedor.

Ninguém pode levar ao Céu seus traços de caráter cultivados e naturais. Aquele que leva consigo tais traços durante seu período de prova tem representado mal a Cristo ao agir segundo princípios que Deus não pode aprovar. Os princípios da verdadeira vida espiritual não são compreendidos por aqueles que conhecem a verdade, mas deixam de praticá-la.

O Senhor apela por reformas, assinaladas, distintas reformas. Aqueles em cujo coração Cristo habita revelarão Sua presença no trato com seus semelhantes. Mas os princípios de alguns têm sido por tanto tempo pervertidos que perderam o discernimento, e a seta raramente alcança seu alvo. Como pode ser isto curado? Somente por atender à oração de Cristo: “Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo. E a favor deles Eu Me santifico a Mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.” João 17:17-19. Não há maneira de contornar a direção que a obra de santificação deve tomar. — Manuscrito 16, 1901.


Este texto vem do livro Olhando Para O Alto por Ellen White. Para mais livros de Ellen G. White, visite www.egwwritings.org




Follow Revive_Reform on Twitter      






Seventh-day Adventist Church · Seventh-day Adventist Church World Headquarters · 12501 Old Columbia Pike · Silver Spring, Maryland 20904

domingo, 24 de fevereiro de 2013

I Reis 16:34 Os muros de Jericó


34 Durante o seu reinado, Hiel, de Betel, reconstruiu Jericó. Lançou os alicerces à custa da vida do seu filho mais velho, Abirão, e instalou as suas portas à custa da vida do seu filho mais novo, Segube, de acordo com a palavra que o Senhor tinha falado por meio de Josué, filho de Num.

reconstruiu Jericó. "Não significa que Jericó tenha permanecido desabitada desde a sua destruição por Josué (v. Js 18.21; Jz 1:16; 3.13; 2Sm 10.5), mas que permaneceu como uma aldeia sem muros. Durante o reinado de Acabe, Hiel fortificou a cidade reconstruindo seus muros e portões. Assim foi violada a intenção de Deus de deixar as ruínas de Jericó (Js 6.26) como lembrança perpétua de que Israel recebera a terra de Canaã da mão de Deus como uma dádiva da sua graça. Por isso, Hiel sofreu os efeitos da maldição impetrada por Josué." (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

I Reis 19 - As consequências da fuga de Elias

3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou seu moço.

"Após uma vitória completa sobre os profetas de Baal, e uma demonstração de grande coragem, poderia parecer que o profeta de Deus estivesse pronto para encarar qualquer prova de fé. Pode-se supor que Elias, que teve uma evidência tão marcante da presença e bênçãos divinas, jamais permitiria que sua fé vacilasse. Contudo, ele estava sofrendo a reação que com tanta frequência acompanha um êxito notável. Ele esperava que a vitória gloriosa no Carmelo quebrasse a influência que Jezabel exercia sobre o rei. Quando o profeta soube da obstinada resistência da rainha ao novo apelo para reforma, isso foi mais do que podia suportar. Ele não estava preparado para o ódio frio, calculado, determinado da rainha ímpia. Ele só conseguiu pensar em como escaparia das garras de inimiga tão perversa e implacável. Sem pensar nas consequências, fugiu para salvar sua vida.

Elias não fez bem em abandonar seu posto. Ele ainda não tinha terminado sua obra. A batalha estava só começando. Se tivesse resistido valentemente e respondido com uma mensagem para a rainha relembrando-a de que Deus, que tinha lhe dado a vitória sobre os profetas de Baal, não o abandonaria naquele momento, ele teria encontrado anjos prontos para proteger sua vida. Os juízos de Deus teriam caído sobre Jezabel, e isso teria produzido tremenda impressão e uma poderosa reforma se difundiria por todo o país (ver PR, 160). Ao fugir para salvar a vida, Elias se colocou nas mãos do inimigo. A fuga para Berseba teve muita influência em anular a vitória no Carmelo" (Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 2, p. 905).

II Reis 1 - domingo, 24.02.2013


Texto bíblico à II Reis 1

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Bem-vindo ao Segundo Livro de Reis! Uma continuação do Primeiro Livro de Reis, este livro cobre aproximadamente 300 anos, acompanhando o declínio gradual de Israel e, em seguida, o de Judá. Entretanto, no meio desta época de apostasia, ainda vemos alguns poucos reis bons e muitos milagres da misericórdia de Deus.

No primeiro capítulo de 2 Reis vemos o orgulhoso filho de Acabe, Acazias, enviando mensageiros para consultar o deus filisteu Baal-Zebube, de Ecrom. Acazias tinha se ferido gravemente em uma queda e queria saber se ele iria se recuperar. Mas ao invés de perguntar ao Deus do Céu, Acazias envia mensageiros para consultar a um detestável deus pagão. Ele tinha conhecimento para fazer muito melhor. Ele testemunhara o poder de Jeová através do profeta Elias, mas seu coração tinha, provavelmente, sido endurecido contra o Senhor através da má influência de sua infame mãe Jezabel.

Curiosamente, para ir de Samaria a Ecrom, os mensageiros tinham de contornar tanto o lugar onde Elias morava quanto Jerusalém. De forma semelhante, nos desviamos de Deus quando corremos para os oráculos populares do mundo à procura de respostas. A advertência de Deus, entretanto, sempre está à nossa frente, mesmo quando fugimos dela e para Acazias veio na condenação feita por Elias, que interceptou os  mensageiros do rei. Quando os soldados de Acazias são enviados para prender Elias, em vez de humilhar-se como seu pai Acabe havia feito, ele tenta prender o poderoso profeta. Má idéia. Os dois primeiros capitães e seus homens são queimados quando Elias pede que caia fogo do céu sobre eles. Sem se abalar com isso, o teimoso rei envia um terceiro contingente de 50 soldados para prender Elias. Mas o terceiro capitão e seus soldados, rodeados pelos restos fumegantes de seus antecessores, agem com mais bom senso. Eles se humilham diante de Elias e recebem misericórdia. Elias os acompanha voluntariamente até o jovem rei e lhe diz que vai morrer porque desprezou a palavra de Deus.

Os desvios que fazemos, em nossa teimosia e orgulho, a fim de não nos encontrarmos com Deus sempre nos conduzirão a um beco sem saída.

Querido Senhor, por favor, perdoe-nos pelas muitas vezes em que nos esquecemos que estás perto e buscamos por respostas nos lugares errados. Por favor, ajude-nos a lembrar de trazer nossas orações e perguntas a Ti. E se descobrirmos que estamos no caminho errado, nos ajude a estarmos dispostos a nos humilhar e mudar de rumo. Amém.

Doug Batchelor
Pastor Sênior
Igreja Central de Sacramento
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS

Devocional domingo: Firmes na fé


Firmes na fé


Estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica. Filipenses 1:27.

Eu oro para que o povo de Deus não ponha de lado as peculiaridades de sua fé. Cristo é glorificado por uma vida de fé constante e bem definida. Paulo declara: “Esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim.” Gálatas 2:20. Cristo deve ser glorificado pela fé viva, operante, de Seu povo. O justo viverá pela fé.

Cristo não deixou Seu povo a tropeçar pelo caminho, em trevas. Ele assinalou o caminho diante deles e declara: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me.” Marcos 8:34. É pelo caminho da negação própria, a estrada real erguida pelo Redentor, que o povo de Deus deve viajar.

Meu irmão, inclina-te em submissão perante Aquele que trouxe à luz vida e imortalidade. Que tua vontade e a de Cristo sejam uma. Falai isto, orai sobre isto, vivei [65] isto. A Palavra de Deus para nós é: “Avançai”, a esta palavra devemos obedecer conquanto defrontemos obstáculos aparentemente tão insuperáveis como o Mar Vermelho. Confiemos em que o Senhor Deus do Céu abrirá o caminho diante de Seu povo. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará.” Salmos 37:5. Esta paciência da alma é o repouso da fé. O Senhor abençoará Seu povo tentado e fiel. Ele não permitirá que fiquem confusos.

No último grande dia, toda palavra, todo ato será submetido ao teste crucial do Juiz de toda a Terra. ... O Senhor apela por sincero arrependimento daqueles que alegam ser o Seu povo. A igreja de Deus deve ser zelosamente guardada de toda semelhança de desonestidade, toda marca de corrupção. O amor de Cristo é diretamente oposto a toda avareza, todo orgulho, toda pretensão. O Senhor apela por corações humildes e contritos. Ele operará por Seu Santo Espírito sobre todos quantos se submetam, todos quantos O amem e guardem os Seus mandamentos. E estes farão a presença e poder de Deus aparecer tão manifestadamente que os inimigos da verdade serão compelidos a dizer que Deus e Seus anjos são realmente os amigos e ajudadores daqueles que O servem.

Cisma e divisão não são frutos da justiça; procedem do maligno. O grande impedimento para nosso avanço neste tempo é o egoísmo que impede os crentes de manterem verdadeira comunhão uns com os outros. A última oração que Cristo ofereceu por Seus discípulos antes de Sua prova foi para que fossem um com Ele. Satanás está determinado a que essa unidade não ocorra, pois é este o mais forte testemunho que pode ser oferecido de que Deus realmente enviou Seu Filho para reconciliar o mundo com o Céu. — Carta 41, 1903.


Este texto vem do livro Olhando Para O Alto por Ellen White. Para mais livros de Ellen G. White, visite www.egwwritings.org




Follow Revive_Reform on Twitter      







Seventh-day Adventist Church · Seventh-day Adventist Church World Headquarters · 12501 Old Columbia Pike · Silver Spring, Maryland 20904

sábado, 23 de fevereiro de 2013

I Reis 22 - sábado, 23.02.2013

Texto bíblico à I Reis 22

Texto de hoje do blog da Bíblia:

As lições e aplicações deste capítulo são muitas. Quantas vezes somos apanhados agindo impulsivamente como fez Acabe, quando realmente deveríamos seguir o exemplo de Josafá: "...busques primeiro o conselho do Senhor" (v. 5, NVI).

Os profetas de Deus nunca são populares - e, infelizmente, isto é muitas vezes também verdadeiro para o próprio povo Deus. O rei de Israel detestava convidar o profeta de Deus porque ele raramente tinha boas notícias. Ele preferia ouvir as mensagens falsas de 400 falsos profetas! A razão era porque, como Micaías mesmo dizia, "Tão certo como vive o Senhor, posso dizer-lhe apenas o que o Senhor me diz."

A mensagem de Micaías ergue-se em gritante contraste com as palavras agradáveis dos falsos profetas. Mais uma vez somos levados a apreciar o compromisso inabalável deste fiel homem de Deus, mesmo em face de perseguição e prisão.

A batalha começa, e como Micaías profetizara, Acabe morre em uma poça de seu próprio sangue no seu carro. É um final triste para um homem a quem Deus havia oferecido a salvação tantas e tantas vezes. E assim, a sua vida permanece como uma lembrança para todos nós. Nenhum de nós terá a quem culpar, a não ser a si mesmo, se estivermos perdidos. 

Esta é a razão de se ouvirmos hoje a voz de Deus, então agora é a hora de atendermos. Hoje, exatamente agora, nós temos uma escolha. Podemos escolher entre a vida ou a morte. 
Podemos escolher entre a nossa vontade ou a do Salvador. A escolha é sempre sua e o que você escolhe afeta o seu destino eterno.

Ao encerrar este comentário sobre o livro de 1 Reis, notamos repetidas referências bíblicas sobre filhos seguindo as pegadas dos pais (v. 43 e 52). Como pais, nossa responsabilidade é grande - grande demais para que a carreguemos sozinhos. Que seja sempre o nosso desejo levar nossos filhos a amar e conhecer a Jesus, enquanto seguramos firme na mão de Deus. Nossas crianças estão sempre observando, pois eles irão nos imitar um dia. Que possamos sempre, portanto, procurar imitar a Cristo. Amém.

Charissa Fong
Sydney, Austrália
Trad JAQ - Rev GASQ

Devocional sábado: Anjos acompanhantes


Anjos acompanhantes


Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:14.

Os anjos que estão sempre a contemplar a face do Pai no Céu prefeririam permanecer perto dEle, a Seu lado. Mas o Senhor concede a todo anjo sua obra pelo mundo caído. Ajuda divina é provida aos homens. Eles têm a oportunidade de cooperar com os seres celestiais, de ser coobreiros de Deus. As possibilidades de conseguir habilitação para a presença de Deus, de ser capacitado a ver Sua face, são postas diante deles. Anjos celestiais estão trabalhando para trazer a família humana a íntima fraternidade, à unidade descrita por Cristo como a que existe entre o Pai e o Filho. Como podem homens tão altamente honrados por Deus deixar de apreciar suas oportunidades e privilégios? Como podem recusar aceitar a divina ajuda oferecida? Quanto é possível que os seres humanos ganhem se tiverem a eternidade em vista!

Agências satânicas estão sempre guerreando pelo domínio da mente dos homens. Mas os Anjos de Deus estão constantemente em ação, fortalecendo as mãos fracas e confirmando os joelhos trementes de todos quantos apelam a Deus por ajuda. A promessa a todo filho de Deus é: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.” Mateus 7:7. O Senhor está mais disposto a conceder o Espírito Santo àqueles que O pedem do que os pais a darem bons presentes aos filhos. Portanto, pedi; crede no que Deus disse. [64] Ele certamente cumprirá Sua Palavra. Dizei de coração: “Ainda que a minha carne e o meu coração desfalecem, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.” Salmos 73:26. A vitória deve ser conquistada dia a dia. Como seguidores de Cristo devemos pôr-nos de pé em posição estratégica à vista do mundo como representantes de Cristo. Empenhemo-nos nessa parte da milícia cristã, vencendo determinadamente cada fraqueza de caráter. ...

O Senhor tem tido homens e mulheres de coração íntegro, aqueles que fizeram um concerto com Deus mediante sacrifício. Eles não se desviaram de sua integridade; mantiveram-se incontaminados do mundo. Esses têm sido levados pela Luz da vida a derrotar os propósitos do astuto inimigo. Irão os seres humanos agora cumprir sua parte em resistir ao maligno? Se o fizerem, ele certamente deles fugirá. Anjos que farão por vós as coisas que não podeis fazer por vós mesmos estão aguardando por vossa cooperação. ...

Enquanto tiverdes um desejo de resistir ao maligno e sinceramente orardes: “Livra-me da tentação”, tereis força para vosso dia. É obra dos anjos celestiais achegarem-se ao tentado, ao sofredor, ao que está sob prova. — Manuscrito 14, 1899.


Este texto vem do livro Olhando Para O Alto por Ellen White. Para mais livros de Ellen G. White, visite www.egwwritings.org




Follow Revive_Reform on Twitter      






Seventh-day Adventist Church · Seventh-day Adventist Church World Headquarters · 12501 Old Columbia Pike · Silver Spring, Maryland 20904

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

I Reis 21 - sexta, 22.02.2013


Texto bíblico à I Reis 21

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Vendido para fazer o mal - este foi Acabe. A natureza humana tem uma tendência para retroceder rapidamente a um comportamento infantil, e foi exatamente isso o que aconteceu com Acabe neste capítulo. Depois de Nabote se recusar a dar a Acabe sua terra de herança, Acabe se emburrou porque não podia ter o que queria. Então Jezabel, através de meios enganosos e assassinos (ver 2Rs 9:26), conseguiu a vinha de Nabote para ele.

O desejo egoísta produz este comportamento em todos nós. Quando nossas vontades não estão alinhadas com a do próprio Deus, nossos corações buscam egoisticamente por coisas que não precisamos e coisas que não deveríamos desejar.
   
Ambos, Jezabel e Acabe, acreditavam que estavam acima das leis de Deus e podiam fazer tudo o que queriam. Contudo, um outro encontro com Elias rapidamente corrigiu este equívoco quando perceberam que Deus está sempre no comando e o pecado sempre traz consigo um preço elevado.

A propósito, dirijamos o nosso pensamento para Elias. Falar contra o pecado não é uma tarefa agradável ou popular! Mas aqueles que temem a Deus chamam o pecado pelo seu nome.

Que Deus nos conceda a coragem de falar honesta e verdadeiramente sobre o pecado para aqueles cujas vidas estão seduzidas por ele. Fazendo isto, Deus pode trabalhar através de nós para salvar essas pessoas. Quando Acabe soube dos pensamentos de Deus acerca dos seus atos, ele os lamentou e se humilhou diante de Deus. Deus viu isso e respondeu com misericórdia. Mais do que qualquer outro traço de caráter, a humildade parece mover a Deus. O egoísmo e orgulho de Acabe o levaram a um terrível pecado. A repreensão divina, aceita com humildade lhe concedeu mais uma oportunidade. Que testemunho você tem passado às pessoas: egoísmo e orgulho ou humildade?

Charissa Fong
Sydney, Austrália
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS

Devocional sexta: Uma vida de humilde obediência


Uma vida de humilde obediência


Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-Se o Autor da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem. Hebreus 5:8, 9.

Cristo veio a nosso mundo e viveu no lar de um camponês. Ele usava as melhores roupas que Seus pais Lhe podiam prover, mas eram roupas humildes de camponeses. Ele percorreu os rudes caminhos e galgou as escarpas das montanhas e colinas. Quando caminhava pelas ruas estava aparentemente só, pois olhos humanos não contemplavam Seus assistentes celestiais. Ele aprendeu o ofício de carpinteiro para que pudesse assinalar todo trabalho como sendo honroso e enobrecedor a todos quantos trabalhem com singeleza de coração para a glória de Deus. ...

Cristo, o Senhor de toda a Terra, foi um humilde artesão. Ele não foi reconhecido, era negligenciado e desprezado. Mas manteve Sua comissão e autoridade do poder mais elevado, o Soberano do Céu. Anjos eram Seus assistentes, pois Cristo estava realizando o negócio de Seu Pai, tanto quando atuando junto à banca de carpinteiro, como quando operando milagres para a multidão. Mas Ele ocultava do mundo o segredo. Ele não ligava elevados títulos a Seu nome para tornar Sua posição compreendida, mas vivia a lei real de Deus. Sua obra devia começar na consagração do humilde ofício de artesão que se empenhava para obter seu pão de cada dia. Houvesse Cristo passado Sua vida entre os grandes e ricos, o mundo dos operários teria sido privado da inspiração que o Senhor pretendia que tivesse.

Mansa e humilde foi a vida de Cristo. Ele escolheu esta vida para que pudesse ajudar a família humana. Não ocupou Seu lugar sobre um trono como Comandante de toda a Terra. Pôs de lado Sua veste real, removeu Sua régia coroa para que pudesse fazer-Se um [63] com a família humana. Ele não tomou sobre Si a natureza de anjos. Sua obra não constituiu um ofício sacerdotal por designação de homens. Era impossível para o homem compreender Sua exaltada posição, a menos que o Espírito Santo a tornasse conhecida. Por nossa causa Ele revestiu Sua divindade com a humanidade e desceu do trono real. Renunciou a Sua posição como Comandante nas cortes celestes e por nossa causa tornou-Se pobre para que, mediante Sua pobreza, pudesse fazer-nos ricos. Assim, Ele ocultou Sua glória sob a forma da humanidade....

O Senhor Jesus veio ao mundo para viver a vida que será do interesse de todo ser sobre a Terra viver — a de humilde obediência. Aqueles a quem Cristo concedeu um tempo de prova para formar caracteres para as mansões que Ele foi preparar devem seguir o exemplo de Sua vida. — Manuscrito 24, 1898.


Este texto vem do livro Olhando Para O Alto por Ellen White. Para mais livros de Ellen G. White, visite www.egwwritings.org




Follow Revive_Reform on Twitter      






Seventh-day Adventist Church · Seventh-day Adventist Church World Headquarters · 12501 Old Columbia Pike · Silver Spring, Maryland 20904