domingo, 24 de fevereiro de 2013

II Reis 1 - domingo, 24.02.2013


Texto bíblico à II Reis 1

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Bem-vindo ao Segundo Livro de Reis! Uma continuação do Primeiro Livro de Reis, este livro cobre aproximadamente 300 anos, acompanhando o declínio gradual de Israel e, em seguida, o de Judá. Entretanto, no meio desta época de apostasia, ainda vemos alguns poucos reis bons e muitos milagres da misericórdia de Deus.

No primeiro capítulo de 2 Reis vemos o orgulhoso filho de Acabe, Acazias, enviando mensageiros para consultar o deus filisteu Baal-Zebube, de Ecrom. Acazias tinha se ferido gravemente em uma queda e queria saber se ele iria se recuperar. Mas ao invés de perguntar ao Deus do Céu, Acazias envia mensageiros para consultar a um detestável deus pagão. Ele tinha conhecimento para fazer muito melhor. Ele testemunhara o poder de Jeová através do profeta Elias, mas seu coração tinha, provavelmente, sido endurecido contra o Senhor através da má influência de sua infame mãe Jezabel.

Curiosamente, para ir de Samaria a Ecrom, os mensageiros tinham de contornar tanto o lugar onde Elias morava quanto Jerusalém. De forma semelhante, nos desviamos de Deus quando corremos para os oráculos populares do mundo à procura de respostas. A advertência de Deus, entretanto, sempre está à nossa frente, mesmo quando fugimos dela e para Acazias veio na condenação feita por Elias, que interceptou os  mensageiros do rei. Quando os soldados de Acazias são enviados para prender Elias, em vez de humilhar-se como seu pai Acabe havia feito, ele tenta prender o poderoso profeta. Má idéia. Os dois primeiros capitães e seus homens são queimados quando Elias pede que caia fogo do céu sobre eles. Sem se abalar com isso, o teimoso rei envia um terceiro contingente de 50 soldados para prender Elias. Mas o terceiro capitão e seus soldados, rodeados pelos restos fumegantes de seus antecessores, agem com mais bom senso. Eles se humilham diante de Elias e recebem misericórdia. Elias os acompanha voluntariamente até o jovem rei e lhe diz que vai morrer porque desprezou a palavra de Deus.

Os desvios que fazemos, em nossa teimosia e orgulho, a fim de não nos encontrarmos com Deus sempre nos conduzirão a um beco sem saída.

Querido Senhor, por favor, perdoe-nos pelas muitas vezes em que nos esquecemos que estás perto e buscamos por respostas nos lugares errados. Por favor, ajude-nos a lembrar de trazer nossas orações e perguntas a Ti. E se descobrirmos que estamos no caminho errado, nos ajude a estarmos dispostos a nos humilhar e mudar de rumo. Amém.

Doug Batchelor
Pastor Sênior
Igreja Central de Sacramento
Trad JAQ - Rev GASQ/JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário