sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

II Samuel 24 - sexta, 01.02.2013

Texto bíblico à II Samuel 24

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Este capítulo é outro capítulo duplicado. Isso significa que o Espírito Santo sentiu que seria bom incluir uma segunda narrativa do "Censo de Israel e Judá", de Davi, em 1 Crônicas 21. O Espírito Santo queria dizer algo sobre o papel de Satanás neste censo. Apenas a duplicata (1Cr 21) ilustra isso claramente. Enquanto que o escriba neste capítulo disse que "irou-se o Senhor contra Israel" (v. 1 NVI), o escriba em 1 Crônicas 21:1 disse que "Satanás se levantou contra Israel." O Senhor não trabalha em cooperação com Satanás, mas, em conflito com ele. O pecado é contra Deus e quando Ele mostra a sua ira isso cria uma zona livre para Satanás entrar e agir.


Davi foi imprudente em encomendar este Censo e quando Deus se afastou dele, Davi permitiu que o maligno o controlasse e pecou, ordenando a contagem dos filhos de Judá e Israel. Deus disse que Seus filhos iriam se multiplicar e Davi queria manter um controle para ver se Deus estava mantendo Sua palavra. Além disso, Davi queria gabar-se das bênçãos de Deus para provar a si mesmo que ele era um grande líder. Joabe era totalmente contra a contagem das pessoas.


Por que os números diferem? 2 Samuel 24:9 fala de 800 000 e 500 000 homens, enquanto que em 1 Crônicas 21: 5 se lê 1100 000 e 470 000 homens. A razão é dada em 1 Crônicas 21:6, onde se lê que alguns números de Davi foram retidos por Joabe. Deus condenou Davi por seu pecado e Davi confessou ao Senhor (2 Samuel 24:10) que ele havia pecado e pediu para ser perdoado.

De manhã, o profeta Gade deu a Davi três castigos para escolher por causa do seu pecado: 1) sete anos de fome, 2) ser perseguido por seus inimigos; 3) três dias de pestilência. Davi escolheu o último e 70 000 pessoas morreram. Quando o anjo do Senhor estendeu a mão sobre Jerusalém para destruir a cidade e Davi viu, ele clamou ao Senhor e disse: "Fui eu que pequei e cometi iniquidade. [...] Que o teu castigo caia sobre mim"(v. 17 NVI). Então o profeta Gade disse a Davi: "Vá e edifique um altar ao Senhor” (v. 18 NVI). Assim, Davi decidiu comprar o terreno onde eles estavam e construir ali um altar. Entretanto, o dono da terra queria dar para ele de graça. Davi recusou porque não queria oferecer ao Senhor algo que não tinha lhe custado nada. O proprietário finalmente concordou em aceitar a oferta de Davi e recebeu pagamento pelos animais e pela terra. Quanto ao valor do pagamento, há dois números diferentes em 2 Samuel 24:25 e 1 Crônicas 21:24. A solução para descobrir a verdade é ler cuidadosamente como os escribas relataram a mesma operação: pela terra foram pagos 600 moedas [shekels] de "ouro" (1Cr 21:25) e para os bois, 50 moedas [shekels] de "prata" (2Sm 24:25).

Há outras diferenças entre 2 Samuel 24 e sua duplicata em 1 Crônicas 21. Mas nenhum desses eventos impediu que o Espírito Santo chamasse a nossa atenção para o problema do pecado que trouxe sofrimento ao remanescente. Contudo, a verdade permaneceu perfeita e imaculada pela obra do Espírito Santo, que é o Editor geral abrangente

Querido Deus,
Senhor Todo-Poderoso que não pode ficar longe dos imperfeitos seres humanos, nós Te adoramos e Te amamos com todo o nosso coração. Tu não escondes nada de ninguém e chegamos à surpreendente conclusão de que não importa o que os outros nos digam, não importa o que os outros falem, não importa o que os outros façam, (Tu, Senhor, estás dizendo para nós): Eu acredito em ti. Em nome de Jesus. Amém

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul
Trad JAQ – Rev GASQ

[NT: O comentário de amanhã, sábado, tem a assinatura de um brasileiro, o Pastor Leo Ranzolin, que já foi Vice Presidente da Associação Geral da IASD]

Nenhum comentário:

Postar um comentário