domingo, 17 de fevereiro de 2013

I Reis 16 - domingo, 17.02.2013


Texto bíblico à I Reis 16

Texto de hoje do blog da Bíblia:

Nós temos uma série de eventos interessantes neste último capítulo antes de Elias entrar em cena como um dos grandes profetas de Israel.

Primeiro, o Senhor chamou o profeta Jeú para entregar uma mensagem contra Baasa. Jeú tinha uma poderosa advertência para este jovem rei de origem humilde e se tornou rei! Baasa tinha sido instrumento em exterminar a casa de Jeroboão e agora ele estava recebendo as conseqüências de suas ações assassinas. Parece que os homens nunca aprendem e se arrependem de suas maldades. Deus poderia ter sido misericordioso com ele, mas ele tinha seguido outro rumo. Quando ele morreu, seu filho Elá reinou em seu lugar.

Em segundo lugar, encontramos uma conspiração! Elá, filho de Baasa, reinou por cerca de 2 anos, quando Zinri, um dos chefes do exército levantou a sua mão contra o rei, e o matou enquanto ele estava embriagado. A proteção que ele deveria ter dado ao rei fazia parte de sua ambição e sede de poder! Ele conhecia as fraquezas do rei, sua maldade e suas bebedeiras, então, esta era a hora de matá-lo! E ele foi ainda mais longe, matando toda a casa de Baasa. Elá e Baasa seu pai haviam cometido o mal e foram destruídos pelo mal.
Mas a conspiração e violência de Zinri não durou muito tempo. Ele foi rei por apenas 7 dias em Tirza. Quando o povo de Israel que estava cercando Gibetom, dos filisteus, ouviu do que ele tinha feito, elegeu Onri como o Rei de Israel. Onri e o povo de Israel cercaram a cidade, e quando Zinri percebeu que a cidade havia sido tomada ele foi para o castelo da casa do rei, ateou fogo nela e se matou. O engano e poder não duram muito tempo!

A próxima ação maldosa foi feita pelo próprio Onri. O povo de Israel se dividiu em duas partes, uma apoiando Tibni e outra apoiando Onri. O grupo de Onri prevaleceu e não sabemos o que aconteceu com Tibni ou como ele morreu. Do ponto de vista secular, Onri foi um bom rei. Ele trouxe prosperidade para a nação e até mesmo fundou outra capital numa colina, Samaria. Mas no que diz respeito à sua maldade, ele foi pior do que todos os reis antes dele. Foi ele quem trouxe a Israel a adoração do deus Baal, e seu filho Acabe se casou com Jezabel, filha do sumo sacerdote de Baal. Este tornou-se o pior tempo de apostasia e idolatria na história de Israel e introduziu Elias em cena. Foi através de um profeta como Elias que Deus entrou em ação.

Leo Ranzolin
Vice-Presidente aposentado da Associação Geral
Trad JAQ-Rev GASQ 


Comentário bíblico selecionado:


34 Durante o seu reinado, Hiel, de Betel, reconstruiu Jericó. Lançou os alicerces à custa da vida do seu filho mais velho, Abirão, e instalou as suas portas à custa da vida do seu filho mais novo, Segube, de acordo com a palavra que o Senhor tinha falado por meio de Josué, filho de Num.

reconstruiu Jericó. "Não significa que Jericó tenha permanecido desabitada desde a sua destruição por Josué (v. Js 18.21; Jz 1:16; 3.13; 2Sm 10.5), mas que permaneceu como uma aldeia sem muros. Durante o reinado de Acabe, Hiel fortificou a cidade reconstruindo seus muros e portões. Assim foi violada a intenção de Deus de deixar as ruínas de Jericó (Js 6.26) como lembrança perpétua de que Israel recebera a terra de Canaã da mão de Deus como uma dádiva da sua graça. Por isso, Hiel sofreu os efeitos da maldição impetrada por Josué." (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário